Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA VENCE JUÁ E LIDERA;VITÓRIA BATE CARCARÁ E COLA NO ALTO DA TABELA

Ultima rodada decide quem joga em casa
25/02/2024 às 11:11
  Bahia, Vitória e Barcelona, todos com 16 pontos ganhos, vão disputar a liderança na última rodada da fase de classificação, domingo próximo. A Juazeirense, com 14 pontos, está na fita, e o Jequié de olho, com 13 pontos. Teremos uma rodada final quente, pois as primeiras colocações garantem a vantagem da disputa, na sequência, em casa.

*

  O Vitória não precisou jogar tudo o que sabe e pode para derrotar o Atlético no Barradão (2 x 0). O Carcará de Alagoinhas pouco ameaçou na frente e é um dos fortes candidatos a queda para a segunda divisão do Baianão em 2025. Briga na parte de baixo da tabela com Itabuna, Jacuipense...  Então, o Leão cadenciou, teve o domínio da partida todo tempo e decidiu nas jogadas bem ensaiadas e nos lances individuais costumeiros.

 Em Juazeiro, o Bahia venceu de virada a tinhosa Juazeirense num jogo duro, brigado até o fim, as ações muito niveladas pelo gramado fofo e desnivelado do Adauto Moraes, cheio. O primeiro tempo foi 1 x 1 e Ademir (aquele do pênalti perdido em São Luiz, no meio da semana) decidiu com um golaço de perna esquerda, aos 26’ do segundo tempo. Estava em jogo a liderança e o Tricolor quebrou um tabu de alguns anos sem conseguir vencer em Juazeiro.   

*

 Concluída a penúltima rodada da primeira fase, ficou assim a classificação:

 - Bahia, Vitória e Barcelona (16pontos); Juazeirense (14); Jequié (13).

    Na rabada, Jacuipense (9), Atletico (7), Itabuna (6) e Bahia de Feira (5pontos)

 

**

 No Barradão

 - Noite limpa em Salvador, relvado bom, arquibancadas meeiras mas bem animadas.

    O Vitória, invicto em casa, brigava pelo topo da tabela e o Atlético Alagoinhas no desespero, precisava vencer para escapar de uma desclassificação/queda para a segunda divisão do Baianão. O Leão com seu uniforme principal, vermelho e preto; o Atlético Alagoinhas, o Carcará, de branco com detalhes em vermelho e preto/coral.

 

 Com bola rolando ...

 Precisando pontuar, o Carcará de Alagoinhas foi pra cima do Leão, encarando desde o início. O Vitória cauteloso, girando a bola, procurando espaços para penetrar. Mas, aos 20 minutos, nenhum lance com perigo de gol, nem lá nem cá. E os donos da casa, aos poucos, foram se impondo.

- Aos 21’, o rubro-negro entrou tabelando pelo meio e Mateusinho ficou de cara, bateu colocado mas o goleirão Shrek salvou. Aos 26’ Osvaldo cabeceou pra fora uma daquelas bolas alçadas; Aos 37’, falta perigosa em favor do Atlético, Muriel trabalhou bem. Aos 39’, mais uma bola levantada na área inimiga, cabeçada de Alerrandro,  Shrek espalmou a bola que entraria no ângulo. Aos 42’, outro escanteio chuveirando na pequena área do Atlético, salvou o goleiro. Mas, de tanto insistir com a jogada treinada e preferida...

 - Gol 1 x 0 Vitória, aos 47min. Rodrigo Andrade, de cabeça, em mais um escanteio cobrado pelo alto, fechando na pequena área. Ensaiadinha costumeira.

  E o Leão foi para o intervalo com a vantagem, justa. O Atlético até equilibrou as ações no meio-campo mas pouco finalizou.  O Rubro-negro foi mais incisivo, objetivo.

 

     Segunda etapa – O Leão voltou da merenda mais esperto e aplicado, acuando o Carcará.  

- Gol! 2 x 0, Vitória. Osvaldo, aos 4 minutos. Um golaço! Recebeu fora da área, ajeitou e pegou forte, de pé direito; o goleirão meio que escorregou e a bola entrou no ângulo. Belo chute, ao estilo Osvaldo.

