Prepare seu coração, emoções à vista com a bola quicando, de novo, nos gramados baianos. Nesta quarta-feira à noite começa a temporada de futebol para os clubes baianos, numa rodada de abertura cheia.
- Bahia e Vitória disputam o Baianão com equipes, apostando em atletas com idade abaixo de 23 anos, caras novas mescladas com crias da casa, garotos das divisões de base. Agnaldo Liz comanda o Leão e Dado Cavalcanti está à frente do Esquadrão.
- O Vitória vai a campo primeiro; recebe o Jacobina, treinado pelo manhoso e competente Arnaldo Lira, às 19h30, no Barradão. O Tricolor fecha a rodada de abertura às 21h30, no Adauto Moraes, contra o destemido Juazeirense, o time das carrancas do rio São Francisco.
*
- No mais, três jogos às 20h30: Bahia de Feira x Doce Mel (estreante); Atlético de Alagoinhas contra o Fluminense de Feira, e Vitória da Conquista x Jacuipense.
- Torcemos por boas arbitragens e que os gramados estejam em condições decentes, que permitam confrontos com qualidade técnica suportável, a bola rolando.
- Os times do interior esperam surpreender, disputar o título, até porque a dupla BaVi, geralmente os papões, compete este ano com equipes secundárias, elencos de aspirantes. Vão pra cima ‘de com força’, e com vontade.
**
Nordestão prioridade
As equipes principais de Bahia e Vitória, treinadas por Geninho e Roger Machado, Já recheadas e reforçadas com atletas recém contratados, estreiam no fim de semana, sábado às 16h, pela Copa do Nordeste.
- O Tricolor joga fora de casa, em Recife, contra a Cobra Coral, o Santa Cruz. O Leão, no Barradão, contra o Fortaleza de Rogério Ceni, o atual Campeão do Nordeste. Os torcedores na expectativa sobre as equipes, a formação, escalação, novos contratados, desempenho ...
Em jogo, na competição, a ‘Lampions League’, está a hegemonia do futebol nordestino, hoje com os cearenses. Fortaleza e Ceará na ponta, saem na frente.
**
O Pré-Olímpíco
A seleção brasileira sub-23 estreou na noite de domingo, na cidade de Armênia/Colômbia, e quase entalou-se com um Peru pequeno. Venceu por 1 x 0 a seleção peruana com um gol de Paulinho no finalzinho do primeiro tempo, quando dominou as ações e abusou de um totó improdutivo pra lá e pra cá, mas levou um sufocou na segunda etapa. Faltaram pernas, fôlego ou sobrou soberba, a moçada de salto alto? Observamos muita pose, muita firula e pouca objetividade.
- Gostamos, de vera, do apoiador Bruno Guimarães, disparado o melhor em campo; e do zagueiro magrelo Bambu, seguro e com boa saída de bola. Os garotos (sub-23) do Brasil vão ter de jogar com muito mais afinco para vencer o Uruguai, próximo adversário, nesta quarta-feira à noite.
- Os uruguaios venceram (1 x 0) os Paraguaios, na abertura do Grupo B (que tem Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia e Uruguai).
- Pelo Grupo A, a boa Argentina ganhou da Colômbia, dona da casa, por 2 x 1, de virada. E o Chile meteu 2 x 0 no Equador. Nesse grupo tem ainda a Venezuela.
- Dos 5 de cada grupo classificam-se os dois primeiros, que vão disputar num quadrangular final as duas vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos do Japão, em Agosto. O Brasil é o atual Campeão Olímpico, título conquistado em gramados brasileiros (2016) com Neymar ainda brilhando.
**
Finais da Copinha
A Copa São Paulo de Junior entrou na reta final. Classificaram-se para as semifinais quatro equipes, duas do Rio Grande do Sul e duas de São Paulo. Eis os confrontos já definidos:
Corínthians x Internacional ; Grêmio x Oeste. A final acontece domingo, dia 26.
De modo surpreendente, sobraram o São Paulo (atual campeão), o Vasco (vice), o bom time do Santos e o Palmeiras. Até porque futebol se ganha em campo, na bola, sem ‘xurumelas’.
**
E vamo que vamo, é só o começo. O ano de 2020 promete.