Torcedor do Bahia compareceu em massa a Arena Fonte para ver 1x0 no SP
O Tricolor Baiano derrotou mais uma vez o São Paulo, desta vez em casa, e está classificado para as quartas-de-final da Copa do Brasil. O time paulista está fora.
A equipe de Roger Machado fez uma partida inteligente e mostrou-se amadurecida para suportar a pressão e o desespero do adversário, explorando contragolpes rápidos. Ótimo resultado.
*
Bahia 1 x 0 São Paulo, Fonte Nova, noite outonal de quarta, mais de 38 mil tricolores nas arquibancadas. Beleza !
Com a bola rolando
O Bahia começou bem arrumado, marcando na frente, atacando, impondo-se. Jogo veloz, muitas divididas no meio campo. Poucos lances de área.
Aos 21’,Gilberto fez ótima arrancada, levou a zaga, entrou de frente mas não conseguiu finalizar bem e o goleiro Volpi ficou com a bola. O Bahia melhor.
Só depois dos 30’ o São Paulo chegou, levantando bolas na área tricolor. Numa delas, aos 35’, após rebatida da zaga baiana, Helinho pegou um chute forte, de longe, carimbando o travessão de Douglas. O Bahia respondeu, aos 37’, também com um chute longo que Volpi encaixou bem. Equilíbrio. Aos 48’,após cobrança de escanteio, Arboleda ganhou no alto mas a cabeçada cobriu o travessão.
O Bahia fez um jogo inteligente, na primeira etapa. Dominou até os 30’, teve ótima chance com Gilberto, cedeu espaços, e o time paulista assustou em duas oportunidades, a principal delas num chutaço no travessão. Esse resultado, o empate, daria a classificação ao Esquadrão de Aço.
*
O tricolor paulista voltou dos vestiários com Pato no lugar de Éverton. Fogoso, foi pra cima, forçando, tentando acuar o Bahia no campo defensivo baiano. O Bahia marcando muito atrás, fazendo duas linhas de quatro. Mas aos 3 minutos, Gilberto puxou um contragolpe e lançou Artur nas costas da zaga; o chute saiu forte mas em cima do goleiro Volpi.
- Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 8 minutos. Contragolpe mortal puxado por Artur que enfiou para Ernando, livre no meio da zaga, encarando o goleiro e desviando para as redes. Incendiou as arquibancadas.
O veterano Nenê substituiu o garoto Helinho aos 18min. Cuca tentando de tudo. O Bahia de Roger suportando bem, fechadinho e apostando no contragolpe para matar o jogo. Mas o São Paulo estava vivo, brigando. Roger trocou Élber por Arthur Caíke, aos 25’. O São Paulo rondava mas não conseguia penetrar, não finalizava.
Roger troca, aos 35’, Douglas Augusto por Flávio. Mais fôlego na marcação pelo meio campo. Aos 38’, saiu Gilberto e entrou Fernandão. O Bahia só administrou até o apito final do árbitro, aos 47’. Festa tricolor nas arquibancadas e foguetes, festejos ruas afora pela cidade.
Destaques
Ótimo jogo defensivo da equipe de Roger Machado. A linha de zaga, os laterais, o trio de meio campo. Muito bem Élber, Rogério e melhor ainda o garoto Artur. Ernando pela seriedade atrás e pelo gol de atacante. Uma equipe mais amadurecida.
*
Ficha Técnica
Bahia – Douglas, Nino, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Douglas Augusto (Flávio), Élton ; Élber (A Caike), Gilberto (Fernandão) e Artur. Treinador, Roger Machado.
São Paulo – Volpi, Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson (Igor Gomes), Tchê-Tchê e Hernandes; Helinho (Nenê), Toró e Éverton (Pato). Treinador, Cuca.
No apito, Marcelo de Lima Henrique (RJ).
**
Fortaleza Campeão do Nordeste !
Botafogo (PB) 0 x 1 Fortaleza, em João Pessoa, noite chuvosa, festa cearense. O Fortaleza já tinha vencido o primeiro confronto (1 x 0, no Ceará) e ampliou sua vantagem logo no começo da partida final decisiva do Nordestão 2019.
Aos 4 minutos, o zagueiro do Botafogo carimbou um companheiro quando tentava limpar a área e a bola, no repique, sobrou na praia para Wellington Paulista fazer o gol do triunfo e do título. É o terceiro titulo do treinador Rogério Ceni à frente do tricolor cearense. Belo trabalho.
*
Deu Chelsea
No clássico londrino decidindo a Liga Europa, na tarde dessa quarta, o Chelsea de Hazard, David Luiz, William ... enfiou 4 x 1 no Arsenal e sagrou-se Campeão. A partida, única, foi na cidade de Baku, capital do Azerbaijão. O craque Hazard, de saída para o Real Madrid, fez dois.
*
Abelão deixa Mengão
Trairado por alguns atletas e dirigentes, vaiado por parte da torcida, Abel Braga decidiu cair fora da Gávea, ninho de urubus. O treinador descobriu que a diretoria (?) do clube já estava negociando às suas costas com o técnico português Jorge Jesus. Abelão achou sacanagem. Aqui derrubam treinador mesmo com o time vencendo, disputando Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Sujeira, atraso também no futebol.
*
Copa dos Campeões
No sábado, dia 1 de junho, à tarde, em Madrid, a decisão da Champions League, em outro grande clássico inglês: - Liverpool x Totthenham. Final em jogão único.
*
Bahia em Pituaçu
Nesse mesmo sábado, 1 junho, à noite, tem Bahia x Grêmio valendo pelo Brasileirão Série A. O jogo é no Estádio de Pituaçu.
A Fonte Nova já está sob comando da Conmebol, sendo preparada para Copa América, que começa dia 14. Lá, dia 15, tem Colômbia x Argentina, com Messi e tudo. Dia 18, Brasil x Venezuela.