Bahia

Lauro de Freitas e Volkswagen/Cenpec acelerando na Educação

Vide
Decom , Lauro | 19/05/2015 às 17:30
Secretário Abreu durante pronunciamento
Foto: Decom
Nesta manhã de terça (19), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed), Fundação Volkswagem juntamente com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), assinou o contrato do programa educacional “Aceleração da Aprendizagem”, que sacramenta um trabalho já iniciado nessa parceria, com resultados significativos para a Educação. A vigência é de dois anos letivos – 2015/2016.

O Secretario de Educação Marcelo Abreu, em sua fala, lembrou que, embora esteja acontecendo greve dos professores no município, desde 18/05, por 72 horas, afirmou que o trabalho da gestão é justamente priorizar o bom ensino, requalificar o professor, “como vemos nesse momento”, ressaltou. Para ele, a SEMED, vem trabalhando esse projeto como uma das prioridades da Rede, reconhecendo que este trabalho em conjunto com a Volkswagen/Cenpec é, sem dúvida um avanço, um cuidado especial, fundamental na vida do pequeno estudante.

Lembrou, ainda, que tudo isso foi possível em função da sagacidade da ex-Secretária de Educação, Dra. Adriana Paiva, presente neste ato, que abraçou esta causa mesmo ainda se tratando de “um namoro”, sem nenhum contrato firmado entre as partes. “Não poderíamos deixar de valorizar e aproveitar uma oportunidade de crescimento como esta proposta da Volkswagen à nossa Educação. Estou feliz, somos gratos”, declarou a ex-secretária.

Por iniciativa da Volks, o município de Lauro de Freitas passou a trabalhar o projeto educacional que visa corrigir a distorção idade/série, deficiência constatada em quase todos os municípios brasileiros, como alertou Keli Smaniotti, Diretora de Administração e Relações Institucionais da Volkswagen, presente nesse encontro para a devida assinatura.

A pedagoga Sueli Bernardi, Coordenadora do Projeto e Representante do CENPEC, também presente, ressaltou que não se pode parar diante de uma deficiência tão impactante na vida dessa criança. Segundo ela “este é um prejuízo no seu direito, que irá refletir forte e negativamente na sua vida adulta, profissional – temos que acelerar”. Afirmou.

Para que alunos "multirrepetentes" não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

Nesta semana, 21/05, será concretizada a terceira formação desse projeto de aceleração da Fundação, já com a chegada do excelente material didático/pedagógico, apresentado por Dr. Marcelo, para os alunos, com excelente qualidade de conteúdo, ilustração, impressão gráfica, tudo por conta dois parceiros Volkswagem/Cenpec.

O secretario contabilizou que já são mais 300 alunos beneficiados, distribuídos em 18 turmas, em 13 escolas municipais de Lauro de Freitas. “Depois de um namoro sério, o casamento é hoje, com assinatura deste convênio, que só nos estimula à continuar trabalhando pelo melhor resultado na Educação de Lauro de Freitas”, concluiu.