Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA VENCE O CONFIANÇA 3X0 E PULA FORA DA ZONA DE PERIGO

ZédeJesusBarrêto comenta que foi a melhor partida do Leão na série C
23/05/2022 às 10:01
  Enfim um bom triunfo (3 x 0) em casa, com três gols, controlando bem as ações, sobre o fraco Confiança que pouco ameaçou a meta rubro-negra. O torcedor, em pequeno número, deu-se por satisfeito com o resultado, os três pontos ganhos, a subida na tabela de classificação, deixando a zona dos quatro últimos, e sobretudo com a atuação de alguns atletas, como Eduardo e Dionísio, os mais qualificados tecnicamente da equipe.  Um respiro. Pode significar um começo de recuperação, uma retomada de rumos. Esperamos.  

*

 No Barradão

- Fim de tarde domingueira outonal com céu limpo e vento fresco, pouca gente nas arquibancadas, bom gramado. Presença de dezenas de torcedores sergipanos, uma caravana de Aracaju veio de buzu.  

- As duas equipes em campo em situação incômoda, na zona de rebaixamento; o Confiança com 5 pontos ganhos e o Vitória apenas 4. Duelo de aflitos.

- O Leão de beca rubro-negra e o Confiança de branco com detalhes em azul claro.

Com bola rolando ...

 O Vitória começou bem, apertando, postado na frente, ocupando o campo inimigo, tentando impor-se em casa. O time tinha a bola mas não conseguia penetrar, finalizar. Os sergipanos só marcando, pegando, sem repertório ofensivo.

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 25 minutos. Jogada em velocidade de Sanches pela esquerda, cruzamento rasante, do outro lado, fechando, Santiago completou de tapa, abrindo o placar e as porteiras sergipanas.

 - Go! 2 x 0, aos 28’. Rafinha completando de cabeça um bom cruzamento de Alemão, pela direita. Dois gols?  Fazia tempo!  Comemoração total. Ufa!

   O Confiança já parecia um time entregue, sem forças para reagir, mas com o placar favorável os rubro-negros passaram a jogar mais fechados, apostando na retomada de bola e contragolpes em velocidade. Os visitante se assanharam, foram pra cima, mas sem poder de definição.  Aos 44’, uma boa intervenção do goleiro Gianezini evitou mais um tento rubro-negro.

 - Gol! 3 x 0, aos 45’, Rafinha, após um bom contragolpe armado por Eduardo, enfiando na direita para Roberto, em alta velocidade o avante chegou ao fundo e o cruzamento saiu, a zaga sergipana não resolveu e Rafinha emplacou.

  Um primeiro tempo eficiente do Leão, que teve o controle do meio campo (Eduardo e Dionísio não podem ficar de fora), mais posse de bola e êxito nas finalizações. Um bom placar (3 x 0), como há muito não acontecia.   

 *

 O treinador Felipe trocou três no intervalo, buscando uma reação. O Leão encolhido, na moita, administrando. Se o adversário se abrir... leva outra patada.

 - Aos min Lucas Arcanjo fez grande defesa, evitando gol sergipano. Na resposta, Dionísio fez grande jogada e Rafinha finalizou, goleiro já vencido, Rafael tirou em cima da linha. Por volta dos 20’, substituições dos dois lados; o Confiança tentando ainda alguma coisa e o Rubro-negro já poupando e pondo sangue novo para manter a pegada, a marcação e garantir o resultado.

 Com o tempo rolando, o ritmo foi caindo, o jogo mais morno, os sergipanos só tentando chute de longa distância, quase todos fora do alvo, e algumas bolas alçadas; o Vitória na dele, já sem forçar muito na frente, gastando tempo, alguns contra-ataques. Trinta, 40 minutos e raros lances de área. Uma segunda etapa sem grandes emoções. Bom resultado, enfim.

*

Destaques para lampejos dos laterais Alemão e Sanches, a lucidez de Eduardo, a evolução de Dionísio, os dois gols de Rafinha.

*

Escalações

- Vitória : Lucas Arcanjo, Alemão, Alan Santos, Marco Antonio e Lazaroni (Sanches); Leo Gomes, Eduardo, Santiago e Dionísio; Rafinha e Roberto (Alison Santos, João Pedro, Tréllez e Danilo Cardoso). Treinador, Fabiano Soares.

 - Confiança do treinador Felipe Loureiro (aquele habilidoso lateral canhoto do Vasco): Gianezini, Gustavo Cascardo, Rafael, Nirley e Rai; Bruno, Parrudo, Baggio e Ítalo Melo; Pedro Oliveira e Mateuzinho (Gorne, Tatá Vitor, Agra, Adalto).

 - Arbitragem gaúcha, sem VAR, com Rafael Klein no apito.

*

 Na próxima rodada o Vitória joga no interior da Paraíba, contra o Campinense. Dia 28, sábado, às 19h.

**

 Série B

 - Com uma mão da arbitragem, que expulsou jogador maranhense aos 25 minutos, o Cruzeiro venceu em casa (2 x 0) o Sampaio Corrêa e voltou à liderança da Segundona, com 19 pontos ganhos.  O Bahia é o segundo, com 13, seguido pelo Sport Recife (15) e Vasco da Gama (14) – os 4  primeiros.

   O Bahia joga pela 9ª rodada contra o Tombense/MG, no interior mineiro, na sexta-feira, dia 27, às 19h.

 - Pela Série A, o Corínthians, em casa, empatou (1 x 1) com o São Paulo e manteve a liderança da competição, com 14 pontos ganhos. Na sequência, São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Botafogo com 12 pontos.

  - No outro jogo da tarde de domingo (Série A), o Fortaleza perdeu mais uma em casa (0 x 1) para o Fluminense. O Campeão cearense é o lanterna, tem apenas um ponto.  

**

 Domingo festeiro na Europa

- Num jogo emocionante, de virada (3 x 2), o Manchester City venceu o Aston Vila, em casa, e sagrou-se Campeão da Inglaterra, com o gramado invadido pelos torcedores no final. O time do vitorioso Guardiola perdia o jogo (2 x 0) até os 37 minutos do tempo final, o título praticamente perdido porque o Liverpool vencia (3 x 1) e estava com as mãos na taça, mas...   No time campeão jogam os brasileiros Fernandinho, o goleiro Ederson e o avante Gabriel Jesus. City campeão, merecidamente, porque tem um conjunto afinado e joga bonito.  O meio-campista De Bruyne foi escolhido O Craque da competição.

 - Na Itália, o Milan levou a taça, depois de anos de preponderância do Juventus. É o 19º título do rubro-negro de Milão.

 - No próximo sábado, em Paris, sai o grande Campeão da Champions League, o maior torneio de clubes do planeta:  Real Madrid x Liverpool.

     Muitos brasileiros em campo: Casemiro, Militão, Rodrygo e Mini Junior pelo Real;  Fabinho, o goleiro Alisson e o avante Firmino pelo Liverpool.

**

 Obs: O jogador brasileiro cai demais, fala/chia, simula mais do que joga. E os sopradores de apito permitem, não punem, e assim estimulam. Antijogo puro. Sujo.