Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

CRISTIANO RONALDO é o dono da bola de ouro

Jogo decisivo e importante para o Grêmio no cenário mundial
08/12/2017 às 11:03
Ele é o astro midiático, o cara. Cristiano, o Ronaldo ‘gajo’, CR 7. Uma marca, gol, números, luzes ! Um olho no esférico, outro na tela. Enxuto, esbelto, lustroso, preciso.

- Quero mais um filho e títulos, sonho bater metas, sei fazer golos...

E gols faz com poses, gestos, chutes, dribles, cabeçadas, rompantes, olhares ... cadê a selfie ?! Cristiano Ronaldo significa capacidade, esforço, espetáculo, fortuna, glórias.

Ele sabe que é foco, notícia. Depois de ter sido escolhido ‘melhor do mundo’, por cinco vezes, disse que quer ser o melhor sete vezes, 7 o número da camisa, sete de sorte, sonho. Mais duas temporadas, pois.
No mais, com aquele topete estiloso, ar ‘metro’ que o portuga desfila, estais a querer que o cara não seja marrento? 
**

BA VI em tempo
De eleições 

Sábado tem eleições para eleger o novo presidente do Bahia, o sucessor do relativamente bem sucedido Marcelo Sant’Anna, elogiado pela gestão financeira e criticado no âmbito futebol. Vacilou em contratações e quase borra tudo com a escolha e Jorginho e Preto como treinadores. 

Bellintani, Fernando Jorge, Nelsival Menezes, Abílio Freire, Binha de São Caetano são candidatos. Todos falam em mudanças e investimentos no time de futebol, que é o que o Bahia sempre foi e é, desde a fundação. Um time, a torcida. Futebol é fundamento. Votação na Fonte Nova. 

Eleita, a nova diretoria tem de encarar as festas de fim de ano trabalhando duro para renovar contratos, decidir sobre treinador e diretor de futebol, contratar, recompor o elenco, parcialmente desmantelado com a saída em revoada dos emprestados; afinal, em 2018 o Tricolor tem no calendário o impraticável Baianão, o Nordestão, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Brasileirão. É preciso equipe, planejamento.
**
A eleição no Vitória, marcada em princípio para o dia 13, de Santa Luzia, está embrulhada, com pedidos de impugnação, novas candidaturas, rachas... O time, em campo, pagou caro pelas disputas de poder, derrubadas, renúncias, caminhão de atletas contratados, meia dúzia de diretores e gerentes de futebol, treinadores... neste ano de 2017. 

Essas lambanças todas têm reflexos dentro dos gramados, às vezes os atletas se sentem inseguros e a bola não entra, a torcida pega no pé e...

Eleição direta no tradicionalmente coronelista rubro-negro: disputam um mandato tampão – até dezembro de 2019 – o ex-presidente Raimundo Viana, um ex vice-presidente, Manoel Mattos, o conselheiro Tiago Ruas e o ex-diretor de marketing Ricardo David. As urnas à disposição no Barradão. 
O Vitória quase cai pra Segundona, salvou-se no minuto derradeiro da última rodada, mas entra 2018 com uma base mais sólida que o rival. O atual campeão estadual possui menos atletas emprestados e uma safra melhor de pratas da casa. Mancini ficaria? 
**
Grêmio x Real ? 
Brasileiros, esperamos que o Grêmio Campeão da Libertadores de América enfrente o todo-poderoso Real Madrid, campeão da Europa, na final do Mundial de Clubes da Fifa, em disputa nos Emirados Árabes. 
A equipe, seriamente desfalcada de seu apoiador Artur, já chegou por lá, em Dubai. Mas antes de encarar Crisitano Ronaldo, Marcelo, Sergio Ramos, Modric, Benzema, Cassemiro e cia ... os gaúchos precisam vencer na próxima terça-feira, o ganhador do duelo entre o Casblanca, de Marrocos e o Pachuca, do México. Que o tricolor dos Pampas não dê mole. Uma final contra o Real rende mídia. 
**
Mengão vivo 

Pela final da Copa Sul-Americana o Flamengo levou 2 x 1 em Buenos Aires do bem armado Independientes, num jogo sem incidentes, o que é bem raro no duelo entre brasileiros e argentinos em disputas de futebol. O time carioca abriu o placar no primeiro tempo, com um gol de cabeça do grandalhão Rever (igualzinho ao que ele fez contra o Bahia, pelo Brasileirão), mas recuou e não resistiu ao assédio e futebol coletivo dos ‘hermanos’. 

A decisão será no meio da semana que entra, no Maracanã. O rubro-negro carioca com o apoio das arquibancadas tem condições de virar o placar, mas vai ter dificuldades, vai precisar correr e jogar mais; é final, o seu título de 2017.