Liliana Peixinho
26/12/2024 às 11:51
Durante as imersões jornalísticas comunitária, feitas Sertão Adentro, Brasil afora, costumamos observar nas comunidades rurais, que muitas casas, residenciais ou comerciais, ficam com as lâmpadas acesas durante o dia, mesmo quando a luz do Sol é forte, brilhante, sobre os telhados.
Este comportamento, de clarear ambientes internos durante o dia, em desperdício de energia elétrica, poderia ser evitado, com a simples e eficiente instalação de algumas telhas transparentes, em áreas como sala e cozinha.
Veja, como exemplo, o que fez o empresário Sabino F. Peixinho, que sabiamente planejou, nos anos 90, durante a construção da Casa de Pedra da Roça, no município de Senhor do Bonfim, a iluminação e circulação de ar natural, em diversos ambientes da casa, através da instalação de telhas transparentes e janelões ao redor da casa.
Além das telhas para a entrada da luz solar, os janelões de ferro, com telas preventivas de segurança contra insetos, arrodeando a casa, ventilam os ambientes, com ar puro, natural, e eliminam o uso de ventiladores (que prejudicam a saúde em doenças respiratórias) .
Além de iluminar e circular ar puro nos diversos ambientes estes recursos naturais de construção são realmente sustentáveis, inteligentes, harmoniosos com a Natureza, reduzem o valor da conta de luz elétrica, são fontes de energias limpas e ajudam no sério problema das consequências do aquecimento global.