Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRILHA estrela do garoto da 23, Bahia 1x0 Santos

Como nos velhos tempos, brilhou a estrela tricolorida e a torcida, que não arredou o pé, vibrou no final.
21/04/2018 às 19:24

Júnior Brumado marca aos 49 min do segundo tempo
Foto: ECV
 Com um gol do garoto Brumado aos 49 minutos, no último lance da partida, o Bahia derrotou o Santos ( 1 x 0 ) perante 16 mil devotados torcedores nas arquibancadas e somou seus primeiros três pontos no Brasileirão.  Foi um jogo corrido, bem disputado, ofensivo e bom de ver. O Tricolor foi melhor na primeira etapa, mas o Santos chegou mais na segunda etapa.

  Como nos velhos tempos, brilhou a estrela tricolorida e a torcida, que não arredou o pé, vibrou no final.

*

    Tarde de sábado, feriado do 21 de abril (Tiradentes, fundação de Brasília), o  sol clareou depois de dois dias de chuva zangada e o Bahia estreava na Fonte, pela segunda rodada do Brasileirão 2018,  perante a sua torcida.

 *

Bola rolando  

E equipe tricolor começou a todo vapor, marcando o campo inteiro, trocando passes rápidos e dando um calor nos santistas.

  Criou uma chance de gol aos cinco minutos numchute forte de Vinícius que o goleiro Vanderlei rebateu; fez um gol logo depois mas o árbitro marcou falta (?) de Élton no apoiador Álison; aos 9min Nino desbravou pela direita, Vanderlei salvou e no rebote Edigar Junio acertou a trave; e aos 26’, Zé Rafael concluiu para fora uma ótima trama armada por Leo e Edigar.  O Santos chegou assustando aos 23’,numa conclusão para fora do garoto (17 aanos) Rodrygo.

  Depois dos 30, o Bahia afrouxou a marcação e os paulistas equilibraram o jogo, mas pouco chegaram.

  Para se ter ideia do domínio do tricolor, o time criou oito oportunidades de gol,contra apenas duas do Santos.  O goleiro Douglas praticamente não trabalhou.  Primeiro tempo bem jogado, limpo,  ofensivo, bom dever.     

*

  A segunda etapa foi mais equilibrada, o Santos mais incisivo, chegando mais. Mas as defensivas prevaleceram.

  As melhores chances do Bahia aconteceram aos dois minutos, num belo chute de canhota de Ze Rafael que Vanderlei espalmou; e aos 27’, novamente Zé Rafael obrigando Vanderlei a voar e espalmar seu chute, após ótima jogada de Nino.  O time santista perigou mas não foi feliz nas finalizações. Douglas trabalhou menos do outro lado.

  Muitas substituições (no Bahia entraram Regis,Brumado e Alione no lugar de Marco Antonio, Vinícius e Ze Rafael, cansados; no Santos, Bruno Henrique,Pituca e Artur substituíram Rodrygo, Citadini e Sasha), a partida caminhava para o apito final, já nos acréscimos e nada de gol. Um Bahia já sem inspiração,  sem forças e o Santos contente com o empate. Daí ...

- Gol !  1 x 0 Bahia, Brumado, aos 49 minutos, explosão nas arquibancadas. Alione bateu muito mal, rasante, um escanteio da esquerda, Elton antecipou-se e desviou a pelota para o meio da pequena área, onde apareceu, oportunista, o garoto Brumado, para bater de chapa no canto, tirando do goleirão e correndo para  o abraço!

Delírio da galera.  

*

Destaques

Bem o goleiro Douglas, sem falhas o miolo da zaga, correndo muito o lateral Leo e ótima partida de Nino Paraíba.  Élton e Gregore gigantes no desarme. Zé Rafael mais inspirado que Vinícius. Edigar e Marco Antonio deram trabalho e o garoto Brumado foi o iluminado, decisivo.

 No Santos, o goleiro Vanderlei fez defesas salvador; o miolo de zaga com David Brás e Lucas Veríssimo  é seguro e imbatível pelo alto; na frente, o lépido Rodrygo tem muito futuro.

 

*

 Terceira rodada/Brasileirão

 - Bahia x Atlético Paranaense, dia 29, na Fonte Nova, 16 hs

 - América (MG)  x  Vitória, no Independência, Belo Horizonte, segunda-feira, dia 30, às 20 hs    


**

Copa do Brasil

No meio da semana, quarta-feira, dia 25, o Bahia enfrenta o Vasco da Gama e o Vitória encara o Corínthians.  São jogos já pelas oitavas de final da competição.

 
**

Champions

Semifinais definidas:

- Liverpool x  Roma, terça, dia 24 abril

- Bayern Munique x Real Madrid , quarta, dia 24.