No dia em que o torcedor comemorava os 120 anos de fundação do Esporte Clube Victória, o time em campo caiu de virada, 3x2, para o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, fazendo uma partida sem brilho, com muitos erros defensivos e de passes na saída de bola.
Abriu o placar mas permitiu o empate ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa deu branco e levou dois gols antes dos dez minutos. Brigou, tentou mas mostrou pouca ou nenhuma evolução técnica, coletiva.
Com apenas 3 pontos ganhos, o rubro-negro está na 12ª colocação, finda a terceira rodada da competição. Duas partidas fora de casa e duas derrotas.
*
Com a bola rolando ...
- Com pouco mais de um minuto, um susto: numa cobrança de falta, na intermediária, alçada, o becão Ferreira, do Bugre, subiu mais que a zaga do Leão e Caíque salvou a testada, tapeando a bola pra escanteio.
Jogo equilibrado, as duas equipes tentando por a bola no chão, trocar passes. Marcação forte no meio campo. A equipe da casa, cobrado pela torcida, buscando impor o mando de campo, postado mais à frente.
- Gol ! 1 x 0 Vitória. Lambança do goleiro Giovanni com Xandão, o zagueiro vacilou, Felipe Garcia dividiu dentro da área adversária e a bola sobrou limpa para Neto Baiano desencantar, enfim. Aos 29 minutos.
A partida vai ficando dura, faltosa, truncada. Quente.
- Gol ! 1 x 1, Diego Cardoso, de costas, com a colaboração do goleiro Caíque que saiu mal na bola alçada na sua pequena área. Soltou a bola e reclamou de uma falta que o árbitro não viu. Aos 35 min.
Aos 47’ , quase chegou o Bugre. A bola enfiada por Artur nas costas da zaga baiana e o avante Diego Cardoso dividiu no chão com Caíque; deu escanteio. E foi só na primeira etapa.
*
Empate justo. Os dois gols saíram de erros individuais bisonhos: do zagueiro Xandão, de um lado, e do goleiro Caíque do outro.
*
Mesmo panorama em campo na volta dos vestiários. Logo aos 3 min Caíque voou alto para tirar uma bola matreira no ângulo superior esquerdo, um chute de longe do meia Artur. Aos 6’, o lateral Mateus Rocha respondeu, também com um chute largo, para defesa de Giovanni.
- Gol ! 2 x 1 Guarani, Mateusinho. Jogada pela esquerda, cruzamento rasante, Capa cortou muito mal, nos pés do atacante, soltinho. Bateu forte, definiu, aos 7 min.
Os rubro-negros ficaram atordoados, errando tudo.
- Gol ! 3 x 1, Guarani. A defensiva baiana perdida, a bola passeado pra lá e pra cá na área, erros infantis, e terminou com Mateusinho ajeitando para o chute forte de Artur que desviou na perna de Victor Ramos e matou Caíque. Aos 9 minutos.
Complicou. Um começo de segundo tempo desastrado dos visitantes. Só com os ponteiros correndo os atletas rubro-negros foram aos poucos equilibrando, conseguindo também jogar, atacar, alçando bolas na área adversária; mais volume mas nada de finalizações. Aperta mas não chuta.
O Leão luta, o Bugre na tocaia. E o tempo passando. Aos 37’, Inácio cobrou uma falta com violência para outra elástica defesa de Caíque, espalmando bem.
- Gol ! 3 x 2 , Vitória. Éverton Sena, de cabeça, antecipando-se bem ao zagueiro campineiro em uma bola alçada da direita por Nickson. Aos 45 minutos.
A pressão rendeu, mas o tempo acabou.
*
Destaques
No Bugre, o lateral Lenon evolui bem. O meia Artur é o mais criativo e o avante Mateusinho dá trabalho.
O Leão continua com sérios problemas defensivos, no alto e no chão. Caíque fez boas defesas mas não pode levar um gol como aquele primeiro, bola alta, ele com 1m96 de altura.
**
*
Ficha técnica:
- Guarani (Campinas/SP): Giovanni, Lenon, Ferreira, Xandão e Inácio; Deivid, Ricardinho e Artur; Mateusinho (David Souza), Diego Cardoso e Éder Luis (Felipe Amorim). Técnico, Vinícius Eutrópio (no banco, Evandro Guimarães, o auxiliar).
- Vitória : Caíque, Matheus Rocha, Éverton Sena, Victor Ramos e Capa; Leo Gomes (Rodrigo Andrade), Gabriel Bispo e Andrigo (Nickson); Ruan Levine, Neto Baiano e Felipe Garcia (Ítalo). Treinador, Cláudio Tencati.
No apito, Felipe Fernandes de Lima (MG)
*
Já pela quarta rodada, o Vitória recebe o São Bento (SP) no Barradão, sábado à noite.
*