Bahia

VALENTE: Policia apreende 3 toneladas de explosivos e prende 3 pessoas

Explosivos seriam para uma cooperativa
SSP e Calila Noticias , Valente | 16/04/2015 às 18:02
Delegado Mozart Cavalcante, da Coorpim de Serrinha, no local do crime
Foto: Raimundo Mascarenhas
Três toneladas de explosivos foram apreendidas, na quarta-feira (15), por equipes da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Serrinha) e do 16º Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Valente. Luiz André Ramos de Oliveira, 30 anos, Joseílton de Pinho Oliveira, 51, e Fabrício Lima Azevedo, 31, foram flagrados transportando mais de uma tonelada de explosivos, num caminhão sem autorização legal.

Conduzidos e interrogados na Delegacia Territorial de Conceição do Coité, afirmaram que o carregamento pertencia a Emanuel Messias Oliveira da Silva, presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Itapicuru (Coopegavi). Também indicaram aos policiais um imóvel, em Valente, onde estavam guardadas as outras duas toneladas de explosivos, sem as devidas condições de segurança. Emanuel está foragido.

Embora tenham sido apresentadas as notas fiscais, os explosivos não tinham a documentação exigida para que pudessem ser transportados e armazenados. Autuados em flagrante por possuirem artefato explosivo sem autorização legal ou regulamentar, Luiz, Joseílton e Fabrício foram encaminhados ao Presídio Regional de Feira de Santana e os artefatos entregues ao Exército.

TRABALHO DA POLICIA

A polícia Civil com o apoio da Policia Militar retornou a Valente ciente que encontraria outra grande quantidade de explosivos e segundo Mozat Cavalcante delegado Regional da 15ª Coordenadoria de Policia Civil – Corpim com sede em Serrinha, ao chegar no Bairro Petrolina, na mesma região onde o caminhão foi encontrado no fim da tarde de quarta,foi descoberto em uma casa uma quantidade duas vezes maior da que estava sendo colocada junto a carga de cal.

O delegado disse ao Calila Noticias que o trabalho ainda não está concluído, pois quer mais detalhe da origem do fabricante e outras informações dessa cooperativa no estado do Pará.”Os três envolvidos estão autuados em flagrante por posse de artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.O motorista da Hilux que estava no local e evadiu já manteve contato com a Delegacia e disse que irá se apresentar”, afirmou Cavalcante.

Os explosivos encontrados em Valente são de dois fabricantes, os peritos abriram todas as 136 caixas, a dinamite da marca Dinapex estava em caixa de 25 quilos, cada uma contendo 70 unidades, pesando cerca de 355 granas cada “banana” em gel.

Prepostos do 35º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro com sede em Feira de Santana estiveram na Coordenadoria de Policia Civil em Serrinha e deve estar conduzindo todo material para o Batalhão onde deverá aguardar o desfecho das investigações.

Advogados da cooperativa de garimpeiros tentam provar que os explosivos seriam utilizados para detonação de rochas no garimpo, sendo parte dela entregue em Nordestina e outra no estado do Pará.