Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL dá show de bola com trio de ouro 3x0 Argentina

Vitória soberba da seleção brasileira sob comando de Tite
10/11/2016 às 23:13
 Não é comum vencer a Argentina. Ainda mais por um placar folgado de 3 x 0 e com o domínio absoluto sobre o adversário, dando espetáculo na etapa final, sem levar sufoco algum. 

   A equipe de Tite continua invicta e jogando muita bola. Bem postada, defendendo-se bem e atacando com lucidez, objetividade. O coletivo funciona e o brilho individual aparece. 
                                                                            *
   Um triunfo que ganha cores de felicidade porque foi no Mineirão, o primeiro jogo do Brasil no Mineirão depois daquele fatídico 7 x 1 da Alemanha na Copa de 2014, pra esquecer. Mas como? Talvez esqueçamos assim, ganhando, ganhando bem, jogando bola, como um pentacampeão do mundo.
                                                                          ** 
    Antes de a bola rolar, cenas de carinho entre vários jogadores, amigos, e entre os treinadores Tite e Bauza. Esquemas táticos e propostas de jogo parecidas nas duas equipes. 
                                                                         *
Jogo jogado

No começo, muita cautela e respeito entre as duas equipes. 

Aos 6 minutos de jogo o árbitro deu cartão amarelo ao apoiador Fernandinho após uma falta sobre Messi, a quem estava marcando em cima. 

Bola no chão, boa troca de passes lá e cá, disputa boa no meio campo mas até os 22 minutos nenhum chute a gol, nada de chances de gol. Muito igual. Neymar e Messi brilhando em jogadas individuais de efeito e só. 

Primeiro chute foi do apoiador Biglia, da entrada da área, forte, forçando uma destacada defesa do goleiro Álison, espalmando. 

GOL ! - Aos 24’, Phillipe Coutinho recebeu de Neymar, fechou da esquerda para o meio, levou a marcação e bateu forte, pelo alto, abrindo o placar: 1 x 0, belo gol. Na primeira chance o Brasil fez, em feliz jogada individual.

Os ‘hermanos’ foram pra cima, adiantando a marcação, empurrado o time brasileiro para a defesa, encurralando, forçando o erro na saída de bola, provocando faltas, levando perigo. 

Aos 37’, porém, num contragolpe pela direita, Neymar levou a marcação a seu modo e na quina da pequena área bateu entre o goleiro e a trave, a meia altura, acertando o poste.

Aos 41’, pela esquerda, o lateral Más bateu livre, cruzado, mas errou o alvo. 
GOL ! - Aos 45’, numa puxada de contragolpe de Gabriel Jesus, caído pela canhota, Neymar recebeu em profundidade e ... fulminou : 2 x 0.

O Brasil fez 2 x 0 no talento. Os argentinos tiveram mais posse de bola e atacaram mais, sobretudo depois do primeiro gol. A equipe de Tite postou-se mais em seu próprio campo, marcando muito e apostando nas pontadas de contragolpe. Deu-se bem, prevaleceu a capacidade individual. 
*
Os argentinos voltaram dos vestiários com Aguero na frente, substituindo um dos apoiadores, numa proposta ainda mais ofensiva. Mas foi o time brasileiro que chegou, aos 2 minutos em outra ótima arrancada de Neymar pela canhota, cruzando para Gabriel Jesus bater de prima, fora. 

O mesmo desenho do final da primeira etapa. Eles com a bola, mais em cima, buscando um gol de toda forma e nós na espera, apostando nos contra-ataques.

Aos 9 minutos, após boa jogada de Gabriel, Paulinho chegou a driblar o goleiro e, com o gol vazio, bateu fraco na bola e Zabaleta salvou em cima da linha. Incrível o gol perdido. 

Aos 12, Dani Alvez bateu falta forte e com efeito mas o goleirão aparou, tirou de soco. 
GOL ! – O terceiro saiu aos 13 minutos, com Paulinho finalizando na frente da pequena área um passe de Renato Augusto, da linha de fundo, lado direito, após bom cruzamento largo de Marcelo, lá da canhota: 3 x 0.

Perdidos em campo, com três gols no saco e levando um ‘chocolate’ em campo, os argentinos começaram a perder a compostura, chegando mais forte e buscando catimbar, melar o jogo. Não conseguem espaço para penetrar na defensiva amarela. Não finalizam. 

Aos 26, Bauza tirou o apagado Di Maria e pôs Batista, pelo lado esquerdo ofensivo. Aos 36’, Tite substituiu Gabriel Jesus por Firmino. E Douglas Costa no lugar de Phillipe Coutinho.O time canarinho tem a partida sob controle, administra bem e periga, chega mais que o adversário. 

Aos 39’, em boa jogada de fundo de Renato Augusto pela direita, Firmino perde gol feito, e chega atrasado noutra boa oportunidade perdida, logo depois. Aos 42’, em outra boa trama coletiva, quase sai o quarto gol. Os argentinos batidos, entregues, sem força para reagir. Domínio, superioridade absoluta dos brasileiros. 

Muita comemoração dos brasileiros depois do jogo, a arquibancada fazendo festança verde-amarela

**
Grande exibição coletiva, tática e individual da equipe brasileira treinada por Tite. Aplicada. 

A zaga firme, os laterais Daniel e Marcelo esbanjando classe, Paulinho monstruoso, em todos os lugares, bem Renato Augusto, ótimos lampejos de Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus... e Neymar ! Voando, desequilibrando. 

Na Argentina, o melhor, o mais lúcido foi Messi, mesmo bem marcado (Fernandinho no primeiro tempo e Paulinho no segundo), sem espaços. 

**
Com os resultados da rodada, o Brasil é líder , com 24 pontos, seguido pelo Uruguai com 23. Colômbia tem 18, Equador e Chile com 17 pontos ganhos. A Argentina tem 16. 

**
O Brasil enfrenta o Perú, em Lima, na terça-feira. O Perú que venceu fora de casa o Paraguai por 4 x 1.