Bahia

SERRINHA: Bispos discutem articulação pastoral e ideologia do gênero

Reunião com bispos em Serrinha vai até quarta, 26
Pascom , Serrinha | 25/08/2015 às 09:04
Nos 10 anos da Diocese de Serrinha encontro dos bispos da BA e SE
Foto: Diocese de Serrinha
   A segunda reunião do Conselho Regional do Nordeste 3 da CNBB em 2015 começou na  segunda-feira (24), no Centro de Espiritualidade Santa Tereza, em Serrinha e é a primeira vez que o evento ocorre na diocese. 

  Dom Ottorino, bispo da Diocese de Serrinha, acolheu os bispos no domingo (23), às 19h, em uma missa na Catedral, presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo primaz do Brasil, da Arquidiocese de São Salvador.

   A missa de abertura da segunda-feira foi presidida por Dom Ottorino. Na homilia, ele relembrou a missão dos primeiros apóstolos, enaltecendo o vigor com que realizavam a missão. “O que se destaca em primeiro lugar não é nem o chamado, mas o encontro com Cristo, é dele que surge o entusiasmo para a missão”, expressou.

  ARTICULAÇÃO 

   Os bispos estarão reunidos até quarta-feira (26) e estarão debatendo diversos assuntos, entre eles, eleições: delegado e suplente para o Conselho Permanente; escolha dos bispos referencias; continuação do trabalho sobre os Regionais iniciado na Assembleia Geral e a preparação da 53ª Assembleia da CNBB/NE-3.

   Os debates se concentraram no tema da Articulação Regional das Pastorais e foi mediado por Dom Gilson, bispo auxiliar de Salvador. “Debatemos o regional que temos e o regional que queremos, dando continuidade aos trabalhos da 53ª Assembleia Geral”, disse. Segundo ele, esta foi a orientação do Santo Padre, Papa Francisco, no encontro com os bispos, durante a visita na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

   Ainda pela manhã, em um segundo momento, Dom Petrini, bispo de Camaçari, deu continuidade sobre os temas da articulação da pastoral a partir de temas específicos, entre eles, a Paz, Ensino Religioso e de forma especial, sobre a Ideologia do Gênero. Pela tarde, os bispos irão fazer um trabalho em grupo sobre o conteúdo da manhã. “Queremos melhorar a coordenação regional dos nossos trabalhos e também esclarecer nosso povo sobre diversos temas que estão em discussão na sociedade”, disse Dom Petrini.