   Com o placar, o Vitória foi para o modelito de jogo que mais gosta, onde se sente mais à vontade: meio-campo fechado, marcando forte e contra-atacando em velocidade, pelos lados, com bolas alongadas, levantadas na área inimiga. O Atlético sentiu o golpe, parecia batido, sem capacidade de reagir.

- Aos 14’, um chute de Alerrando, de longe, a bola desviou no caminho, saiu do goleiro e caprichosamente bateu no pé da trave de Shrek, rolou quase por cima da linha, não entrou. O tempo passava, o Leão administrando, sem pressa, dono da bola em campo. Aos 35’, a pedido da torcida, Condé pôs em campo o meia Luan – a contratação mais cara do clube nessa temporada. Pouco apareceu.     

- Aos 37’, um balaço do meia Daniel Jr, do meio da rua, de canhota; o goleirão Shrek espalmou. O Leão seguia melhor. Aos 40’, Camutanga bateu falta da intermediária, passou perto.

- Gol! 3 x 0 Vitória. Daniel Jr, aos 42’. Castillo desbravou pela esquerda, sem marcação e, do fundo, rolou para Daniel; ele dominou, girou e bateu colocado, rasteiro, sem chance para o goleirão.

Um triunfo convincente.

*

Ficha técnica

- O Vitória escalado por Leo Condé: Muriel, Zeca, Camutanga, W Leonardo e PK;  William Oliveira, Rodrigo Andrade e Mateusinho; Osvaldo, Alerrandro e Matheus (Daniel Jr, Castillo, Lucas Esteves, Luan)   

- O Atlético do técnico Thiago Santa Bárbara: Shrek, Andrezinho, Filipe, Taylor e Neto; Tabata, Alex Galo, Leozinho; Giancarlo, Matheus Barbosa, Ruan.( Danilo, Rodrigo, Ferreira, Eric)

 No apito, Eziquiel Costas.

*

Na próxima quarta-feira o Vitória recebe o Itabaiana/SE, 19h, valendo pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Pela rodada final do Baianão, próximo domingo, o Itabuna, a perigo, recebe o Vitória, no Mário Pessoa, em Ilhéus.

                                                                                      

**

No Adauto Moraes/Juazeiro

- Arquibancadas acanhadas cheias (todos os 10 mil ingressos vendidos), aquele gramado desnivelado e pesado, fofo, que deixa a pelota lenta mas nervosa, tarde quente ensolarada no norte do estado.

- A Juá em campo como vice-líder da competição, 14 pontos ganhos, com seu uniforme branco, detalhes em vermelho. O Bahia, 13 pontos, brigando pela liderança, de azul clarinho/City.

- Com bola rolando ...

  Os visitantes tomando as iniciativas, tocando bola, o Cancão de Fogo postado para os contragolpes, alongando os passes. Muita disputa pelo meio de campo.

  - Aos 15’, após cobrança de escanteio, a bola ficou pererecando na pequena área do tricolor, ninguém decidiu, Danilo Fernandes abafou no chão. Aos 21’, Ratão cruzou pelo alto, fechado e quase Thaciano alcançava. Aos 34’ tentativa de Thaciano, na resposta chute de Soares da meia lua, Danilo Fernandes catou.

- Gol! 1 x 0, Juazeirense. Mauro, aos 41 min, chutando forte, cruzado e rasteiro da esquerda, após um contragolpe em velocidade puxado pelo bom meia Bruno pelo lado direito. Resultou de uma bola perdida no ataque, ninguém deu combate, a defesa tricolor desarrumada e Danilo mal colocado no gol.

Mas não demorou muito...  

- Gol! 1 x 1 Bahia. David Duarte, grandalhão, escorou de cabeças na pequena área um escanteio bem executado por Biel, da esquerda.

  Os gols esquentaram um pouco a disputa, mais uma chance criada de um lado e do outro, as duas equipes desceram pra merenda com o empate, justo. Uma primeira etapa corrida, brigada mas tecnicamente fraca, por conta do gramado, a bola  quicante. Duas propostas táticas, disputa parelha.  

