Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

MENGÃO VENCE O BAHIA NO MARACA E LIDERA

Bahia e Vitória vão fazendo campanhas neste Brasileirão abaixo da média
31/05/2018 às 18:44

  A apatia ou timidez dos atletas do Bahia na primeira etapa, diante do poderio de mais de 50 mil flamenguistas lotando o Maracanã, permitiram o domínio do rubro-negro e o placar de 2 x 0 construídos nos quatro minutos finais. Só deu Mengo, justo.  Mais ofensivo e melhor em campo no segundo tempo o Bahia lutou, criou. tentou mas não marcou.  

  A equipe não conseguiu vencer uma só partida fora de casa nesse Brasileirão, nem fazer um golzinho sequer. Assim, continua com seus 8 pontos na tabela de classificação e pode acabar essa 8ª rodada de novo entre os quatro últimos, na zona do rebaixamento.      

*

  Bola rolando

  O Tricolor entrou em campo com uma postura defensiva; ou seria mais cautelosa, medrosa? Com uma marcação recuada, no próprio campo, atrás da linha da bola. Claramente optando pelo contragolpe.

  O Flamengo chegou primeiro, com Paquetá batendo forte da intermediária para Anderson espalmar, aos 7’. Na sequência, após cobrança do escanteio, Leo Duarte assustou chutando por cima, a um palmo do travessão. Os cariocas com a bola e o comando das ações. Os baianos como se aceitando o domínio adversário. Só começou a se soltar aos poucos a partir dos 20 minutos.

  Aos 25’, após cobrança de escanteio da esquerda, por pouco a bola não entrou, em perde e ganha na pequena área do Bahia, um tapa do goleiro, toque no travessão, mas prevaleceu no chão o goleiro Anderson.

- Gol ! 1 x 0, Flamengo. Diego, entrou tabelando pelo meio e recebeu de cara, em posição clara de impedimento; o goleiro Ânderson parou estranhamente no lance e meia entrou de bola e tudo, livre, aos 41 minutos.  Abriu-se a porteira, atordoou.

- Gol !, 2 x 0, Paquetá, recebendo em profundidade de Renê, nas costas de Thiago, tocando com classe na saída do goleiro.  Bela jogada coletiva.  Aos 45 min.

  O fato é que na primeira etapa só deu Flamengo. O jogo aconteceu quase todo no campo defensivo do Bahia. O Tricolor até tentou algumas tramas, depois dos 25’, mas chegou muito pouco com perigo, praticamente não chutou no gol adversário.

 

*

  O primeiro chute a gol, de vera, do Bahia, só aconteceu aos 40 segundos da segunda etapa; Ze Rafael exigindo defesa difícil de Diego Alves. O Tricolor mais ofensivo, mais ousado, tentando diminuir. O Flamengo bem agrupado, a trocar passes e valorizar a posse de bola. Uma partida mais igual, então. Jogo aberto e melhor de ver.

  Aos 22’, Diego Alves arrojou-se aos pés de Ze Rafael, após boa tabela pelo meio, salvando o gol tricolor.  Aos 24, foi a vez de João Pedro desbravar e arriscar, de canhota, raspando o poste. Brumado em campo, no lugar de Vinícius. Ao ataque! Depois, Flávio e Allione nos lugares de Regis e Elton.  

 O Bahia bem que chegou mais na área adversária mas o Flamengo sempre perigoso nos contragolpes. Aos 35’, saiu Dourado e entrou Jean Lucas no ataque carioca. Aos 36 minutos, em chutes seguidos, de frente, Ze Rafael e Elber pararam em providenciais defesas do goleirão Diego Alves, de cara. O Bahia pressionou até o final, jogou bem mais na segunda etapa, mas não fez.  

*

  Destaques

 O talento de Paquetá, craque, Vinícius Jr, Éverton Ribeiro, Diego e Diego Alves foram decisivos, fizeram a diferença.

 No Tricolor, bom jogo de J Pedro e Mena, os laterais. A luta e as falhas pontuais do miolo de zaga no gols do rubro-negro, a correria de Elber e o talento individual de Ze Rafael.   

     *

 Ficha técnica:

                         Flamengo - Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte (Thuler), Rhodolfo e Renê; Jonas (Rômulo), Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior; Henrique Dourado. Técnico: Maurício Barbieri... –

                         Bahia - Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Elton;  Gregore, Vinícius e Zé Rafael; Régis e Élber. Técnico: Guto Ferreira.

  No apito: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).

 

   *

   Outros resultados

   Os jogos da 8ª rodada: Vitória 2 x 3 Internacional; Vasco 1 x 0 Paraná;

   Sport 3 x 2 Atlético(MG) ; Chapecoense 2 x 0 Ceará ; São Paulo 3 x 2 Botafogo;

   Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras; Grêmio 0 x 0 Fluminense.

   Ainda na quinta: Corínthians x América (MG), às 18 hs; e Atlético Paranaense x  Santos, às 21 hs, fechando a rodada.  

*

   O domingo

  Pra quem gosta de bola, o próximo domingo promete.  No final da manhã, pela tevê, tem o primeiro amistoso da seleção brasileira de Tite na Europa, em preparação para a Copa da Rússia -  Em Liverpool, contra a Croácia, 11 hs.

  À tarde, na Fonte Nova, o Bahia recebe e boa equipe do Grêmio, atual campeão da Libertadores das Américas. Pelo Brasileirão.

  Na Vila Belmiro, o Vitória encara o Santos.

*

  Está definido: caso passe pelo Vasco (venceu a primeira, 3 x 0, na Fonte), o Bahia enfrentará o Palmeiras, pela Copa do Brasil.