A Alemanha, atual campeã mundial, e o Chile, campeão da América do Sul, vão disputar o título da Copa das Confederações 2017, que acontece na Rússia. A partida final será domingo, no belo e moderníssimo estádio (a Arena Zenit) de São Petersburgo, às 15 hs, horário de Brasília.
Alemães se credenciaram a disputar o troféu de campeão na tarde desta quinta-feira, em Sochi, após vencer o México por 4 x 1, com autoridade e muita disciplina tática, mesmo os germânicos atuando com um equipe jovem, relativamente inexperiente.
A partida foi praticamente definida nos primeiros minutos quando o avante Goretska fez dois, completando rápidas tramas coletivas. Os mexicanos só foram ao ataque nos minutos finais da primeira etapa, na pressão. A segunda etapa começou mais equilibrada, mas a Alemanha ampliou para 3 x 0 e não permitiu a reação mexicana. Logo que tomou um gol (3 x 1, num chutaço certeiro de longa distância) foi à frente e liquidou o adversário ( 4 x 1), sem problemas.
*
O Chile, em Kazan, na quarta-feira, derrotou Portugal, o atual campeão europeu, na disputa de tiros diretos da marca do pênalti, depois de um empate sem gols durante os 90 minutos regulamentares e mais 30 min de prorrogação.
O goleiro Bravo defendeu três penalidades cobradas pelos portugueses. Como detalhe, o avante goleador Cristiano Ronaldo, tido como o melhor do mundo, não conseguiu uma só finalização nos mais de 120 minutos de jogo. O Chile foi melhor e chegou e meter duas bolas na trave lusa já na prorrogação.
*
Vai ser um jogaço a final, o enfrentamento de duas escolas. A sul-americana, chilena, de troca de passes e talento individual (Vidal, Alexis Sanches...), versus a tradicional escola alemã, quatro vezes campeã do mundo, forte fisicamente, obstinada e coletivamente eficiente, sempre.
**
E tem o Ba x Vi
Domingo também tem Ba Vi, ou Vitória x Bahia, porque o clássico valendo três pontos pelo Brasileirão 2017 será no Barradão. É vencer ou vencer, ambos estão na zona da degola, a cobrança é alta.
O Bahia tem desfalques na zaga (Lucas Fonseca fora) e no meio campo (Édson suspenso por mais 5 jogos, por causa da troca de cusparadas com Cleber Gladiador no jogo em Curitiba).
No afã de dar uma resposta ao torcedor, agoniado com as derrotas e más atuações da equipe, a diretoria rubro-negra anunciou esta semana a contratação do meia gaúcho Carlos Eduardo, 29 anos, com passagem pelo Flamengo e pelo Galo Mineiro, e que atuava no exterior. Repatriou também, por empréstimo ao Grêmio, o zagueirão ‘xerife’ Wallace, 30 anos, cria do Barradão. Não se sabe ainda se terão condições de atuar no clássico, domingo.
*
Viva São Pedro !