Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA VENCE FURAÇÃO NO PARANÁ E VOLTA AO G-4

Com esse resultado o Bahia chega a 30 pontps
11/07/2024 às 10:00
   O Bahia voltou a jogar bem e a vencer outra, enfim, fora de casa (3 x1), quebrando um tabu contra o Athlético Paranaense. O Tricolor começou arrasador, dono da bola e das ações, e aos 15 minutos já vencia por 2 x 0. Sofreu um pouco na retomada da segunda etapa, mas com as substituições de Ceni retomou o controle das ações e definiu o bom e justo triunfo. Com isso, o Bahia vai a 30 pontos e dormiu de volta ao grupo de cima, o G-4.

*

 Em Curitiba

- Estádio Ligga Arena, casa do Athlético, piso sintético, noite fria e limpa.

*

Com bola rolando...

O Tricolor começou bem trocando passes, valorizando a posse de bola, envolvendo, como se estivesse em casa.

- Gol! 1 x 0 Everaldo, aos 10min. O Tricolor entrou tabelando, Biel tocou e Everaldo bicou da meia-lua, abrindo o placar. Um golaço de trabalho coletivo.

- Gol! 2 x 0 Bahia, aos 15 min. Contragolpe rápido, toques de primeira e em velocidade:  Everaldo, Jean Lucas, passe na conta e Biel não perdoou.

  Com dois no saco, o Athético foi inteiro pra cima, fazendo pressão, alçando bolas, o Tricolor marcando, suportando e postado para o contragolpe, às vezes bem urdido com Jean Lucas, Biel... Aos 38’, outro contra-ataque baiano bem trabalhado com Gilberto, Rezende, Cauly e Biel bateu para defesaça de Linck, espalmando. Aos 43’, Cauly recebeu de Biel, de cara, mandou na lua.   

 

  Boa primeira etapa do Tricolor, com destaques para Gilberto, Rezende, Jean Lucas, Biel, Juba... Boa postura e jogo coletivo. Toda uma segunda etapa pela frente. Nada definido, era preciso manter a concentração, a dinâmica e seu erros.

 Segundo tempo – Pablo no Furacão, o Tricolor com a mesma equipe. Os donos da casa tinha a obrigação de ir pra cima, tentar, na pressão com bola longas, escanteios e cruzamentos. O Tricolor na moita, administrando a vantagem. Outro panorama, e de tanta pressão, na bola alçada, aconteceu.

 - Gol! 2 x 1, Dy Yório, de cabeça, na manjada bola aérea aos 20’, entre Kanu e Juba, Marcos Felipe fez que ia e não foi. Diminuiu.

  Ceni, gol levado, trocou: Ademir, Thaciano e Éverton Ribeiro (saíram Biel, Everaldo e De Pena). Era preciso retomar as rédeas do jogo, reequilibrar o meio campo e voltar a fustigar na frente. Thaciano perdeu boa chance de definir, aos 28 min, depois de boa trama coletiva. Depois dos 30’, Caio Alexandre em campo, saiu Jean Lucas.

 - Gol! 3 x 1 Bahia, Juba, batendo falta, de canhota, a bola desviou na barreira e ... o Bahia ampliou, aos 34min.

 

*

Por cartão amarelo, Everaldo não joga contra o Cuiabá.  Boas atuações de Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Rezende, Jean Lucas, Juba...

*

Ficha Técnica

- AthléticoPR: Linck, Godoy (Madson), Thiago Heleno, Gamarra e Fernando; Fernandinho, Christian, Gabriel e Emerson (Pablo); Julimar e Dy Yório.  

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Rezende, Carlos De Pena (Everton Ribeiro), Jean Lucas(Caio Alexandre) e Cauly; Biel (Thaciano) e Everaldo (Ademir).

- Arbitragem de Minas Gerais, Felipe Fernandes de Lima no apito.

*

- Pela 17ª rodada, o Bahia recebe o Cuiabá, no sábado, Fonte Nova.

*

- Nesta quinta, dia 11, às 21h30, Vitória x Botafogo, no Barradão, pela 16ª rodada.

- Outros jogos da rodada, na noite de quarta:

   Grêmio 0 x 2 Cruzeiro; Vasco 2 x 0 Corínthians.  (rodada que segue)

**

 Copa Europa

- Espanha x Inglaterra fazem a final, disputam o título da Copa América 2024, no domingo à tarde, na Alemanha. Espanha, única equipe com 100% de aproveitamento, venceu a França de Mbappé (2 x 1), com o brilho do garoto Lamine Yamal, que faz 17 anos esta semana. A Inglaterra, num jogão renhido, venceu de virada na tarde dessa quarta-feira a seleção da Holanda (2 x 1). Os espanhóis têm quatro conquistas desse título europeu, a Inglaterra briga pelo seu primeiro.

**

 Copa América

 A Argentina, atual campeã mundial e também da América, está na final da CopAmérica 2024, depois de vencer (2x0) o Canadá na semifinal. O adversário sai do confronto encardido entre Uruguai x Colômbia, que jogam na noite de quarta.