Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

LEÃO MARINHO fez de tudo no Vitória 3x2 Atlético PR

Vitória vai enfrentar o Santos com mais confiança
07/11/2016 às 10:19
Com outra atuação soberba e decisiva de Marinho, disparado o melhor em campo – fez dois gols e deu passe para o outro – o Vitória venceu o Atlético (PR) por 3 x 2, um duelo de rubro-negros no fim de tarde morno de domingo primaveril, com um bom público no Barradão.

Com esse ótimo resultado, o rubro-negro baiano deixou a zona da degola, chegou a 39 pontos ganhos e está em 15º lugar na tabela de classificação, um ponto a mais do que o Inter de Porto Alegre, o primeiro do Z-4. O Coritiba também tem 39 pontos, em 16º lugar.

*

A partida prometia. O time da casa atolado na zona da degola, precisando de um triunfo para alimentar o sonho da sobrevivência; o Atlético (PR) na sexta colocação, brigando por um resultado que lhe mantenha entre os seis que classificam para a disputa da Libertadoras de América/2017. A equipe baiana em campo com um novo meio campo escalado pelo treinador Argel: William Farias, Zé Wélison e Flávio, marcadores; e o trio ofensivo com Marinho, Kieza e Zé Love, sem posições fixas. 

*
O jogo corrido

O time paranaense, todo de branco com detalhes em vermelho e preto, começou mais ofensivo, abusado na Toca do Leão, conforme a proposta de jogo do técnico Autuori. Mas, aos 4 minutos, ele, Marinho arrancou pela esquerda, levou a marcação, tentou duas vezes e marcou, com um chute de canhota colocado, rasteirinho e no canto: 1 x 0, na primeira chegada à frente da equipe baiana.

 O individualismo, a ousadia de Marinho fazendo mais uma vez a diferença. Ele catimba, provoca, incendeia e vira o jogo. O gol arrefeceu o ritmo do Atlético e logo equilibrou as ações no gramado. Mas, como diz o povo, uma andorinha só não faz verão. 

Aos 15’, quase o Atlético empata. Conseguiu o gol aos 29’, numa trama veloz pelo lado esquerdo, nas costas do lateral Diego Renan; Kanu foi envolvido e Pablo, livre na frente da pequena área, empurrou para as redes: 1 x 1. O jogo ficou aberto, com as duas equipes buscando o gol, precisando do placar. Lá e cá. 

Lances de área, emoções pro torcedor. Aos 39’, Zé Love de frente acertou o travessão com o goleiro já vencido. O time paranaense virou aos 41’, depois de uma bobeira da dupla Zé Wélison / Euller nas proximidades de sua área; a bola foi roubada e Pablo a recebeu de frente para o goleiro Fernando Miguel, dando uma cavadinha de classe: 2 x 1. 

Jogo movimentado, corrido. O Atlético com mais posse e trocando mais a bola. O Vitória, sem criação no meio campo, alçando bolas na área adversária e buscando a velocidade de Marinho, seu melhor jogador. E só. A torcida vaiou a equipe na descida para os vestiários. 

*

O Leão voltou da merenda com duas substituições: Diogo Mateus no lugar de Euller, que saiu vaiado do primeiro tempo, e o meia colombiano Cárdenas em lugar do jovem apoiador Flávio. Modificações fundamentais. 

No mais, todos ao ataque, na pressão, na vontade, na correria, com o torcedor empurrando a equipe ao tudo ou nada. O time do Sul na moita, defendendo-se inteiro e procurando encaixar um contragolpe. Até os 20’ só o Leão atacou, tentativas sem êxito. As jogadas individuais de Marinho como as melhores alternativas. 

Aos 22’, Argel tirou Zé Love e pos o veloz David. Um minuto depois, o time da casa empatou em nova e insinuante jogada de Marinho, puxando pela direita e tocando da linha de fundo para o complemento de David, livre na pequena área: 2 x 2. 

