Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA goleia Conquista 5x0 e faz final com Bahia

Vamos ter pela frente uma enxurradas de BAVIs
23/04/2017 às 19:51

Nenhuma zebra, o de sempre: Bahia e Vitória chegam de novo a uma final de Campeonato Baiano. O rubro-negro, dono da melhor campanha na competição, não teve dificuldade em superar o xará de Vitória da Conquista (goleada de 5 x 0 do Leão, na Toca), com quem havia empatado (1 x 1) no primeiro duelo, no Lomantão. 

Assim, preparemo-nos para uma série histórica de quatro Bavis decisivos em 10 dias. Dois pelas semifinais da Copa do Nordeste, já na semana que começa, e mais dois na sequência (dias 3 e 7 de março) pela decisão do Baianão/2017. O rubro-negro joga a derradeira em casa e tem a vantagem de ficar com o título com apenas dois empates. 

**
Leão comeu o Bode 

A partida começou bem equilibrada, com muita disputa no meio campo e poucos lances de área. O Bode do Sudoeste, mesmo na Toca do Leão, encarou a fera, mas ... 

O primeiro chute a gol aconteceu aos 13 min. Cleiton Xavier cruzou rasteiro, de direita, a defesa conquistense cortou mal a bola que sobrou para David, na grande área, livre; o avante e cortou o zagueiro e bateu forte no alto, de cara, abrindo o marcador: 1 x 0 rubro-negro. 

Aos 29 min, bola alçada, subiram dois jogadores do Vitória e um do Conquista na disputa pelo alto e o árbitro Johnn Herbert Alves viu pênalti, muito contestado. Cleiton Xavier cobrou com calma e ampliou: 2 x 0. 

Só aos 40’ o verde e branco do sudoeste assustou, numa cabeçada do veterano zagueiro Sílvio, escorando um escanteio; Fernando Miguel pontuou. Antes de apitar o final do primeiro tempo, morno, o árbitro expulsou o zagueiro Lúcio, do ‘Bode conquistense’, com dois cartões amarelos. Aì... facilitou ainda mais para os donos da casa. 
*
Na hora da merenda, Argel trocou o centroavante André Lima, apagado, por Paulinho; e o treinador Guilhermino Lima recompôs a defensiva, após a expulsão de Lúcio, retirando um avante e colocando Lídio ao lado de Sílvio. 

Logo no primeiro minuto, David arrancou em alta velocidade pela direita, levou a marcação, foi no fundo e rolou para a chegada Paulinho que finalizou, a bola foi rebatida pelo goleiro Rodolfo mas bateu na coxa do lateral Fieta e entrou: Vitóriaa 3 x 0. Aos 18’, Uillian Correia arriscou de longe, um foguete de canhota, acertando o cantinho baixo do goleiro Rodolfo, delineando a goleada: 4 x 0. 

Argel aproveitou para por em campo o meia argentino Dátolo, a maior contratação do clube nesta temporada e que há meses não joga, machucado, e também o lateral Salino, poupando o titular Patrick. E o rubro-negro, dono da bola, foi administrando. Deu tempo para o lateral Géferson fazer o seu, de cabeça, completando aos 43 min um cruzamento de linha de fundo do avante Paulinho: 5 x 0. Massacre ! 
*
BaVi Nordestão

Na quinta-feira à noite tem Vitória x Bahia, no Barradão, primeiro duelo dos baianos valendo pelas semifinais do Nordestão 2017. Casa cheia? Que haja paz dentro e fora do estádio. E que tenhamos uma arbitragem justa. 

*
Já de antenas ligadas no Campeonato Nacional/Série A, que começa agora em maio, a diretoria do Vitória anuncia possíveis reforços: Fabinho, do Inter de Porto Alegre, e o meia Todinho, revelação do Vitória da Conquista. 
*
Estaduais

Com os jogos do final de semana fechados, algumas finais de estaduais estão definidas: 
- Em Sâo Paulo, a Ponte Preta (a Macaca), que derrubou o ‘poderoso’ Palmeiras, vai disputar o título com o Corínthians que empatou com o Sâo Paulo no Itaquerão, domingo: 1 x 1, mas o ‘Timão’ tinha vencido o primeiro confronto no Morumbi. 

- No Rio, o Fluminense, que atropelou o Vasco, disputa o caneco com o Flamengo, que venceu o Botafogo no Maracanã, domingo, por 2 x 1, dois gols de Guerrero. É Fla x Flu.

- Em Pernambuco, a zebra interiorana Salgueiro, que derrubou o Santa Cruz (2 x 0) encara na final o Sport. 
**
PS: Em Madrid, pleno Santiago Bernabeu lotado, o Barcelona sem Neymar venceu o Real Madrid (3 x 2), com dois gols de Messi. Jogaço de bola ! O campeonato espanhol não acabou.