      

*

 Segunda etapa – De volta, em dois minutos o Bahia criou duas boas oportunidades de gol com Everaldo e Biel.  O Tricolor continuava com mais posse de bola, ofensivo; a Juá marcando, se defendendo e perigosa nos contragolpes em velocidade. Como nada acontecia até os 15 min, Ceni pôs em campo Cauly e Ademir, atacantes.

- Gol! 2 x 1 Bahia, aos 26 min. Ademir, batendo de canhota, colocado, ao receber um passe açucarado de Thaciano. Belo chute, na bochecha da rede. A virada.

  O clima inflama, com empurrões, xingamentos, empurra-empurra... o árbitro distribui cartões amarelos. A Juá lançou-se inteira à frente, buscando o empate, na raça. O Tricolor já sem pressa, tentando garantir o resultado mantendo a posse de bola, trocando passes. Aquela pressão do time da casa, no final, no abafa.

 - Aos 43’, Ademir consegue cruzar uma bola de fundo, da direita, no chão dentro da pequena área, Cauly conseguiu bater de canela por cima da trave, livre, chance clara de ampliar; a bola quicou e enganou o meia. A arbitragem acrescentou 6 minutos ao tempo normal. Triunfo tricolor garantido.

 Destaque maior para Thaciano, fez de tudo em campo. Cicinho foi bem na lateral esquerda.       

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Danilo Fernandes, Gilberto (Arias), Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho; Caio Alexandre (Everton Ribeiro), Yago e Thaciano; Ratão (Cauly), Everaldo e Biel (Ademir).

- A Juazeirense do treinador Carlos Rabelo: João Guilherme, Edson, Romário, Maurícioa e Alexsando; Vaguinho, Yan, Patrick e Bruno Matos; P Henrique e Luis Soares. (Ramon,   Janeudo, Leandrinho)

 No apito, Reinaldo Silva Oliveira.

*

No dia 28, quarta-feira, o Bahia volta a campo, dessa vez pelo Nordestão, em Maceió; no Rei Pelé enfrenta o CRB das Alagoas.

Pelo Baianão, na rodada derradeira da fase de classificação, dia 3 de março, o Tricolor recebe o Jacuipense, na Fonte Nova.

 
**

Curtas:

            - A Seleção Brasileira de futebol de areia sagrou-se Campeã Mundial, pela sexta vez. Em Dubai, na final da Copa, domingo pela manhã, venceu a Itália – 6 x 4.

            - No desafio de boxe, transmitido pela Rede Globo, o baiano super-campeão Popó, mesmo gorducho e já envelhecido, não deu a menor chance ao grandalhão, bombado e falastrão Bambam (ex-BBB), detonando-o com um soco de canhota no queixo, aos 10 segundos de luta e, o bobão de volta da lona, mais uma sequência de golpes rápidos e demolidores. Grande Popó, continua Campeão de/por todos nós. Bambam provocou, deixou ele enraivecido e pagou caro, vergonhosamente, no ringue.  Bahia, Vitória e Barcelona, todos com 16 pontos ganhos, vão disputar a liderança na última rodada da fase de classificação, domingo próximo. A Juazeirense, com 14 pontos, está na fita, e o Jequié de olho, com 13 pontos. Teremos uma rodada final quente, pois as primeiras colocações garantem a vantagem da disputa, na sequência, em casa.

*

  O Vitória não precisou jogar tudo o que sabe e pode para derrotar o Atlético no Barradão (2 x 0). O Carcará de Alagoinhas pouco ameaçou na frente e é um dos fortes candidatos a queda para a segunda divisão do Baianão em 2025. Briga na parte de baixo da tabela com Itabuna, Jacuipense...  Então, o Leão cadenciou, teve o domínio da partida todo tempo e decidiu nas jogadas bem ensaiadas e nos lances individuais costumeiros.

