Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

A ESTRELA BRILHA e o Bahia chega a vice-liderança

É a segunda vez qaue o Bahia não joga bem, mas vence. Que continue assim.
09/11/2016 às 06:00
Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, quando nem o torcedor mais ferrenho esperava, o Bahia venceu o lanterna Sampaio Correia (1 x 0) na noite de terça-feira perante mais de 36 mil torcedores, sofridos e devotados, garantindo a equipe na zona de classificação e mantendo as esperanças da volta à Série A em 2017.

E mais, o autor do gol foi o centroavante Hernane que já tinha desperdiçado duas ou três chances incríveis de marcar e estava sendo vaiado pela torcida pelos seus erros seguidos. A equipe não fez uma boa partida, errou demais, mas o resultado termina apagando qualquer crítica. O torcedor demorou de deixar as arquibancadas e sair do estádio, a comemoração foi para as ruas. 

**
Bahia em segundo

Com os resultados da rodada fechada assim ficou a classificação: Líder e virtual campeão é o Atlético (GO) com 67 pontos ganhos. Com 59 pontos, seguem Bahia, Vasco da Gama e Avaí. O Bahia em segundo pelo saldo de gols. O Náutico tem 57 pontos, o CRB 55 e o Londrina 54.


*
Bola rolando

Com a torcida inflamada, o Bahia foi para cima, fazendo pressão desde o começo. Aos três minutos, a primeira chance: Eduardo cruzou bem da direita e Vitor Rangel cabeceou livre, na pequena área, errando o alvo. O tricolor com a bola, rondando a área adversária e o Sampaio todo na defesa. Só aos 14’ o time maranhense arriscou o primeiro chute em gol de muito longe, assustando.

Muitos escanteios, bolas alçadas, a defesa visitante se safando de todo jeito e os atacantes do tricolor errando algumas conclusões. Aos 28’, a torcida pediu pênalti sobre Vitor Rangel, empurrado na área, mas o árbitro paulista nada marcou. Aos 31’, num vacilo do goleiro Rodrigo Ramos, Hernane apertou e quase a bola entra. A partir dos 30 o Bahia arrefeceu e os visitantes soltaram-se mais um pouco, equilibrando mais as ações. E os jogadores da casa, com o tempo passando, a torcida cobrando, começaram a demonstrar intranquilidade, errando no domínio, no passe. 

Aos 47’ Juninho arrematou de longe obrigando o goleiro a uma grande defesa. Na cobrança do escanteio, Tiago testou na pequena área, por cima. Antes do apito final do árbitro, para o intervalo, a zaga maranhense deu bobeira e a bola sobrou livre para Vitor Rangel que bateu de canhota mas a pelota raspou a trave. O Bahia foi senhor do jogo, teve a bola, atacou mais, porém errou nas finalizações e em alguns passes fundamentais. O torcedor mostrou-se impaciente e irritado na descida da equipe para os vestiários. 

As melhores jogadas do Bahia saíram pela direita, com Eduardo, fazendo dupla com Edigar Junio. Registro negativo para a atuação do bandeira Rogério Zanardo, errando na marcação de dois impedimentos e prejudicando o ataque baiano. Hernane, mais uma vez , errou tudo o que tentou, deixando o torcedor indócil. 

**

O Sampaio Correia voltou dos vestiários mais aceso e aos 2 minutos quase marca, numa bola cruzada da direita, rasante, que o avante Tiago Santos não alcançou na pequena área. Logo aos 8 minutos o treinador Guto Ferreira teve de trocar Juninho, machucado no tornozelo, por Luis Antonio; e tirou o apagado Cajá, vaiado, colocando Allano na meia. Um jogo mais aberto, mais igual e mais arriscado no começo da segunda etapa. O tempo passando, o nervosismo tomando conta das arquibancadas e os jogadores baianos a errar passes, cada vez mais intranquilos, afobados. O Sampaio mascando o jogo, ganhando tempo e perigando nos contragolpes. 

Aos 20, Guto Ferreira queimou a terceira e última substituição: saiu Vitor Rangel entrou Misael. Aos 22’, o tricolor fez uma blitze, mas Misael parou no goleiro e Hernane finalizou a sobre em cima da zaga. Por pouco. Aos 25’, após cabeçada de Tiago, Hernane perdeu o gol em baixo da trave, furando no lance, sem marcação. Inacreditável. Aos 27’, o mesmo Hernane perdeu outro gol feito na pequena área, livre, cabeceando para fora um ótimo cruzamento de Edigar Junio. Aos 28’, num contragolpe, quase o Sampaio abriu o marcador, o torcedor com o coração nas bocas. Aos 36’, em boa jogada e cruzamento de Misael pela esquerda os avantes não chegaram para conferir. 

Desespero nas arquibancadas. Haja passe errado. A equipe já perdida em campo. Mas, aos 47’, a estrela brilhou. O zagueiro Tiago, enfiado, recebeu de Luis Antonio um passe rasteiro e, de calcanhar, deixou Hernane de cara, livre, na frente do goleiro e ele fez, de cavadinha: 1 x 0, para delírio da galera. Milagre ?

*

Destaques para o becão Tiago, o lateral Eduardo, o apoiador Renê Jr, Misael (que entrou no segundo tempo) e o contestado Hernane, que errou tudo mas foi abençoado no final e fez o gol do triunfo antes do apito final. 

*
Sábado tem Luverdense x Bahia, lá no Brasil central. Mais um jogo de vida ou morte. 

**

Outros resultados da rodada cheia:

Oeste 0 x 0 Avaí ; Tupi 3 x 4 CRB ; Criciúma 2 x 3 Ceará; Vila Nova 2 x 1 Brasil de Pelotas; O Náutico venceu o Goiás em Recife ( 1 x 0); o Vasco empatou ( 1 x 1) com a Luverdense; o líder Atlético de Goiás ganhou do Londrina ( 3 x 2 ).
*
Próximos jogos dos que estão no páreo:
Sexta-feira: CRB (AL) x Paissandu.
Sábado: Bragantino x Vasco ; Avaí x Náutico ; Sampaio Correia x Londrina. Luverdense x Bahia.

**
Neymar x Messi
Nesta quinta à noite tem seleção brasileira, de volta ao Mineirão depois daqueles assombrosos 7 x 1 da Copa 2014 contra a Alemanha. O adversário é a Argentina de Lionel Messi, o melhor do Mundo e de Mascherano, ambos amigos de Neymar e colegas de Barcelona. Jogão de bola valendo pelas Eliminatórias da Copa 2018/Rússia. Imperdível, olho na tevê.