Em Mucugê, brigadistas ainda não conseguir conter a fúria do fogo
Jornal da Chapada , Itaberaba |
21/11/2015 às 13:08
Em Mucugê, fogo segue destruindo tudo à frente
Foto: Maurício Bianco
O trabalho não está sendo fácil para os brigadistas que tentam controlar os incêndios na região de Mucugê, na Chapada Diamantina. Na tarde desta sexta-feira (20) mais um foco surgiu na região da cachoeira do Cardoso, agora em uma nova área. De acordo com o Sistema de Comando Integrado (SCI/Mucugê), a suspeita é de mais um incêndio criminoso, principalmente por não ter sido uma reignição. Neste momento, Mucugê encontra-se com dois focos, um que continua próximo à zona intangível, cerca de 14 km da cidade, e o novo que teve início por volta das 15h desta sexta entre os rios Cumbuca e Mucugê, na região do Cardoso, e está cerca de 9 km da cidade.
Apesar de sete brigadistas do Prevfogo/Ibama terem conseguido extinguir o fogo próximo à zona intangível durante um trabalho feito na madrugada de quinta para sexta, o primeiro sobrevoo realizado pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na manhã da sexta, identificou que havia dois focos com fumaça no local, o que indicava uma reignição. “Nenhuma equipe trabalhou neste incêndio durante o dia porque a cidade não teve o suporte de aeronave para levar os brigadistas”, aponta boletim da SCI/Mucugê, enviado ao Jornal da Chapada.
Ainda de acordo com as informações, também não foi possível fazer um sobrevoo no final da tarde para avaliar a situação deste local, mas já está confirmado para a manhã deste sábado (21) um helicóptero que levará 12 brigadistas para combater o fogo próximo à zona intangível. “Por ser difícil acesso e, considerando também o desgaste dos brigadistas que trabalham há dias nos incêndios, o deslocamento para este local é mais indicado por helicóptero”. Na noite desta sexta, uma equipe com 14 brigadistas (6 voluntários de Mucugê, 3 brigadistas do ICMBio e 5 do Prevfogo) combate o fogo iniciado na tarde. O grupo receberá o reforço de mais 8 brigadistas voluntários às 6 horas da manhã deste sábado (21).