 Em Juazeiro, o Bahia venceu de virada a tinhosa Juazeirense num jogo duro, brigado até o fim, as ações muito niveladas pelo gramado fofo e desnivelado do Adauto Moraes, cheio. O primeiro tempo foi 1 x 1 e Ademir (aquele do pênalti perdido em São Luiz, no meio da semana) decidiu com um golaço de perna esquerda, aos 26’ do segundo tempo. Estava em jogo a liderança e o Tricolor quebrou um tabu de alguns anos sem conseguir vencer em Juazeiro.   

*

 Concluída a penúltima rodada da primeira fase, ficou assim a classificação:

 - Bahia, Vitória e Barcelona (16pontos); Juazeirense (14); Jequié (13).

    Na rabada, Jacuipense (9), Atletico (7), Itabuna (6) e Bahia de Feira (5pontos)

 

**

 No Barradão

 - Noite limpa em Salvador, relvado bom, arquibancadas meeiras mas bem animadas.

    O Vitória, invicto em casa, brigava pelo topo da tabela e o Atlético Alagoinhas no desespero, precisava vencer para escapar de uma desclassificação/queda para a segunda divisão do Baianão. O Leão com seu uniforme principal, vermelho e preto; o Atlético Alagoinhas, o Carcará, de branco com detalhes em vermelho e preto/coral.

 

 Com bola rolando ...

 Precisando pontuar, o Carcará de Alagoinhas foi pra cima do Leão, encarando desde o início. O Vitória cauteloso, girando a bola, procurando espaços para penetrar. Mas, aos 20 minutos, nenhum lance com perigo de gol, nem lá nem cá. E os donos da casa, aos poucos, foram se impondo.

- Aos 21’, o rubro-negro entrou tabelando pelo meio e Mateusinho ficou de cara, bateu colocado mas o goleirão Shrek salvou. Aos 26’ Osvaldo cabeceou pra fora uma daquelas bolas alçadas; Aos 37’, falta perigosa em favor do Atlético, Muriel trabalhou bem. Aos 39’, mais uma bola levantada na área inimiga, cabeçada de Alerrandro,  Shrek espalmou a bola que entraria no ângulo. Aos 42’, outro escanteio chuveirando na pequena área do Atlético, salvou o goleiro. Mas, de tanto insistir com a jogada treinada e preferida...

 - Gol 1 x 0 Vitória, aos 47min. Rodrigo Andrade, de cabeça, em mais um escanteio cobrado pelo alto, fechando na pequena área. Ensaiadinha costumeira.

  E o Leão foi para o intervalo com a vantagem, justa. O Atlético até equilibrou as ações no meio-campo mas pouco finalizou.  O Rubro-negro foi mais incisivo, objetivo.

 

     Segunda etapa – O Leão voltou da merenda mais esperto e aplicado, acuando o Carcará.  

- Gol! 2 x 0, Vitória. Osvaldo, aos 4 minutos. Um golaço! Recebeu fora da área, ajeitou e pegou forte, de pé direito; o goleirão meio que escorregou e a bola entrou no ângulo. Belo chute, ao estilo Osvaldo.

   Com o placar, o Vitória foi para o modelito de jogo que mais gosta, onde se sente mais à vontade: meio-campo fechado, marcando forte e contra-atacando em velocidade, pelos lados, com bolas alongadas, levantadas na área inimiga. O Atlético sentiu o golpe, parecia batido, sem capacidade de reagir.

- Aos 14’, um chute de Alerrando, de longe, a bola desviou no caminho, saiu do goleiro e caprichosamente bateu no pé da trave de Shrek, rolou quase por cima da linha, não entrou. O tempo passava, o Leão administrando, sem pressa, dono da bola em campo. Aos 35’, a pedido da torcida, Condé pôs em campo o meia Luan – a contratação mais cara do clube nessa temporada. Pouco apareceu.     

- Aos 37’, um balaço do meia Daniel Jr, do meio da rua, de canhota; o goleirão Shrek espalmou. O Leão seguia melhor. Aos 40’, Camutanga bateu falta da intermediária, passou perto.

- Gol! 3 x 0 Vitória. Daniel Jr, aos 42’. Castillo desbravou pela esquerda, sem marcação e, do fundo, rolou para Daniel; ele dominou, girou e bateu colocado, rasteiro, sem chance para o goleirão.

