O Plano Municipal de Educação é um documento orientador de políticas públicas pelos próximos dez anos.
Secom , Feira de Santana |
26/11/2015 às 09:23
documento foi entregue ao prefeito José Ronaldo
Foto: Jorge Magalhães
Membros da Comissão de Acompanhamento, Avaliação e Adequação do Plano Municipal de Educação de Feira de Santana entregaram na tarde desta quarta-feira, 25, ao prefeito José Ronaldo o projeto de lei que propõe a revisão do atual plano do município, aprovado em 2012 (lei 3326). O documento passou por um processo de adequação seguindo as diretrizes estabelecidas pelos planos Nacional e Estadual de Educação.
O Plano Municipal de Educação é um documento orientador de políticas públicas pelos próximos dez anos. Nele, estão reunidos as metas e objetivos para o setor educacional de Feira de Santana em todos os âmbitos e modalidades. O documento deve nortear o trabalho das autoridades na formulação do orçamento público, dos projetos de leis que beneficiem a população e sobretudo as escolas de um modo geral.
O presidente da Comissão responsável pela revisão do PME, professor Marcos da Silva da Rosa, destacou a satisfação de participar deste momento histórico para Feira de Santana. "A Comissão participou intensamente de todas as etapas de adequação do documento e junto com a comunidade e profissionais da Educação travamos uma discussão ampla e democrática durante a Conferência. Neste momento, cumprimos mais uma etapa com a sensação de dever cumprido e seguindo os princípios democráticos", afirma.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Rosana Falcão, que também integrou a Comissão, disse que "a expectativa agora é para a aprovação pela Câmara de Vereadores e depois a sanção pelo prefeito José Ronaldo. É um momento que nos deixa até mesmo emocionados por que participamos ativamente de todas as etapas desde a construção do primeiro plano".
A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, disse que a aprovação do PME é mais uma etapa significativa para o município, uma vez que o documento deve referendar uma gestão democrática e responsável sobretudo no âmbito social. Por sua vez, o prefeito José Ronaldo destacou a importância de Feira de Santana favorecer o debate amplo e democrático numa Conferência que durou dez dias. "Agora, vamos encaminhar o projeto à Procuradoria que deve verificar questões jurídicas e posteriormente à Câmara de Vereadores para sua apreciação e votação", ressalta.
Três gestoras escolares da Rede Municipal de Ensino prestigiaram o ato: Leiva Beatriz Franco (Escola Municipal Dr. Noide Cerqueira); Gabriela Passos Moreira (Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva) e Selma Aparecida Santos Silva (Centro Municipal de Educação Infantil José Raimundo Pereira de Azevedo), além da professora Ana Paula Soto, chefe de Gabinete da Seduc, e da diretora da APLB-Sindicato, Marlede Oliveira.