Bahia

SERRINHA: Prefeitura quer construir Shopping Popular na área do ex-MM

A questão é que faltam recursos

Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/05/2015 às 10:55
Antigo Mercado Municipal foi ao chão
Foto: BJÁ
  O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT) informou ao BJÁ que a Prefeitura pretente construir na área do centro da cidade onde existia o primeiro Mercado Municipal, erguido na gestão João Barbosa, na década de 1950, um Shopping Popular para abrigar todos os comerciantes que existiam no local, desde os vendedores de miudezas e produtos de selaria, aos que tinham tendas de vendas de linguiças, carnes defumadas, fumo e comidas típicas do sertão.

  Segundo Osni o antigo mercado teve que ser totalmente derrubado porque, em primeiro momento, o teto estava trincado e poderia cair na cabeça das pessoas provocando até mortes, e depois as paredes também estavam se rachando com o tempo. "Temos que partir do zero e estamos analisando a melhor maneira de fazer o novo mercado, até mesmo numa parceria PPP (Parceria Público Privada)", diz o prefeito.

  Ouvido pelo BJÁ na Assembleia Legislativa, o deputado Gika Lopes (PT), disse que a proposta é construir o Shopping Popular ainda no segundo semestre, mas, a questão é a possibilidade de financiamento por parte da Desenbahia, um projeto inicialmente orçado em torno de R$3 milhões, e a falta de recursos no momento.

  Gika diz que está esperançoso e trabalhando nessa direção, de levantar os recursos para fazer a obra. "É um local que representa o coração da cidade e não pode ficar daquele jeito", afirma Gika destacando que o projeto do Shopping Popular prevê um prédio com dois pavimentois - um térreo e um primeiro andar.

   UM POUCO DE HISTÓRIA

   Serrinha tem uma das feiras livres mais antigas da região Nordeste do Estado. Data do século XVIII ainda quando o local era um povoado e as mercadorias eram negociadas na antiga Praça das Barriguadas, hoje, Luiz Nogueira. O comércio se estendia nesse local e depois foi tomando rumo a Praça da Usina, hoje, praça Miguel Carneiro, onde se encontra a catedral basília.

   No inicio do século XX, Luiz Nogueira urbanizou a então praça Manoel Victonio, que atualmente leva seu nome, e no final dos anos 1940 começou a ser construido o Mercado Municipal, concluido em 1950 na gestão de João Barbosa. Era o mercado de carnes e cereais.

   Com o passar dos anos ficou pequeno e nas décadas seguintes foram erguidos dois outros mercados, na Araujo Pinho e na Fernando Carneiro, nas Abóboras. 

   Hoje, a feira de Serrinha - duas feiras, às quartas (confecções) e sábados ocupa várias ruas e muito tem se falado na construção de um Centro de Abastecimento, isso desde os anos 1980/1990. Projeto que nunca saiu do papel.