sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NA CHUVA BAHIA VENCE E LEÃO ARRANCA EMPATE

Pena que as arquibancadas continuam com espaço sobrando.
27/01/2020 às 13:04

  Bons jogos pelo Baianão na segunda rodada, mesmo com a chuvarada em Salvador, em Feira de Santana e Riachão de Jecuípe.

  O Bahia, em Pituaçu, atropelou o Vitória da Conquista (2 x 0); o Leão rubro-negro, em Feira, arrancou um empate contra os Touros do Sertão com gol já nos acréscimos e um atleta a menos em campo (2 x 2); O jogo Jacuipense e Bahia de Feira chegou a ser suspenso no intervalo, o campo alagado (2 x 1 para a equipe da casa).  Muita dinâmica, correria e vontade em campo.

  Pena que as arquibancadas continuam com espaço sobrando.  

**

Pituaçu

 Antes de a bola rolar ...  O tempo nublado, ameaça de chuva e um público diminuto.  O Tricolor de camisetas brancas; o time de Conquista de camisa verde.  Primeiro jogo do veterano Nonato (de cabelos louros), 40 anos, contra o Bahia, o time em que foi ídolo, artilheiro, e que o projetou nacionalmente.  

 - O treinador Roger Machado presente, de olho na meninada.

 - Mal começou o baba e o Bahia abriu o placar. Ramon levantou da direita, cobrando falta, o zagueiro Ignácio disputou com o goleiro e a bola sobrou na praia para o lateral Lepo, que não perdoou: 1 x 0,  com 1’30”.

 - Aos 4’, o mesmo Lepo encheu o pé da meia lua, livre, mas errou o alvo. O Tricolor começou em alta velocidade, atacando. Aos 10’, depois de uma saída em falso do goleiro Clauss, Nonato empurrou para as redes, mas a arbitragem anotou a falta (empurrão) do experiente atacante num zagueiro tricolor.  

  - O Bahia, melhor em campo, ampliou o placar aos 28’, num belo chute rasteiro e colocado de Gustavo, da entrada da área: 2 x 0.  

  O Esquadrão impôs ritmo forte, fazendo bom jogo coletivo, e teve o controle das ações na primeira etapa. Daí, a chuva caiu com vontade, com trovoadas, encharcando o gramado e deixando o jogo mais cadenciado, truncado.

  *

  -  Sob trovões, a segunda etapa começou, com o gramado já pesado. A equipe do interior adiantou a marcação, tentando igualar o jogo, enquanto o Bahia valorizava a posse de bola, a troca de passes, mantendo o controle da partida.

  - Aos 13’, em boa trama, Saldanha bateu da esquerda, o goleiro triscou e a bola explodiu na trave; na sobra a defesa conquistense se safou.  

  - Momento único ! Aos 20’, saiu Nonato (aplaudido pela torcida, ficou emocionado) entrou Tatu no Vitória da Conquista. No Tricolor, Alison substituiu Esteves.

- Aos 30’, num contragolpe, Gustavo deu um chapéu no goleiro e tentou o golaço mas Silvio salvou em cima da linha; Dois minutos depois, Saldanha chutou da entrada da área triscando no pé da trave. Aos 35’, após jogada de ponta de Alison, na esquerda, Gustavo e Saldanha perderam o gol, na pequena área.  Por detalhes o placar não foi ampliado.

 *

Escalações

- Bahia : Clauss, Lepo, Ignácio, Alemão e Mayk; Edson, Ramon (Fecim) e Artur Resende (Caio); Gustavo, Esteves (Alison) e Saldanha.  Técnico: Dado Cavalcanti.

- Vitória da Conquista : Lupitinha, Roni, Rhamon, Sílvio e Otávio; Felipe (Danúbio), Fagner, Dinda e Carlinhos;  Nonato (Tatu) e Rafael. Técnico, Elias Borges.

 No apito, Edinaldo Ribeiro.

*

  Destaques  

  Boas atuações de Lepo e Mayk; o miolo de zaga seguro. Edson, Ramon, Artur Rezende mostram qualidade no meio campo. Gustavo foi o  mais insinuante na frente.  

