Caetité tem tradição de bom ensino
Ascom PMC , Caetité |
17/10/2014 às 18:15
Prefeito Zé Barreira e a vice-prefeita Maria de Fátima compuseram a mesa da sessão
Foto: Ascom Caetité
Gincanas esportivas, culturais e uma sessão especial da Câmara de Vereadores fizeram parte das comemorações pelos 20 anos de história do Colégio Nunila Ivo Frota, localizado no distrito de Maniaçu. Durante a noite de segunda-feira, 13 de outubro, a escola recebeu uma sessão solene da Câmara de Vereadores do município, que tratou sobre a necessidade de promover uma educação de qualidade para todos e a importância desta escola para o município e para a comunidade, já que foi o primeiro colégio municipal de ensino fundamental II, de 5ª a 8ª série, da cidade.
Para a ex-aluna e atual coordenadora da escola, Eliene Lisboa, a escola levou expectativa e ajudou nos sonhos da comunidade. Os antigos alunos puderam se espelhar, foram motivados pelos professores e muitos deles viraram professores do próprio colégio, como ela, que completou emocionada: “Sou fruto de todo o trabalho desenvolvido aqui”.
Maria José Couto Gonçalves, diretora atual do colégio, salientou que a presença da sessão da Câmara na escola se fez necessária para debater pontos para desenvolvimento do colégio e do município. “A educação deu um salto porque há 20 anos alguém sonhou. Os alunos tiveram novos horizontes”, declara a diretora.
O prefeito Zé Barreira e a vice-prefeita Maria de Fátima Silveira compuseram a mesa da sessão solene ao lado do presidente da câmara Álvaro Montenegro, da secretária de educação Rosemária Joazeiro, entre outros. Os homenageados da noite foram: o idealizador do projeto da escola, Ezupério Lédo, o prefeito da época em que a escola foi construída, Olimar Oliveira, Aldo Gondim, ex-diretor do Nunila e atual secretário de administração do município, além de professores que fizeram e fazem a diferença do colégio. Todos eles, além dos antigos e atuais professores, receberam um certificado de honra ao mérito.
Para a professora Gina Lúcia Gomes, que componhe o quadro de professores desde quando a escola foi instalada, o que a deixa mais feliz é ser lembrada como professora Gina. “Os nossos alunos fazem jus a escola. A educação transforma pessoas, transforma o país”, expôs a professora.
Adriana Lisboa, representante da primeira turma do Colégio, disse que o Nunila foi um sonho que se concretizou porque muitas famílias, assim como a dela não tinham condições de levar os filhos para estudar em Caetité. Vitória, aluna atual, afirma que o que eles querem é sempre mais conhecimento e informação.
Para o secretário de administração do município, Aldo Gondim, foi uma honra ter trabalhado no Colégio Nunila Ivo Frota: “Aqui tive a oportunidade de criar laços de amizade com todos que participaram da criação e da história da escola, que é um grande legado. Parabenizo a iniciativa da diretora Maria José, porque no momento que promove a inclusão social, contribui para o desenvolvimento de toda a comunidade”.
Durante a sessão um vídeo com o tema: “Plantando sonhos; semeando conhecimentos; transformando vidas”, foi exibido. Nele constavam depoimentos de professores e ex-diretores, além de fotos de eventos da escola. O encerramento das comemorações fica por conta de uma mostra do programa Mais Educação, a ser realizado hoje, 17, às 19h, no auditório da Rádio Educadora FM, onde todos os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos.