vide
Brumado Noticias , Brumado |
18/12/2014 às 13:20
Ruas de Brumado ficaram intrnsitáveis
Foto: Lay Amorim
A Defesa Civil realizou um pré-levantamento dos estragos provocados pelas chuvas dos últimos dias, em Brumado. Assim que recebeu o relatório do órgão, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) decretou estado de emergência no município. O site Brumado Notícias fez um novo registro dos estragos pela cidade.
Na Rua Emiliano Pitanga e na Praça Deolino da Silva Pinto, uma cratera se formou, separando a praça e a rua e impedindo a passagem de pedestres e automóveis. Na Rua Cleóbolo Meira Leite, um muro caiu, obstruindo parte da via. Uma árvore caiu sobre um pontilhão na entrada do Bairro Esconso. Em diversas outras ruas, a chuva carregou calçamento, abriu valas e deixou moradias em risco. Há relatos de uma família desabrigada, pois a Defesa Civil interditou a área da residência.
Brumado: Prefeito decreta estado de emergência por conta da chuva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
No Bairro Santa Tereza, o calçamento também foi arrancado das ruas. Homens a serviço da prefeitura já iniciaram os trabalhos a fim de amenizar a situação. A chuva da última madrugada foi a mais intensa dos últimos dias. Segundo dados do pluviômetro do escritório regional da Ebda, a precipitação chegou a 108,5 mm. A nossa apurou ainda que o prefeito apresentará o relatório da Defesa Civil ao governador Jaques Wagner (PT), que estará no município de Lagoa Real amanhã (19). Através do mesmo, solicitará ajuda do governo estadual e federal, pois, segundo ele, a cidade não terá condições de arcar sozinha com os prejuízos.
Foram muitos os estragos causados pela forte chuva que voltou a cair durante a madrugada desta quinta-feira (18), em Brumado. A correnteza carregou o calçamento de ruas inteiras no centro da cidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma mureta caiu em um dos canteiros na Praça Armindo Azevedo, próximo a Igreja Matriz. A Rua Princesa Isabel, no Bairro Malhada Branca, ficou interditada por conta da queda de um muro. A enxurrada também arrastou um carro e virou um vagão com paralelepípedos que seria utilizado para calçar a Rua Teodora de Castro Leite.
No Bairro São Félix, a queda de uma casa sobre um carro quase terminou em tragédia, porém populares conseguiram resgatar o motorista antes de o mesmo ser soterrado pelos escombros. Duas casas foram invadidas por lama na Rua João XIII; já na Rua Luiz da Gama, a cratera que se formou nas noites anteriores ficou ainda maior com a precipitação da madrugada. Estima-se que a prefeitura deve decretar estado de emergência. O serviço de meteorologia aponta que continuará a chover no município até o próximo domingo (21).