 

**

 Joia da Princesa

- Chuva forte em Feira de Santana, todo tempo, e quase ninguém nas arquibancadas (pelo boletim, menos de mil pagantes). O Leão de padrão rubro-negro e o Flu de beca tricolor. Gramado bonito, bem cuidado, suportando bem a chuvarada.

- Um começo de jogo veloz, ofensivo, intenso, dos dois lados. Aos 7’, 1 x 0 Fluminense: bola cruzada da direita e o apoiador Heleno subiu livre de marcação no meio da zaga, testando e abrindo o marcador.

 - Com o relógio andando e o Flu na frente do placar, os Touros arrefeceram o ritmo. O  Leão encarou, forçando. Equilíbrio de ações. Aos 23’, Guto meteu um balaço na trave rubro-negra, mas na sequência ...

  - O Vitória empatou aos 24 ‘, após boa cobrança de escanteio por Nickson; depois de uma cabeçada na trave, Gabriel Bispo empurrou para as redes, empatando: 1 x 1.

   Uma primeira etapa igual, empate justo.    

*

  - O Flu voltou dos vestiários com mais apetite, querendo o triunfo em casa. O Leão se segurando, apostando no contragolpe veloz. Os touros em cima.  Gramado bem encharcado, chuva contínua.  

  - Aos 21’, o árbitro Pombo viu pênalti de Dedé numa jogada embrulhada com o atacante Hanrique. Os rubro-negros chiaram.

   Gol ! Henrique cobrou a penalidade, o goleiro Lucas Arcanjo rebateu, mas o atacante completou. 2 x 1 Fluminense. Os Touros mais acesos.

  - Aos 39’, Tico entrou livre, driblando e, de cara, chutou pra fora. Quase o terceiro do  Flu.  Mas, quem não faz ... 

 - Aos 46’, já nos acréscimos, o Leão achou o empate, numa bola chuveirada da direita, a defesa de Feira cochilou e Eron pegou bem, de primeira, perna direita, empatando a partida (2 x 2), quando o Fluminense tinha um atleta a mais em campo e pensava ter o jogo sob controle. O Touro cochilou, foi castigado no final. Um prêmio também ao esforço da garotada.    

*

Escalações

- Vitória: Lucas Arcanjo, Welisson, Dedé,  Nuno e Leo; Figueiredo, Bispo (Renzo, que foi expulso aos 37’) e Nickson (Luan); Santiago (Negueba), Eron e Caíque Souza.  Treinador, Agnaldo Liz.

- Flu de Feira: Rodolfo, Caíque, Brenner, Guto e Ral; Aragão, Heleno (Clayton Domingues), Xandy e Granja; Nicácio (Henrique) e Kel (Tico).  Treinador, Edu Silva.

 No apito, Diego Pombo.

*

Destaques

A entrega coletiva dos Leões, o gol de Eron.  No Flu, Heleno e Guto se sobressaíram.

 

**

Outros jogos da IIª rodada :

- Jacobina 1 x 1 Juazeirense; Jacuipense 2 x 1 Bahia de Feira (sob um temporal, o gramado alagou, a partida foi interrompida no intervalo por alguns minutos);

 Doce Mel 1 x 2 Atlético de Alagoinhas.

*

 - O Juazeirense já demitiu seu treinador, Vladimir de Jesus, na segunda rodada, depois de dois empates de 1 x 1, contra o Bahia em casa e Jacobina (fora).  

**

Rodada III, na quarta-feira

- Vitória x Juazeirense; Atlético x Vitoria da Conquista; Jacuipense x Doce Mel;

Jacobina x Fluminense de Feira; Bahia de Feira x Bahia.

 

**

  Nordestão

  Na terça-feira, dia 28, à noite (20h), o time titular do Bahia recebe o Imperatriz do Maranhão, em Pituaçu,  

  O Vitória joga no sábado, pela segunda rodada, em Recife, contra o Sport.

 

**