vide
Secom , Salvador |
19/09/2015 às 10:58
Governador Rui Costa lançou a Flica
Foto: Manu Dias
"Eu não separo educação de arte e cultura. A literatura estimula a meninada a estudar mais, a conhecer o mundo das letras e um evento como esse na Bahia, além de ser bom para o turismo, para a economia, é maravilhoso para fazer com que os jovens possam sonhar". A declaração é do governador Rui Costa durante o lançamento da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na manhã desta sexta-feira (18).
Na edição deste ano, o Governo realizou investimentos que vão ampliar a programação na cidade do Recôncavo. O Espaço Educar para Transformar é um dos destaques, e receberá lançamento de livros, exposições, entre outras atividades. Neste final de semana, a Flica abre a programação com atividades na Caixa Cultural, na capital baiana, onde aconteceu o lançamento da festa.
O governador ressaltou a maior presença do Governo do Estado na Flica através de ações de cultura, turismo e principalmente de educação. "Nós vamos apostar cada vez mais no evento e reforçar as ações do Estado para que o caráter internacional da festa seja ampliado, com maior repercussão no mundo da literatura", acrescentou Rui.
Nesta sexta (18) e sábado (19), o programa nos palcos e salas do espaço Caixa Cultural conta com mesas literárias compostas pelos autores Cristóvão Tezza, Ronaldo Correia de Brito, Sônia Rodrigues, Victor Mascarenhas, Fabrício Carpinejar, Miriam de Sales, Ana Maria Gonçalves, Daniel Thame e Laurentino Gomes. A abertura foi com o escritor baiano Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras e grande homenageado na Flica deste ano. Através da Fundação Pedro Calmon, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) divulga a campanha 'Leia e passe Adiante'. A ideia é estimular a distribuição e compartilhamento de livros adultos e infantojuvenis.