Um triunfo convincente.

*

Ficha técnica

- O Vitória escalado por Leo Condé: Muriel, Zeca, Camutanga, W Leonardo e PK;  William Oliveira, Rodrigo Andrade e Mateusinho; Osvaldo, Alerrandro e Matheus (Daniel Jr, Castillo, Lucas Esteves, Luan)   

- O Atlético do técnico Thiago Santa Bárbara: Shrek, Andrezinho, Filipe, Taylor e Neto; Tabata, Alex Galo, Leozinho; Giancarlo, Matheus Barbosa, Ruan.( Danilo, Rodrigo, Ferreira, Eric)

 No apito, Eziquiel Costas.

*

Na próxima quarta-feira o Vitória recebe o Itabaiana/SE, 19h, valendo pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. Pela rodada final do Baianão, próximo domingo, o Itabuna, a perigo, recebe o Vitória, no Mário Pessoa, em Ilhéus.

                                                                                      

**

No Adauto Moraes/Juazeiro

- Arquibancadas acanhadas cheias (todos os 10 mil ingressos vendidos), aquele gramado desnivelado e pesado, fofo, que deixa a pelota lenta mas nervosa, tarde quente ensolarada no norte do estado.

- A Juá em campo como vice-líder da competição, 14 pontos ganhos, com seu uniforme branco, detalhes em vermelho. O Bahia, 13 pontos, brigando pela liderança, de azul clarinho/City.

- Com bola rolando ...

  Os visitantes tomando as iniciativas, tocando bola, o Cancão de Fogo postado para os contragolpes, alongando os passes. Muita disputa pelo meio de campo.

  - Aos 15’, após cobrança de escanteio, a bola ficou pererecando na pequena área do tricolor, ninguém decidiu, Danilo Fernandes abafou no chão. Aos 21’, Ratão cruzou pelo alto, fechado e quase Thaciano alcançava. Aos 34’ tentativa de Thaciano, na resposta chute de Soares da meia lua, Danilo Fernandes catou.

- Gol! 1 x 0, Juazeirense. Mauro, aos 41 min, chutando forte, cruzado e rasteiro da esquerda, após um contragolpe em velocidade puxado pelo bom meia Bruno pelo lado direito. Resultou de uma bola perdida no ataque, ninguém deu combate, a defesa tricolor desarrumada e Danilo mal colocado no gol.

Mas não demorou muito...  

- Gol! 1 x 1 Bahia. David Duarte, grandalhão, escorou de cabeças na pequena área um escanteio bem executado por Biel, da esquerda.

  Os gols esquentaram um pouco a disputa, mais uma chance criada de um lado e do outro, as duas equipes desceram pra merenda com o empate, justo. Uma primeira etapa corrida, brigada mas tecnicamente fraca, por conta do gramado, a bola  quicante. Duas propostas táticas, disputa parelha.  

      

*

 Segunda etapa – De volta, em dois minutos o Bahia criou duas boas oportunidades de gol com Everaldo e Biel.  O Tricolor continuava com mais posse de bola, ofensivo; a Juá marcando, se defendendo e perigosa nos contragolpes em velocidade. Como nada acontecia até os 15 min, Ceni pôs em campo Cauly e Ademir, atacantes.

- Gol! 2 x 1 Bahia, aos 26 min. Ademir, batendo de canhota, colocado, ao receber um passe açucarado de Thaciano. Belo chute, na bochecha da rede. A virada.

  O clima inflama, com empurrões, xingamentos, empurra-empurra... o árbitro distribui cartões amarelos. A Juá lançou-se inteira à frente, buscando o empate, na raça. O Tricolor já sem pressa, tentando garantir o resultado mantendo a posse de bola, trocando passes. Aquela pressão do time da casa, no final, no abafa.

Zé de Jesus Barrêto Zé de Jesus Barreto é jornalista de longo curso e autor de vários livros sobre a Bahia, entre eles obras sobre Pierre Verger, Carybé e Jorge Amado.