Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SELEÇÃO APROVADA NO TESTE FINAL 3X0 na Áustria

Brasil joga bem contra a Áustria e embalou equipe no segundo tempo
10/06/2018 às 13:42

Brasil 3x0 Austria
Foto: CBF

  Uma equipe que passa confiança essa de Tite. No derradeiro apronto, amistoso contra a Áustria em Viena, mesmo sem acelerar e evitando as jogadas mais duras, a Seleção venceu bem (3 x 0), sobrou em campo, mostrou um bom padrão de jogo e dá esperanças de uma boa campanha na Rússia. Quem sabe o hexa?

*

   Com a bola rolando

   A equipe de Tite enfrentou muitas dificuldades no começo para conseguir articular as jogadas, com o time austríaco marcando forte e ocupando os espaços desde o campo brasileiro. Quando está atacado, os 10 na defesa. A Suíça, primeiro adversário brasileiro na Copa, joga assim.  Mas, aos poucos ... 

  Já aos 7 minutos, Willam rolou da direita para o meio e Cassemiro despejou um petardo de longe que bateu na rede, por fora.  Aos 17’, primeiro chute de Neymar em gol, de fora da área, nas mãos do goleiro.  A Áustria assustou aos 21’, numa finalização da frente da pequena área que cobriu o travessão; marcação falha do nosso miolo de defesa. Aos 24’, jogada pessoal de Coutinho e um chute rasteiro, no cantinho, que o goleiro espalmou no rodapé. Aos 34’, Neymar cobrou escanteio e Thiago testou forte, fora. Um minuto depois, Paulinho pegou uma bola espirrada, na esquerda e bateu cruzado; no desvio da zaga, raspou o poste.

- Gol !  1 x 0 Brasil, Gabriel Jesus. Marcelo bateu firme da intermediária, a pelota desviou no caminho e sobrou para o avante, pela esquerda, já na área, em posição de impedimento (?); a arbitragem não deu, ele ajeitou o corpo e bateu de chapa colocado no canto oposto. Aos 36 minutos.

  Aos 39’, Phillipe Coutinho recebeu de Gabriel Jesus na meia lua e fuzilou nas mãos do goleiro.

Mesmo em ritmo de treino, cuidadoso nas divididas, a seleção se impôs, aos poucos dominou as ações no meio campo e atacou, sem sofrer muito defensivamente; bem postada, trocando passes, tendo mais a bola nos pés. O goleiro Álisson apreciou, apenas.   E foi só, na primeira etapa.

*

  Nenhuma mudança feita nos vestiários, no intervalo. O jogo austríaco ficou mais duro, viril e pegado na segunda etapa, causando muita reclamação dos brasileiros. A partir dos 15,  começaram as  mudanças, lado a lado. Treino é treino. Tite trocou Thiago e Cassemiro por Marquinhos e Fernandinho.

  Só aos 16’ a seleção arriscou na meta adversária, em  jogada individual e chute de Coutinho nas mãos do goleiro.

-  Gol !  2 x 0 , Neymar, golaço ! Aos 18 min, recebeu de William na área, deixou o marcador sentado e tocou entre as pernas do goleiro. Só ele.

  Um minuto depois, em rápido contragolpe, William deixou Paulinho de cara, mas o goleirão salvou.   Saíram Marcelo e Gabriel para a entrada de Filipe Luiz e Firmino, aos 22min.

- Gol !  3x 0, Phillipe Coutinho tabelou com Firmino e entrou livre, em velocidade, de cara. Bateu de chapa no canto oposto. Aos 24minutos.

  Aos 28, o mesmo Phillipe Coutinho, bem mais solto na partida, tentou da entrada da área e acertou o travessão, no encaixe onde as corujas dormem.  Tite, na sequência pôs Taison no lugar de Coutinho.  Por volta dos 35’ a Áustria tentou de longe, Álisson trabalhou bem.

Aos 36’, após ótima troca de passes pelo meio, Firmino ficou de cara, livre, mas chutou nas pernas do goleiro, perdeu o quarto.  Aos 37’, saiu Neymar, aplaudidíssimo, entrou Douglas Costa.  

 Rendia mais.

*

 Atuações:

 Álisson – Pouco exigido.

 Danilo – Muita força, marca bem mas é limitado ofensivamente.

 Thiago -  Sem grande problemas, deu conta do recado.

                  Marquinhos entrou em seu lugar, mantendo a qualidade.

 Miranda – Pura tranquilidade.

 Marcelo –  Técnica, poupando-se. Filipe Luiz  o substituiu, sem problemas.

 Cassemiro –  Em plena forma, voando em campo. Fernandinho, bom reserva.

 Paulinho – Um jogador diferenciado na seleção, em todos os lugares do campo, incansável.

 Phillipe Coutinho –  Fez um bom jogo no meio campo, chutou muito, fez um belo gol e meteu uma bola no travessão. Em crescimento.  

                                  Taison, querendo mostrar que é útil.

 William – Mais uma partida em alto nível, buliçoso, criativo, participativo.

 Gabriel Jesus –  A marca de goleador; pega pouco na bola mas incomoda e define.

                             Firmino entrou, perdeu um gol incrível, cara a cara, livre.   

 Neymar – Algumas jogadas de efeito, mas ainda bem longe do que pode e sabe. Sem ritmo, sem tempo de bola, óbvio. Mas fez um golaço, bem a seu estilo, deixando o beque no chão com um drible curto e tocando por baixo do goleiro.

  Foi substituído por Douglas Costa, correndo muito, mostrando-se recuperado da lesão muscular; será muito útil na Copa.    

 Tite, o treinador  – Reclamou muito da arbitragem, visivelmente preocupado com os choques, em não perder nenhum atleta às vésperas da grande competição. Sabe o que quer e sabe exigir dos seus comandados.   

 

*

  Ensinamento básico

  Sem a posse da bola não se joga, apenas se desgasta correndo atrás e vendo o adversário jogar, impor o ritmo.  Daí, é preciso marcar, retomar a bola do adversário, sem descanso.

  “Perdeu a bola, agride. Repito sempre aos atletas. Vocês não gostam de jogar? Para isso precisamos defender. Todos têm de participar das ações de retomar a bola para tê-la nos pés”

(Tite, treinador da Seleção Brasileira)

**

- Brasil em campo agora só na Copa da Rússia, dia 17, domingo próximo, contra a Suíça, uma equipe muito forte defensivamente.

- Amanhã a delegação brasileira já estará  em solo russo, período de ambientação.