Foto: BAND DIV |
Rita Batista na equipe da Band News atuando desde dia 18/3 |
"A Bahia não gosta de notícias, gosta é de polêmicas", ouvi de muitos.
O tempo e a qualidade de informação da Bandnews FM mostraram que o Grupo Bandeirantes estava certo. Afinal, tem o rádio em seu DNA.
Eis, nessa questão, o fator preponderante que desafia as empresas de comunicação: afinal, devem criar canais e produtos que, acreditam, as pessoas querem ter, ou devem ir além e criá-los sob a premissa de que as pessoas podem não saber que os querem no momento, mas que precisam desses canais e produtos e saberão reconhecê-los?
Essa é a diferença entre quem simplesmente faz e quem traz a bandeira do pioneirismo nas mãos.
O sucesso da Bandnews FM com jornalismo sério, conseqüente, ético e abrigado num grande grupo brasileiro de comunicação, cujo bem mais reconhecido é sua credibilidade, sem falsa modéstia, dividiu o rádio da Bahia em duas épocas - antes e depois de sua entrada no ar.
É absolutamente natural que outro grupo de comunicação também invista, agora, em rádio jornalística na Bahia. Natural e saudável. Nada pode contribuir tanto para a melhoria da prestação de serviços quando a concorrência, em qualquer setor, em qualquer economia.
O público, o mercado publicitário e os clientes têm o direito a alternativas, a escolhas que ampliem seu círculo de interesses. E essas escolhas, desde há muito e cada vez mais, dependem da qualidade e credibilidade da livre informação, em todas as suas plataformas.
Os desafios que o Grupo Bandeirantes e agora seu concorrente em nível nacional aceitaram enfrentar no radiojornalismo baiano são também um chamado aos profissionais. O jornalista baiano pode e deve acreditar no rádio como um veículo sério e capaz de dar oportunidades ao seu crescimento profissional. Mas precisa se preparar para as modernas exigências desse veículo, de linguagem e de tecnologia.
Também os publicitários baianos, que até pouco tempo lidavam com o rádio como um veículo menor, precisam buscar entendê-lo mais e incentivar seus clientes a confiar no poder, na qualidade e na honestidade da sua mensagem.
Temos um mercado, se ainda não maduro para padrões mais exigentes, muito promissor. Temos o crescimento surpreendente da classe C e por conseqüência do maior acesso ao consumo. Temos história, tradição e uma das mais criativas publicidades do País. Temos todos os ingredientes para que as mídias cresçam e apareçam.
O Grupo Bandeirantes provou a viabilidade de rádio exclusivamente jornalística na Bahia - honra que nos orgulha.
Mas temos a perfeita consciência de que todo dia é um novo dia e que devemos antecipar as ferramentas que nos serão exigidas lá na frente.
Não abrimos mão da vanguarda.