É só o começo. Mas começar vencendo e convencendo é muito bom. Dá confiança. O torcedor, de grito entalado até então, pode e deve sim comemorar.
Um começo alvissareiro para o Rubro-negro, que venceu em casa (3 x 0) e com superioridade a Ponte Preta de Campinas dando alegria e renovando as esperanças do torcedor. O time jogou bem, sobretudo no primeiro tempo, fez um placar indiscutível e sobrou fisicamente em campo. A Macaca, de certo modo, decepcionou, não foi páreo pro Leão.
É só o começo. Mas começar vencendo e convencendo é muito bom. Dá confiança. O torcedor, de grito entalado até então, pode e deve sim comemorar.
*
Barradão
- Boca de noite domingueira de céu limpo, outono, temperatura amena.
- Expectativas da torcida rubro-negra, 40 dias de espera, treinamentos, caras novas, uma equipe diferente em campo, arquibancadas enfeitadas e com bom público, muita empolgação, foguetório, fumacê, balões e um gramado bom, bem tratado, corte rente.
- A Ponte Preta credenciada com o título de campeã da Série A-2 do Paulistão, treinador mantido, uma equipe com jogadores jovens e bem entrosada.
- O Leão com seu traje novo, camisetas com listras verticais/vermelho e preto, calções pretos; a Macaca de branco, a camiseta com aquela faixa preta transversal na frente.
*
Com bola rolando ...
- O Leão começou na vontade, pondo correria, querendo mostrar empenho em casa; a Macaca trocando mais passes, cadenciando. Equilíbrio, o torcedor empurrando. Limpo.
- Zé Hugo teve a primeira chance real de gol, entrando de cara, pela esquerda, proporcionando ótima defesa do goleiro Caíque, que saiu bem, abafo rebateu. Na sequência, o rebote rendeu uma falta dentro da meia lua e ...
- Gol! 1 x 0 Vitória, Zeca, de falta, rasteira, a bola desviando na barreira e passando por baixo do goleiro paulista, aos 19’.
Aos 30’, Jeh entrou livre em velocidade, desde o meio campo e finalizou, mas o bandeira marcou e o VAR confirmou impedimento do atacante. O gol foi anulado.
- Gol! 2 x 0 Osvaldo, aos 43’, um golaço! Chute de longe, pelo alto, de curva, acertando o ângulo de Caíque, meio adiantado.
- Aos 44’, Lucas Arcanjo trabalhou bem, foi arrojado, no chão, numa bola cruzada da direita, dividindo com dois atacantes, evitando o gol da Ponte.
*
Um ótimo resultado no primeiro tempo para dos donos da casa. O Leão a 120 por hora, brigando, e a Macaca a 60/hora, sem intensidade, perdendo as divididas e recompondo-se com lentidão. Justos 2 x 0.
*
Helio dos Anjos fez duas mudanças no intervalo, a Macaca precisava entrar no ritmo, disputar mais o jogo e atacar. O Leão voltou na moita, fechadinho, já sem pressa, esperando o momento do bote, o contragolpe. O jogo ficou mais travado e morno. O Rubro-negro já administrando o tempo e a vantagem no placar. Muitas faltas, cai-cai...
Nada acontecia e Leo Condé lançou Welder (ex-jacuipense) e Thiago Lopes, uma tentativa de retomar as ações ofensivas. Aos 25’, Camutanga saiu com um corte na cabeça, entrou João Victor. Na Ponte, Mailson e Samuel em campo.
- Aos 29’, a Ponte desperdiçou uma chance incrível, com o goleiro Lucas já vencido, Wagner Leonardo evitando o gol, quase na linha. O Vitória respondeu aos 31’, Rodrigo Andrade cara a cara com o goleiro Caíque, perdeu, chutou fraco. O jogo ficou feio. Aos 36’, outra defesaça de Lucas Arcanjo, num arremate forte, de frente, de JeanCarlos, evitando o gol da Ponte. Aos 39’, Elvis, Caio Gabriel, o toque por cima do goleiro, bola no travessão e rede, por fora. Daí... quem não faz, toma.
- Gol! 3 x 0 Vitória, aos 40’. Contragolpe pela direita, Railan cruzou rasteiro, deixou Rodrigo Andrade de cara, livre. Caixão fechado.
O Leão terminou voando e a Macaca sem pernas pra acompanhar. Ótimo resultado na estreia do Rubro-negro, o time mostrou força. O torcedor reconheceu, fez a festa no final.
*
Destaques
Lucas Arcanjo, salvou umas três; o primeiro tempo de Zeca, a estreia de Wagner Leonardo, o golaço de Osvaldo, a aplicação de Rodrigo Andrade... Dos estreantes, Ze Hugo mostrou raça e velocidade na frente. No mais, a vontade de toda a equipe, muita disposição.
*
Escalações
- O Leão Rubro-negro escalado por Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga (João Victor), Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antonio, Rodrigo Andrade (Leo Gomes) e Giovane Augusto (Thiago Lopes) ; Zé Hugo, Leo Gamalho (Welder) e Osvaldo (Railan).
- A Ponte Preta, ‘Macaca’ de Campinas: Caíque, Weverton (Mailson), Edson, Artur e Junior Tavares (JeanCarlos); Felipe Amaral (Caio Gabriel), Luis Felipe (Samuel), Elvis e Mateus Jesus; Pablo Diego e Jeh.
- No apito, o enrolado e caseiríssimo carioca Wagner Nascimento Magalhães. Com VAR.
*
Pela segunda rodada, o Vitória joga no domingo, dia 23, às 18 h, no Frasqueirão, contra o ABC de Natal, que estreou perdendo (1 x 0 ) para o Londrina, no estádio do Café.
**
Cariocas começam bem Série A
Na abertura da Série A os times do Rio de Janeiro se deram bem, em alta.
Fora de casa, o campeão carioca, Fluminense, detonou (3 x 0) o América Mineiro. O Vasco, de volta à Primeirona, venceu em BH o poderoso Atlético, Galo Mineiro (2 x 1). O Botafogo em casa derrotou o São Paulo (2 x 1) e o Flamengo, no Maracanã, sob os olhares do novo treinador Sampaoli, ganhou do Coritiba (3 x 0).
**