Evento terá música, homenagens, distribuição de brindes e muitas recordações
Tasso Franco , da redação em Salvador |
20/11/2015 às 13:47
Encontro reúne centenas de filhos de Serrinha
Foto: DIV
Será realizado no próximo sábado, 21, mais um Encontro dos Amigos de Serrinha, em Salvador, no Restaurante Grande Sertão, Stiep, a partir das 11h até às 18h, aproximadamente.
O evento reúne, há mais de 30 anos, filhos de Serrinha que moram em Salvador e sua Região Metropolitana, amigos e serrinhenses que vivem na Serra, para um congraçamento, matar as saudades, rever os amigos e também confraternizar, ouvir música e dançar.
Neste 2015 serão homenageados Rubem Nogueira, in-memória, jurista, escritor e politico; e Edson Peixinho (Maninho), pintor da cena serrinhense, escultor, violonista, compositor e violinista e editor de um anunário sobre Serrinha.
O grupo que coordena o evento presta, assim, uma homenagem ao político que levou para Serrinha, no final dos anos 1940, um dos primeiros ginásios estaduais do interior da Bahia (Ginásio Estadual do Nordeste, hoje, Colégio Estadual Rubem Nogueira) e, na década seguinte, uma Escola Normal.
Até então, Serrinha só tinha ensino público até a escola primária, hoje, ensino fundamental. Todas as gerações de serrinhenses a partir dos anos 1950 passaram por esses estabelecimentos de ensino e depois, algumas pessoas se deslocaram para Salvador para cursar as áreas de ensino superior.
Rubem Nogueira é também um dos biógrafos de Ruy Barbosa e seus antepassados chegaram em Serrinha, no final do século XIX, para trabalharem na instalação da Estrada de Ferro.
Já o pintor Maninho, como é conhecido, representa a cultura popular e tem uma longa história na cidade, ele que nasceu noutro município, mas adotou Serrinha como sua terra, onde vive, mora, constituiu familia e trabalha até hoje, mesmo com a idade passando dos 70 anos.
Violonista e violinista integra, hoje, o grupo de Amigos de Braúna, médico que promove saraus musicais a cada quinze dias em sua residência na Serra.
Maninho é autor de dezenas de quadros a óleo sobre a paisagem e personagens serrinhenses.
O evento é organizado por um Grupo de Amigos de Serrinha que se reúne, preliminarmente, durante meses do ano no Restaurante A Lata, Jorge Mattos sendo um dos mais entusiastas, e não tem apoio de verbas oficiais. Cada qual paga a sua conta, tanto em A Lata, como no sábado, no Grande Sertão.