Veja o que aconteceu na cidade de Canavieiras
Decom PMC , Canavieiras |
13/04/2015 às 11:48
300 anos da Paróquia de São Boaventura de Canavieiras
Foto: Walmir Rosário
Com a presença do bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, do vigário da Paróquia, Padre Euvaldo Santana, dois monsenhores e diversos padres, do prefeito Almir Melo, da população de Canavieiras e cidades circunvizinhas, foi aberto sábado (11), o triênio preparatório Rumos aos 300 anos da Paróquia de São Boaventura. O evento contou com uma carreata, caminhada das criança de catequese, celebração de Missa Campal Solene e leitura da Carta de Abertura dos 300 anos.
O Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, ressaltou a importância do projeto Rumo aos 300 anos e disse que Canavieiras vive um período de graça com a celebração do Jubileu em homenagem a São Boaventura. Explicou o Bispo, que o evento se reveste de importância significativa, a exemplo da indulgência papal concedida parcialmente aos pecadores (por três vezes), ao final da celebração de missas com liturgia específica.
Missa Solene presidida por bispo marca primeiro evento dos 300 anos da Paróquia
Segundo o Padre Euvaldo Santana, o triênio que teve início no sábado (11) será encerrado no dia 11 de abril de 2018, quando será celebrado o grande jubileu. “Nesse período, os católicos e a população de Canavieiras caminharão juntos com a paróquia e a diocese, com a finalidade de realizar todas as ações programadas para o triênio, com eventos de cunho religiosos e sociais”, ressaltou o Padre Euvaldo.
O pároqo disse, ainda, que esses três anos serão de muita reflexão, pois a comunidade terá de avaliar o que foi feito durante esses 300 anos, para que possa planejar o que fazer daqui pra frente. Segundo ele, como o mundo passa por transformações, o mesmo acontece com a Igreja, que poderá implantar novas formas de ações para trabalhar com a comunidade católica e a conversão de novos fiéis”, acrescentou o Padre Euvaldo.
Presente à celebração do evento Rumo aos 300 anos, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, destacou que, assim como ele, ao nascerem, todos os canavieirenses são entregues a São Boaventura, tamanha a fé dedicada ao Santo Padroeiro. Para o prefeito, o exemplo deixado por São Boaventura é um grande ato a ser seguido, pois foi um rico que se despojou de todas as riquezas e privilégios para se dedicar à evangelização”, lembrou o prefeito.
Almir Melo disse que o Padre Euvaldo foi bastante feliz quando ressaltou que São Boaventura, Canavieiras e as instituições, e os canavieirenses sempre estiveram e estão juntos em todos os momentos, conforme demonstra a história. Ao finalizar, o prefeito, ao comentar sua fé a São Boaventura, reafirmou sua certeza de ter a proteção do Santo Padroeiro em toda a sua vida: “Nas derrotas ele estava ao meu lado para me sustentar, e nas vitórias para comemorar”, concluiu o prefeito.
Os festejos de abertura do triênio Rumo aos 300 anos contou com a participação dos corais JMV (Jesus Música Viva) e São Boaventura, o Ballet Plié, as Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio. Todas as comunidades (distrito e povoados) de Canavieiras participaram com representantes no desfile de bandeiras, das pastorais e de todos os movimentos da paróquia.
Um dos destaques foi a participação da comunidades religiosas de várias cidades, inclusive a de Ilhéus, bastante ligada a Canavieiras, cuja paróquia pertenceu àquela Diocese. Na comitiva ilheense, também veio a imagem de São Jorge, que participou da carreata (carros, motos e bicicletas), realizada da BA-001 à Igreja de São Boaventura.