vide
Da Redação com Ascons , Cachopeira e Salvador |
30/06/2015 às 18:29
Atletas com fogo simbólico desfilam pelas ruas de Cachoeira
Foto: Alzira Costa
A tocha com o fogo simbólico, que marca os 192 anos de Independência da Bahia, saiu do município de Cachoeira (distante a 110 km de Salvador), no Recôncavo baiano, em direção ao bairro de Pirajá, na capital baiana, na manhã desta terça-feira, 30, abrindo as comemorações do 2 de julho.
Antes da saída às 8h, uma missa foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Como pede a tradição, a pira, como também é chamada, é conduzida por atletas, soldados, autoridades políticas e passará pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho.
A chama perpetua o papel das cidades do Recôncavo - locais de batalhas até a chegada das tropas nacionais a Salvador, em 1823 - na luta mais importante da história do Estado.
No dia 2 de julho, a tocha simbólica será acesa no Campo Grande pela maratonista Marily dos Santos, representante do Brasil nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. O governador do estado, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, participam da cerimônia, de acordo com a Fundação Gregório de Matos.
Te Deum marca início das
comemorações ao Dois de Julho
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, vai presidir o Te Deum às 9h desta quarta-feira, dia 1º de julho, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus). A tradicional cerimônia marca o início os festejos da conquista da Independência da Bahia, proclamada a 2 de julho de 1823.
O Te Deum (A Ti, Deus!) é um hino cristão utilizado especialmente como parte do Ofício de Leituras da Liturgia das Horas e em outros eventos solenes de ações de graças. Da autoria de Santo Ambrósio e de Santo Agostinho, o Te Deum foi pronunciado pela primeira vez no ano de 387.
#SÃOFELIX
Programação cívica do 2 de Julho em São Félix
06 h – Alvorada
08 h – Hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, encenada com as participações
ilustres do Sr. Claúdio Santos Ângelo de Assis (Portador de Necessidade Especial - Autista);
do Grupo de Flauta Doce dos alunos da Escola Menino Jesus e dos Musicistas da Filarmônica
União Sanfelixta.
13 h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores
Orador Oficial: Magno do Rosário Pereira
16 h – Desfile Cívico com o tema:
A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS INVENTORES.
18 h – Descerramento dos Pavilhões.
19 h – Apresentação das Fanfarras
FONTE: Prefeitura Municipal de São Félix