A torcida enlouqueceu, pedindo a virada. Só aos 26’, numa falta cobrada de longa distância, o Atlético ameaçou e Fernando Miguel trabalhou bem. Aos 27’, Marinho, marcado à distância, caiu da direita para o meio e bateu forte para defesa segura do goleiro Wéverton. O Atlético saiu um pouco mais da defesa, abrindo-se e o jogo ficou mais equilibrado e perigoso para ambos. 

Marinho, de novo. Aos 37’, após um vacilo no meio campo do time sulista, Marinho arrancou, deixou o marcador no chão e bateu forte na saída de Wéverton: 3 x 2 Vitória, golaço! O Atlético não teve pernas para reagir. Foi uma segunda etapa toda do rubro-negro baiano, corajoso, e com um jogador iluminado em campo: Marinho, decisivo.
*

Destaques:

Marinho foi o cara. Fez de um tudo, sozinho, encarando, assumindo, confiando em sua força e talento. Bom o trabalho de Argel nos vestiários; a equipe teve outra postura na segunda etapa e encurralou o adversário até virar o jogo. Càrdenas entrou bem.

No Atlético (PR), um bom goleiro, a marcação muito frouxa no meio, Pablo o mais talentoso na frente. O time recuou demais pensando em garantir o placar e não teve pernas para segurar o ritmo imposto pelo Vitória. 

*

O próximo confronto do rubro-negro baiano é na quinta-feira, dia 17, na Vila Belmiro, uma encrenca contra o Santos, que está entre os primeiros colocados da competição e não costuma dar mole em casa. 
*

Como ficou

Faltando apenas o jogo Grêmio x Sport que pode mexer na classificação dos seis primeiros (o Grêmio joga em casa e tem 49 pontos, pode passar o Atlético do Paraná se vencer), está assim a classificação: Palmeiras é o líder disparado, pintando como Campeão, com 70 pontos ganhos. Em segundo o Santos com 64, seguido pelo Flamengo com 63 pontos. O Atlético (MG) tem 60, o Botafogo (RJ) com 55 e o Atlético (PR) com 51 pontos ganhos, em sexto. 

**
Série B

Com os resultados finais da 34ª rodada da Segundona, ficou assim a classificação:

O Atlético (GO) é o líder, com 64 pontos ganhos, provável campeão. Seguem Vasco e Avaí, cada um com 58 pontos. O quarto colocado é o Bahia, com 56 pontos.

Na cola e na disputa por vaga no G-4 estão o Náutico e o Londrina (54 pontos), mais o CRB (AL) com 52. 
Terça-feira próxima acontece a 35ª rodada, fechada. O Bahia recebe o lanterna Sampaio Correia (MA), de olho noutros confrontos: Londrina x Atlético (GO); Vasco x Luverdense; Náutico x Goiás; Oeste x Avaí e Tupi x CRB.

Faltam, pois, quatro jogos para o final da competição, estamos na reta final e cada jogo deve ser encarado como uma decisão, está valendo uma classificação para a Série A/2017. 

Entendo que o Bahia para se classificar tem de vencer os dois jogos que fará em casa, na Fonte Nova, contra o Sampaio (MA) e contra o Bragantino (SP); e ganhar pelo menos um dos dois duelos que fará fora de casa: contra o Luverdense e, na última rodada, contra o Atlético (GO) no Serra Dourada. Será que dá?

**
Clássico latino 

Semana de Seleção Brasileira na disputa das Eliminatórias para a Copa 2018/Rússia. No dia 10, a equipe treinada e invicta sob comando de Tite enfrenta a Argentina, no Mineirão, o estádio dos 7 x 1 dos ‘alemão’, lembra? O Brasil lidera a competição com 21 pontos ganhos, e a Argentina está em 6º com 16 pontos, precisando vencer de qualquer jeito. Jogão, rivalidade histórica em campo.

Teremos em campo o duelo entre Neymar x Messi e Mascherano, colegas do Barcelona.