Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA chega a 1ª Divisão se vencer o Bragantino

A estrela do Bahia brilhou mais uma vez
12/11/2016 às 21:05
Com um gol aos 48 minutos (mais um), de Edigar Júnio, o Bahia arrancou um empate contra o tinhoso Luverdense, no norte de Mato Grosso ( 2 x 2 ) e se manteve no G-4, no quarto lugar com 60 pontos ganhos. Agora, basta vencer o Bragantino (SP), sábado próximo, na Fonte Nova, para voltar à Série A em 2017. 

Isso porque o Náutico e o Londrina pararam nos 57 pontos, mas ambos têm um saldo de gols bem inferior ao do tricolor baiano. 

*
O Campeão

Em Goiânia, o Atlético(GO) bateu o Tupi (5 x 3) e sagrou-se por antecipação como o Campeão da Série B, a Segundona 2016, chegando a 68 pontos ganhos, seis a mais do que Vasco e Avaí, ambos com 62, em segundo e terceiro lugar. 
Bola rolando

Foi um jogo emocionante o Luverdense 2 x 2 Bahia, no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, na boca da noite do sábado, muita chuva, gramado bom mas pesado, bola escorregadia, um público acanhado nas arquibancadas e quatro gols. O time da casa tinha sete jogos e sete triunfos em casa nesse returno, em 11º lugar, com 51 pts. 

O Bahia, de camisa tricolor, entrou em campo já ciente de alguns resultados dos concorrentes diretos, jogando com a proposta de se manter entre os quatro primeiros colocados. Talvez por isso, o treinador Guto escalou Feijão, Luis Antonio, Renê Jr e Regis no meio campo, mais fechado, com Hernane e Edigar na frente. 

**
O Jogo começou morno, estudado, muito marcado no meio campo. O Bahia fechadinho, apostando nos contragolpes pelos lados, explorando sobretudo a esquerda com o lateral Moisés. Partida equilibrada, corrida mas sem agressividade, muitos escanteios de lado a lado, bolas alçadas e raras chances de arremate a gol de parte a parte. Os sistemas defensivos prevalecendo. 

Aos 33 minutos, num contragolpe veloz pela esquerda, Jean Patrick pegou um rebote de Muriel (chute forte, rasteiro, colocado, bola molhada) e abriu o placar: 1 x 0 Luverdense. Guto Ferreira logo retirou o apoiador Feijão, substituindo-o pelo velocista Misael. O placar não interessava aos baianos. E o tricolor foi pra cima, fez pressão mas não conseguiu furar o bloqueio mato-grossense. 

O Bahia até teve mais volume de jogo, tramou mais na primeira etapa mas o Luverdense aproveitou a única chance que teve e fez o placar: 1 x 0. É o que conta. 

*
O tricolor baiano já começou a segunda etapa em cima, atacando. E logo aos 2 minutos Renê Jr perdeu um gol incrível cabeceando livre a um metro do goleiro, em cima dele. Aos 3’, Edigar Junio empatou com um belo chute enviesado, rasteiro, da direita, colocado: 1 x 1; passe de Misael. Antes dos 10 minutos, Jean Patrick agrediu Ernane sem bola e foi expulso. Aos 11’ o ataque baiano chegou tramando e Edigar tentou de novo o mesmo canto, mas a bola raspou a trave. Aos 14’ Eduardo tentou, chutou forte da entrada da área mas cobriu o travessão, por pouco. Dois minutos depois Misael carimbou o goleiro. 
E haja chuva ! Só depois dos 25 min o Luverdense começou a sair um pouco da defesa, com sangue novo, arriscando alguns contragolpes. E chegou bem, com rara felicidade, aos 28’, num contragolpe pela esquerda; uma bomba de Macena, Muriel rebateu para frente e Diogo Sodré pegou o rebote de prima, forte, da entrada da grande área, desempatando a partida: 2 x 1. A chance que tiveram ... fizeram o gol. 
Aos 35’, após lambança do goleiro Diogo Silva, Vitor Rangel tentou de primeira e perdeu, fora. O Bahia tentou, fez pressão total mas cadê o gol? O time da casa sempre perigoso no contra-ataque em alta velocidade. 

Aos 44’ , Hernane perdeu a chance do empate, batendo de frente para boa defesa do goleiro Diogo. Blitze do tricolor no final e, aos 48’, Edigar Junior completou na pequena área bom cruzamento de Moisés, da esquerda, empatando : 2 x 2. Olhe a estrela brilhando, de novo! 
Foi, enfim, um resultado mais justo pela luta e dedicação dos atletas baianos, até pelo domínio do tricolor na segunda etapa.
**
Destaques:

O lateral Moisés, o apoiador Renê Junior, o meia Régis, Edigar Junio pela disposição e os dois gols. 
*
O próximo jogo pode ser o da classificação da equipe para a Série A/ 2017: Bahia x Bragantino, sábado, na Fonte Nova. Todos os ingressos já vendidos, mais de 43 mil a gritar Bora Bahêa !!! 

**
Outros resultados:

Bragantino 1 x 2 Vasco; Avaí 3 x 0 Náutico ; Atlético Go 5 x 3 Tupi
Ceará 2 x 3 Vila Nova; Brasil Pelotas 1 x 1 Oeste; Paraná 1 x 2 Criciuma.
Goiás 3 x 2 Joinville; CRB 0 x 1 Paissandu; Londrina 3 x 1 Sampaio Correia.

**


Seleção
- Terça feira, altas horas da noite, tem Seleção Brasileira x Peru, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa 2018/Rússia. Jogo imprevisível, até porque os peruanos cresceram, venceram de goleada (4 x 1 ) o Paraguai, em Assumpção. A equipe de Tite quer manter a invencibilidade, os 100% de aproveitamento com o novo treinador. 
O lateral Marcelo, suspenso, cede lugar a Felipe Luis, pela esquerda.