Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA EMPATA COM ABC E SE MANTÉM VIVO COM CHANCES VOLTAR A SERIE B

ZédeJesusBarrêto comenta que a chama ainda está viva para o Vitória
10/09/2022 às 09:05
      Não foi o resultado esperado, mas o empate sem gols contra o ABC, fora de casa, ainda abre uma janela por onde o Leão pode buscar a sua classificação. O Vitória segurou bem o placar. O torcedor potiguar saiu frustrado. Com um ponto a mais, 5 no total, o Vitória fica na espera do resultado entre Paissandu e Figueirense, neste domingo, torcendo por uma recuperação e triunfo do time de Belém do Pará.

O Figueirense tem seis pontos, se vencer chega a 9. O ABC, que almejava vencer e já sair do Frasqueirão classificado, chegou a 8 pontos e ainda joga em casa contra o Paissandu e depois contra o Figueira, em Santa Catarina. O time do Sul, antes do ABC, encara o Leão no Barradão, mais uma decisão.

*

No Frasqueirão, em Natal

- Casa cheia (cerca de 15 mil presentes), um caldeirão, tarde limpa, clima de decisão, torcida baiana presente, barulhando. O ABC jogando por um triunfo que lhe daria a classificação antecipada para Série B/2023.  

- O Vitória todo de branco, os donos da casa de uniforme inteiro de cor escura.

*

 Com bola rolando ...

 (problemas de geração de imagens no Estádio Frasqueirão)

 - O ABC começou em cima, mas logo postou-se marcando em seu próprio campo, apostando surpreender nos contragolpes. Meteu uma no travessão de Dalton, mas o Leão respondeu. Precisando desesperadamente vencer, foi pra cima e, aos 25’, um chutaço de Honório acertou a trave potiguar. Muita cautela de parte a parte e equilíbrio. Aos 36’, Dalton salvou a abertura do placar fazendo uma defesaça, após cobrança de falta próxima da grande área baiana.

 Fim da primeira etapa, o time da casa terminou mais ousado. O Leão suportou bem. Um 0 x 0 justo. O empate não seria o melhor resultado, o desejado, mas mantinha o Leão ainda vivo na busca da classificação.

*

 No intervalo, Hítalo no lugar do apagado Luidy. Um retorno em ritmo intenso, a busca incessante do gol, lá e cá. Aos 7’, Fábio Lima arriscou de fora, assustando Dalton, que dois minutos depois catou bem uma bela e perigosa puxeta de Henan. O ABC apertava.

 Por volta dos 15, Burse trocou Dionísio e Honório por João Pedro e Santiago. Uma tentativa de retomar o controle do meio-campo, quando o ABC, na pressão da torcida,  trabalhava mais no campo rubro-negro. Aos 27’, outro susto na chegada perigosa de Henan. Aos 30’, o Leão respondeu, quase. Aos 32’, Dalton deu um rebote, Henan ficou de cara, Dalton salvou o gol, espalmando. Tempo passando, o ‘bêcê’ naquela pressão final, o abafa. Wellington Reis pegou um rebote e mandou nas nuvens.

- O destaque do Rubro-negro foi o goleiro Dalton, garantindo atrás.

 *

Escalações:

 - Vitória: Dalton, Alemão, Allan Santos, Marco Antonio, Sanchez; Leo Gomes, Eduardo e Dionísio (Santiago); Honório (João Pedro), Tréllez (Rodrigão) e  Luidy (Hitalo). Treinador, João Burse.

 - ABC de Natal: Matheus Nogueira, Marcos Vinícius (Lucas), Richardson, Daniel (ìcaro); Wellington Reis, Erick Varão, Felipinho (Garré); Henan, Wállisson (Eron) e Fábio Lima (G França). Técnico, Fernando Marchiori.

 Arbitragem paulista, com auxílio do VAR. No apito, Luis Flávio Rodrigues.

*

  Penúltimo jogo do Rubro-negro baiano pelo quadrangular (2ª fase decisiva), é em casa, no Barradão, contra o Figueirense, que o goleou em Santa Catarina: 5 x 1. Dia 18.

*

 O quadrangular do acesso, fase decisiva da Série C continua no domingo:

  - Paissandu x Figueirense (pelo grupo do Vitória).

   - No outro grupo: Botafogo x Aparecidense; Mirassol x Volta Redonda.

**

- O Bahia, pela Série A, 30ª rodada, encara o Leão pernambucano/Sport Recife, à noite, na Ilha do Retiro (20h). Clássico, rivalidades, sem favoritos. O Bahia venceu na Fonte Nova: um a zero. Há 12 anos o Bahia não vence o Sport em Recife.

**

 Seleção brasileira

  Pela convocação de Tite, visando aos amistosos contra Gana e Tunísia, na França, ainda neste setembro (dias 23 e 27), alguns pitacos:

 - Trio de goleiros definido (Alison, Ederson e Wéverton) para a Copa. Bons, mas longe de um Courtois, o belga do Real Madrid, ou mesmo de Donnarruma, italiano do PSG.

 - Danilo é o lateral direito e Daniel Alves, 40 anos, só se for pelo nome, sorte, liderança. Vaga aberta.

 - Três zagueiros de meio definidos (Thiago Silva, 37 anos), Marquinhos e Militão. Convocou os novos Bremmer e Ibañez pra testá-los nos amistosos. Nossa zaga titular é lenta e baixa para os padrões europeus/Copa.

 - Tem uma vaga ainda no meio campo, pois não acredito em Phillipe Coutinho. Melhor seria Scarpa, do Palmeiras.

 - No miolo de ataque, parecem garantidos Gabriel Jesus, Richarlison e Pedro (o melhor 9).

 A convocação definitiva só sai em novembro, às vésperas da viagem ao Catar.