Deputado Alex Lima lamenta o ocorrido
Da Redação , Salvador |
24/07/2015 às 17:46
Incêndio destruiu a Estação Maria Fumação. Perda irreparável.
Foto: Blog do Valente
Moradores e comerciantes da cidade de Nazaré (a 216 quilômetros de Salvador) assistiram perplexos a destruição da antiga "Estação Maria Fumaça", centro de artesanato, lazer e cultura da cidade consumida por um incêndio.
O espaço, que é tido como patrimônio cultural do município, ficou com o lado direito do prédio em chamas por volta da 1h da manhã. Segundo testemunhas, a suspeita é que o incêndio foi iniciado em uma pizzaria que fica na Estação. Alguns comerciantes ainda conseguiram chegar a tempo de salvar parte das mercadorias. Além dos quatro boxes, o telhado do centro comercial também ficou bastante danificado.
De acordo com o Site Blog do Valente, em pronunciamento na rádio local, o Prefeito de Nazaré, Milton Rabelo (PTN), falou que acredita não ter apoio do governo do Estado para restaurar o prédio, porque o país passa por crise. Além disso, Rabelo contou, que apesar de existir fiscalização das lojas, é preciso esperar pelo resultado da perícia.
Segundo a polícia, o combate ao incêndio aconteceu por boa parte da madrugada e a chuva forte ajudou a controlar o fogo. No momento, a área encontra-se interditada para a avaliação e perícia.
DEPUTADO LAMENTA
O deputado estadual Alex Lima (PTN) lamentou o incêndio que destruiu parte do tradicional Centro Artesanal da cidade de Nazaré, conhecido como “Maria Fumaça”, e solicitou ações conjuntas para garantir o imediato retorno das atividades no Centro. “Lamento toda essa perda para a cultura e história do nosso recôncavo baiano. Conto com a união de forças dos órgãos baianos para que possamos recuperar as instalações e retomar as atividades do local, sem mais prejuízos para o município de Nazaré”, disse o peteenista.
O incêndio começou na madrugada desta sexta-feira (24) e atingiu mais de 50% do espaço, como explicou a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama da cidade, Eude Mascarenhas. “Quatro das cinco lojas que funcionavam lá dentro foram destruídas”, disse. Além das lojas, dentro do Centro Artesanal funcionam pizzaria, lanchonete, salão de beleza, cyber espaço, entre outros serviços. A “Maria Fumaça”, espécie de cartão postal da cidade histórica, é um dos locais mais visitados de Nazaré e abriga o que restou da antiga ferrovia que ligava a cidade à Jequié.
“É um local rico em cultura e muito importante para o desenvolvimento econômico dos pequenos empreendedores. Peço celeridade na conclusão da perícia para que as obras de recuperação possam ser iniciadas, com urgência”, conclui Alex Lima.
--