Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAIANÃO: VITÓRIA VENCE O JUÁ NO BARRADÃO (3X0) E REASSUME A LIDERANÇA

ZédeJesusBarreto comenta que sorte tb conta e Juá coloca 2 bolas trave do 'leão' mas não entraram
28/01/2024 às 10:50
    Pouca torcida no Barradão para a boa partida, o triunfo convincente, a sorte (levou duas bolas na trave), atacante estreando bem, a quebra de um tabu (desde 2017 não vencia a Juá) e a volta à liderança do Rubro-negro após a vitória (sim) de 3 x 0 sobre a até então invicta Juazeirense. Mas quem foi fez a festa. Nove pontos ganhos, dois a mais que o Bahia, Barcelona e Juazeirense com 7 pontos. A rodada segue ainda com mais dois jogos.

*

No Barradão

 - Fim de tarde domingueira de tempo instável, calor abafado, gramado linheiro e a presença maciça da torcida rubro-negra nas arquibancadas (cerca de 8 mil presentes) empurrando, barulhando.

 - Duas equipes disputando a ponta de cima da tabela de classificação, a Juá ainda invicta, valendo pela quarta rodada. O dono do Toca com seu tradicional vermelho e preto; a Juá de branco com detalhes em vermelho e amarelo.

*

Com bola rolando ...

- O Leão começou como de costume, em casa, pressionando, marcando duro, buscando o gol. Aos 6’, primeira tentativa de Iury, com um tiro de longe, boa defesa de J Guilherme. A Juá bem postada mas avançando em bloco quando tinha a bola. Aos 9’, Alerrandro deixou Iury de cara, ele tentou a cavadinha por cima do goleiro mas encobriu também a trave. Chance clara desperdiçada. O Vitória mais ofensivo e com a bola no pé, no comando das ações.  

 - Aos 18’, nova finalização de Iury, pela esquerda, bola desviada na rede, por fora. Até os 25’, nenhum chute da Juá na direção do arco inimigo. O árbitro deu ‘parada técnica’, para reidratação. Aos 33’, em mais uma boa trama pelo meio do Leão, Alerrando bateu colocado da entrada da área, boa defesa de J Guilherme espalmando por baixo, a escanteio. Só aos 44’ o goleiro Lucas Arcanjo trabalhou, saindo arrojado nos pés do atacante Luis Soares.   

   Um bom jogo coletivo do Vitória, trocando passes, com volume ofensivo, domínio de ações, só faltou o gol no primeiro tempo de 51 minutos. A Juazeirense, bem treinada, mesmo sob o cerco, sufocada, não se afobou, suportando bem, mas pouco atacou. Bom lembrar que o empate levava o time de Juazeiro à liderança.

 Segunda etapa -   A Juá voltou com as linhas de marcação um pouco mais adiantadas, buscando também o ataque. Aos 5’, Iury sentiu algum desconforto muscular na coxa e cedeu lugar ao estreante e rodado Everaldo.  Aos 8’, após ratada da zaga, Alexssandro pegou de direita, da meia lua, e acertou a trave rubro-negra, Lucas Arcanjo só espiando e torcendo. Susto! Ações mais equilibradas, mas ...

 - Gol! 1 x 0 Vitória, Camutanga, aos 11 minutos. Escanteio cobrado da direita, fechado, goleiro, travessão, na sobra Everaldo tentou e o becão aproveitou a deixa, girando e batendo seco na linha da pequena área.

  Um gol muda tudo em campo, até porque agora a Juá ía sair mais de trás, precisava fazer o gol. Daí, logo o treinador Carlos Rabelo fez duas modificações na equipe. E o Vitória de Leo Condé passou a jogar como gosta e faz melhor; fechadinho, marcando firme, catimbando e explorando os contragolpes em alta velocidade.

 - Aos 19’, Janeudo pegou um rebote da entrada da área, de prima, e carimbou o travessão de Lucas Arcanjo, já vencido.  A segunda bola na trave do Leão. Na resposta, quem não faz...

 - Gol! Vitória 2 x 0, Alerrando, estreando.  Pegou uma sobra na meia lua, limpou e bateu cruzado, rasteiro, acertando o canto, ampliando, aos 21 min.

  E Leo Condé começou a fazer substituições, com o objetivo de administrar a vantagem sem sofrências, com sangue novo. A Juazeirense, ‘Cancão de Fogo’, sentiu a pancada, Rabelo fez mais duas substituições tentando reentrar no jogo. Mas o Vitória é competente, costumeiro em saber manter o resultado favorável, manobrando bem as ações, ganhando tempo.  Aos 43’, o árbitro viu empurrão do zagueiro em Caio Dantas, na área, e marcou pênalti.

 - Gol! 3 x 0 Vitória, Caio Dantas, estreando, aos 47 min. Beteu bem a penalidade, forte e rasteiro, no canto.

  Deu Leão, muito superior em campo todo tempo e matador na segunda etapa.

 

Destaques

 O coletivo rubro-negro, a postura guerreira. A batalha de Dudu e William Oliveira, a boa estreia de Alerrandro, fazendo gol e se movimentando bem na frente.

 A Juá teve boa postura defensiva na primeira etapa, não suportou a segunda.    

  *

Ficha técnica

- O Leão de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves); Dudu, William Oliveira e Mateusinho; Osvaldo, Alerrandro (Caio Dantas) e Iury. (Matheus Gonçalves, Caio Vinícius)   

 - A Juazeirense de Carlos Rabelo: João Guilherme, Edson, Zé Romário, Maurício e Yan; Mauro, Elivelton e Patrik; Alexssandro, Yan Augusto e Luis Soares. (Pedro, Janeudo, Fechale, Romarinho e Abraao)

- No apito, Bruno Vasconcellos (será que é proibido dar cartões amarelos aos jogadores do Vitória? – perguntar não ofende)  

*

 Os próximos jogos do Vitória: - Dia 31, Jequié x Vitória (5ª rodada Baianão)

 Em fevereiro: - dia 4, Altos x Vitória, no Piauí pelo Nordestão.

                           Dia 7, jacobina x Vitória (Baianão)

                           Dia 10, Vitória x ABC (Nordestão)

                           Dia 14, Juazeirense x Vitória (Nordestão)

e no dia 18, pelo Baianão, o clássico Vitória x Bahia, no Barradão.

**

 Outros jogos da rodada 4 do baianão:

 - Bahia de Feira 0 x 2 Bahia; Jacobina 1 x 0 Barcelona.

- Jequié x Atletico Alagoinhas, na noite de domingo; e Itabuna x Jacuipense, segunda, fechando a rodada.

 

*

 Nesta segunda, 17 hs, tem Brasil x Equador pelo Pré-olímpico que acontece na Venezuela.