Bahia

RIO IPITANGA TRANSBORDA inunda Lauro e Prefeitura cancela eventos

vide
Ascom PMLF e A Tarde , da redação em Salvador | 09/05/2015 às 14:11
Ipitanga sobe e inunda bairros em Lauro
Foto: Daniela Queiroz
A chuva voltou a cair forte em Lauro de Freitas na madrugada deste sábado (9). Ainda chove e por conta do mau tempo a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) cancelou a ação de saúde que aconteceria no Rotary em Quingoma. Mais uma vez foi montada uma "Operação Chuva" e equipes já estão nas ruas para minimizar os transtornos causados pela chuva. Algumas vias da cidade ficaram alagadas, mas graças ao trabalho constante de limpeza de bueiros, rios,
corrégos e serviços de drenagem os transtornos não foram graves e já estão sendo controlados.

A gestão pública está trabalhando e solicita a compreensão de todos vocês. Aém do telefone 199 da Defesa Civil, munícipes podem acionar o poder público através do 193 dos Bombeiros e do 153 do Disque Denúncia que também funciona no Whats App 9911-0153.

O rio Ipitanga transbordou e alagou diversos bairros de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, após a forte chuva que atinge a cidade desde a madrugada deste sábado, 9. Apenas na região da Lagoa da Base, mais de 80 famílias foram afetadas e tiveram suas casas invadidas pela água. Elas perderam móveis e eletrodomésticos, de acordo com o diretor da Defesa Civil do município, Davi Santana.

Os desalojados são levadas para o Ginásio de Esportes da cidade, que fica no Centro de Lauro de Freitas. Segundo ele, o cenário deve ser ainda pior, já que o órgão está recebendo mais solicitações de atendimento.
"Estou voltando para Lagoa da Base, porque estou recebendo informações de outras famílias afetadas. Vamos retirar as pessoas das casas e levar para o Ginásio de Esporte", explicou Davi Santana. 

A Defesa Civil também registrou alagamentos nas localidades da Boca da Mata e Sempre Verde, em Portão, e Baixinha e Jardim Jaraguá, em Itinga. Houve um deslizamento de terra no Jardim Pérola Negra, em Itinga. Mas não há relato de vítimas, de acordo com Davi Santana.