Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA VENCE BAHIA DE FEIRA NO BARRADÃO E LIDERA CAMPEONATO BAIANO

Técnico do Vitória mantém a base do time de 2023
20/01/2024 às 12:26
 Com um futebol apenas pragmático, objetivo, no estilo Série B, o Vitória venceu o Bahia de Feira, no reencontro da equipe com a torcida, no Barradão (1 x 0 ferrado), assumindo a liderança do Baianão na segunda rodada. Jogou para vencer, apenas, sem sufocos. De grão em grão...  dois ‘1 x 0’ seguidos, o que importa é mais um triunfo, os pontos ganhos. Um bom começo, sim. O torcedor fez festa todo tempo. Os visitantes brigaram, lutaram, correram mas criaram muito pouco. A rodade segue.   

*

 No Barradão

 - Tarde de sábado, calorão (35 graus às 16h), sol de verão baiano, reencontro da equipe rubro-negra com a torcida, depois do título da Segundona 2023, com direito a estrelinha no escudo. Torcedor empolgado, bom público (12.500 presentes). Bom relvado.

    Um duelo de ainda invictos na competição, ambos estrearam com triunfos. O Leão venceu Jacuipense (1 x 0) lá em Riachão, e o Tremendão/Bahia de Feira, em casa, atropelou o Jacobina, goleada (6x1).

- O Leão com seu traje rubro-negro; o Bahia de Feira de branco, com detalhes em vermelho e azul.

*

 Bola rolando ...

 - Começo cadenciado, estudado, até por conta do calor, mas pegado e aberto. O Leão tomava as iniciativas. O tricolor de Feira reativo.

- Gol! 1 x 0 Vitória, Osvaldo, aos 8 min. Trama pela esquerda, Caio Dantas tentou o chute, travado, e Osvaldo, dando uma de centroavante, pegou a sobra de canhota na frente da pequena área e, de prima, abriu o placar.  Bem cedo.

  O rubro-negro se mantinha melhor, controlando bem as ações, marcando duro. Aos 29 minutos, parada técnica para reidratação, refresco. Tentativas, lá e cá, sobretudo em bolas paradas, um duelo então mais equilibrado. Aos 40’, Ronam bateu falta da entrada da área (mais uma de Camutanga) e a bola passou rente ao poste esquerdo de Lucas Cândido, assustando a galera, na jogada mais perigosa do BAFeira até então. Aos 45’, boa investida de Osvaldo pela direita, mas o chute saiu alto.  

 Uma primeira etapa equilibrada depois da parada técnica. O Vitória, que começou melhor, parecia só administrar a vantagem, travando, catimbando, esperando pelo intervalo. Osvaldo, o destaque, pelo gol, pela qualidade técnica.

  Um recomeço mais corrido, o Bahia de Feira com as linhas mais adiantadas, querendo jogo. O Leão na moita, morno. Quinze minutos e nenhuma boa chance criada. Aos 22’, Caio Dantas recebeu livre, de frente, ajeito o corpo e bateu pra fora, na primeira oportunidade do Rubro-negro, nessa etapa.  Com o tempo passando, o cansaço, e os espaços começam a aparecer.

- Leo Condé faz mudanças, vai explorar os contragolpes em velocidade, na intenção de matar o jogo. O Tremendão corre, tenta, mas não finaliza, pouco ameaçou; parece que esgotou toda a fome e estoque de gols na estreia. Ou só sabe fazer no Cajueiro, grama sintética?

  Aos 30’, já o Vitória retomava o controle das ações, sem pressa, sem riscos. Seis minutos de acréscimos. Triunfo garantido, é o que conta, mais três pontos somados. A torcida vai esticar a noite festejando.

*

Destaques

 Vagner Leonardo, Mateusinho, Osvaldo... os melhores.


*

 Ficha técnica

- O Vitória de Leo Condé, mantendo a estrutura-base do ano passado: Lucas Cândido, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves, estreante); Dudu (Rodrigo Andrade), William e Mateusinho; Osvaldo (Castillo), Caio Dantas (Ze Hugo) e Iury (Matheus Gonçalves).

- O Bahia de Feria do treinador Oliveira Canindé: Alan, Felipinho, Zulu, Paulo Paraíba e Cazumba; Macena, Cleiton, Ronan; Arnold, Reinaldo e Vitinho. (Philip, Emerson, Jonatas, Kaio)

 - Arbitragem: Ezequiel Souza Costa no apito. Caseiro, rigoroso nas faltas dos visitantes e condescendente com as entradas mais duras dos donos da casa. Como é de costume.  

*

Segue a 2ª rodada:

- Jequié x Barcelona na noite de sábado.

- No domingo, dia 21, às 16h, Atlético Alagoinhas x Bahia.