Um público pequeno; Ingressos caros, noite invernosa de sexta, feriadão de São João ..
Numa partida tecnicamente frágil, mais brigada do que bem jogada, o Chile derrotou o vizinho Equador por 2 x 1, chegou a seis pontos ganhos em dois jogos e assim classificou-se antecipadamente para disputar as oitavas de final da competição. Na rodada derradeira enfrenta o Uruguai e decidem aí o primeiro lugar no Grupo C.
*
- Equador 1 x 2 Chile, na Fonte Nova, pelo Grupo C, fechando a segunda rodada.
Um público pequeno; Ingressos caros, noite invernosa de sexta, feriadão de São João ...
Chilenos em maioria nas arquibancadas.
- O Chile, atual bi-campeão da competição, com atletas mais conhecidos, mais rodados e mais caros: o goleiro Arias, o veteraníssimo Medel; os laterais Islas e Beausejour; Vidal, Aranguiz e Pulgar no meio-campo; Sanchez e Vargas na frente.
- No Equador, o goleirão Dominguez, compridão; o zagueiro Arboleda, que atua no Sâo Paulo; Orenjuela, Mena, Valência, Romário Ibarra ...
- Arbitragem argentina, com pedigree: Lousteau (filho de um árbitro famoso, século passado). Equador e Chile são vizinhos, lá do outro lado, no litoral do Pacífico. Rivalidade natural em campo, pois.
*
Com a bola rolando ...
A partida começou em ritmo compassado, mas pegada, marcação dura, faltosa. O Chile, uma equipe mais tarimbada, melhor entrosada, com a iniciativa, atuando na ofensiva.
- Gol ! Chile, 1 x o, Fuenzalida finalizou forte, de direita, rasteiro e no cantinho, definindo uma rebatida mal feita da defensiva equatoriana após cobrança de escanteio. Aos 8 minutos.
O Chile era melhor, mas ...
- Aos 24’,o árbitro pegou um pênalti do goleiro Arias, pegando o pé do atacante equatoriano numa bola dividida com o avante Ibarra, lançado em profundidade num contragolpe. Nem precisou de VAR.
- Gol ! O Equador empata, 1 x 0; Valência cobrando a penalidade forte, no meio do gol. Aos 26’.
- O tento estabeleceu um equilíbrio de ações no gramado. Muita disputa no corpo-a-corpo pela bola. Os chilenos trocam mais passes, os vizinhos do norte esticando os passes, pondo correria,
- Um primeiro tempo mais disputado, guerreado do que técnico. Empate justo.
*
- A partida recomeçou ainda encardida, equilibrada, porém ...
- Gol ! 2 x 1 Chile, aos 5 min. Alexis Sanches pegando bem, de primeira, do lado esquerdo, uma bola mal cortada pela zaga adversária, após cobrança de escanteio pelo alto.
- Ritmo travado, muitas faltas dos dois lados, passes errados e rara sequência de boas jogadas. Aos 18’, Pulgar testou bem abola alçada da direita, em cobrança de escanteio, mas o goleirão Domingues salvou, espalmando.
- Com o placar favorável, a equipe chile retraiu-se, deixou mais a posse de bola com o adversário e apostou nos contragolpes. O Equador avançou suas linhas mas não penetrava, não chutava.
- Uma expulsão do lado equatoriano já aos 44’, por jogada violenta. E nada de mais aconteceu. Jogo fraco. Uma vitória chilena, sem brilho.
**
RODADA DECISIVA:
Neste sábado, 22jun, a Seleção Brasileira abre a terceira e decisiva rodada da competição enfrentando o Perú, na Arena Corínthians. Às 16h.
No mesmo horário, pelo mesmo grupo A, no Mineirão, enfrentam-se Venezuela e Bolívia.
Brasil e Perú com quatro pontos e ainda a Venezuela com dois têm chances de classificação. Só dois seguem adiante, vão para as oitavas de final da competição.
*
Domingo, pelo Grupo B, às 16 h, jogam Catar x Argentina na Arena Grêmio; na Fonte Nova, no mesmo horário, jogam Colômbia x Paraguai; perspectiva de um bom jogo, então.