Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA JOGA MUITO MAL E PERDE MAIS UMA PARA O SPORT EM RECIFE 1X0

ZédeJesusBarrêto comenta a atuação infame do tricolor baiano
13/09/2022 às 11:01
   
 Foi uma partida tecnicamente ruim e o Bahia fez uma apresentação infame na Ilha do Retiro. O torcedor não lembra quando o Tricolor conseguiu ganhar do Sport em Pernambuco. A equipe de Ênderson Moreira, mal escalada e desmotivada, pra se ter uma ideia, não chutou uma só bola no gol de Saulo, nada. Apatia, frouxidão mesmo de alguns, fugindo das divididas, passes errados e um 1 x 0 ferrado, um joguinho pra esquecer, o torcedor injuriado com o resultado, a atuação e a postura do treinador na beira do campo, aceitando tudo de boa.  Duro de ver.

 Mesmo com o mau resultado e a péssima exibição o Tricolor ainda dorme na vice-liderança, mas a partida em Recife apenas abriu a rodada 30. O Grêmio jogo fora contra o Novorizontino (na sexta) e, se vencer, passa o Bahia.  

*

 Na Ilha do Retiro

- Noite fria no Recife, chuva fina, arquibancadas quase cheias (19 mil presentes), presença de caravana tricolor, gramado aparentemente bem cuidado mas nalguns pontos mastigado, pesado.

- Há mais de 12 anos o Bahia não vence o Sport em Recife. Rivalidade e disputa por espaço na briga pela classificação, volta à Série A. Clássico nordestino.  

- O Sport com seu padrão em vermelho e preto, o Bahia inteiro de branco.

*

Com bola rolando ...

- O Leão da Ilha, em casa e pressionado pela torcida, começou postando-se mais à frente, ofensivo, tentando impor ritmo, arriscando chutes de fora, alçando bolas na área inimiga. O Bahia sem pressa, safando-se, sem conseguir por a bola no chão, trocar passes nem contragolpear. Marcação justa no meio campo.

- O Bahia chegou pela primeira vez aos 11’, numa falha de Sabino, Rodalllega tentou finalizar a bola bateu no zagueiro (no braço?). O Sport respondeu num cochilo da zaga tricolor, Vagner Love finalizou livre, de frente, nas mãos de Claus. Equilíbrio, até nos erros. Morno, fraco tecnicamente.

- Aos 29’, Igor Torres recebeu de Rodallega, pela esquerda, e bateu pra fora. Aos 30’, Vagner Love, de frente, desmarcado, chutou pro alto.  Aos 42’, Rodallega empurrou um rebote para as redes, mas houve impedimento na origem do lance.

 Foi só, numa primeira etapa ruim, difícil de ver. Uma pelada. E olhem que são duas equipes da parte de cima da tábua de classificação – Bahia vice-líder e Sport em 7º, buscando vaga.

*

 Os times voltaram para o segundo tempo sem modificações. Os treinadores teriam mesmo gostado do que viram em campo? Um recomeço mais pegado.

-  Aos 3’, Claus deu rebote num cruzamento de fundo, da esquerda, rasante, ninguém aproveitou. Um Leão mais aceso. Aos 5’, Mugni tentou gol olímpico num escanteio da direita, na rede por fora, pelo alto. E o baba continuava, os jogadores livrando-se da bola de qualquer jeito. Um Bahia irreconhecível, indigno.

  Aos 10’, Claudinei começou a trocar jogadores. Aos 13’, Daniel chutou de longe, pra longe. Enderson trocou três, pos Jacaré, Emerson e Davó. Nada aconteceu.

- Gol! 1 x 0 Sport, Gustavo Coutinho, aos 20 minutos. Os pernambucanos entraram tabelando, à vontade, pela direita e o avante ficou de cara, livre, fuizando.

 Nenhuma reação baiana, time morno, o tempo passando, o Sport já mascando, gastando tempo, cauteloso, tentando garantir os três pontos. Aos 36, Marco Antonio no lugar do inócuo Daniel. Nada por nada.

  Aos 38’, Jacaré tentou e mandou nas arquibancadas. Aos 42’, depois mais uma baboseira defensiva tricolor, o Sport desperdiçou uma chance incrível de ampliar, de cara. A chuva engrossou e a árbitra acrescentou 5 minutos ao tempo regulamentar. Pra nada.  Triste Bahia !

*

 Destaques (?)

- Raí, Igor, Rodallega ... horríveis. Daniel displicente, sem vibração. Patrick atrapalhado. O goleiro inseguro. Safaram-se pela garra Ignácio, Gabriel Xavier e Rezende.

*

Escalações

- O Sport Recife: Saulo, Eduardo, Fábio Alemão, Sabino e Sander; Fabinho, Ronaldo,  e Giovanni; Wagner Love, Gustavo Coutinho e Juba. Treinador, Claudinei Oliveira. (Wanderson, Labandeira, Denner, Búfalo e Thyerre)

- O Bahia de Ênderson Moreira: Claus, Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier e Rezende; Patrick, Mugni, Daniel e Raí ; Rodallega e Igor Torres (Davó, Jacaré, Emerson. Ricardo Goulart, Marco Antonio)

- Arbitragem de Édina Alves Batista, com VAR. Sem problemas.

*

 O próximo jogo do Bahia, pela 31ª rodada, será no dia 24, um sábado, às 19h, contra o Operário, na Fonte Nova. Não é possível que jogue tão mal.

**

Série C

- O Vitória joga domingo à tarde, no Barradão, contra o Figueirense. Ambos precisam vencer, um derruba o outro, por conta da pontuação, penúltima rodada da fase de classificação.  O Vitória tem 5 pontos e o Figueira tem 6. Acima, o ABC, com 8 pontos, que enfrenta em casa, no sábado, o Paissandu (3 pontos). Na rodada final, O ABC pega o Figueirense, em Santa Catarina, e o Vitória encara o Paissandu em Belém.

É hora de a onça beber água. Sò dois se classificam em cada grupo.

 No outro grupo, o Mirassol lidera, com 8 pontos, seguido do Botafogo/SP com 6. Volta Redonda e Aparecidense aparecem com 4 pontos.

**