Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA consegue empate no final contra FLU 2x2

O Vitória vai enfrentar o Atlético do PR e só um resultado interessa: a vitória
28/10/2016 às 21:07
  Com um gol do diferenciado Marinho pertinho do final, o Vitória arrancou o que poderia ser um bom resultado, empatando com o Fluminense, no Rio (2 x 2). Seria, porque o empate não tirou a equipe da zona da degola, em 17º lugar, com 36 pontos ganhos. É a quinta partida seguida sem ganhar. Para a equipe carioca, gosto amargo de derrota, precisando dos três pontos em casa para chegar perto dos seis primeiros. 

   Mas foi um bom jogo, dinâmico, corrido. 
                                                                                        **
    Fluminense 2 x 2 Vitória , Maracanã pegando um bom público no começo da noite de sexta. O Fluminense entrou na 33ª rodada em 9º com 47, a dois do Corínthians que é o sexto. O Vitória na zona, 17º com 35 pontos. O Inter é o primeiro fora, com dois a mais. O Coritiba tem 38 pontos e a rodada segue com jogos no sábado. 

    *

O jogo jogado.

O Fluminense começou marcando alto, buscando o ataque, e o Vitória com três volantes (Amaral, William farias e Marcelo) pegando duro, tendo Marinho de volta como opção principal para os dribles, a provocação de faltas, os arremates. Uma partida pegada e equilibrada, sem chances de gol criadas até os 21 minutos, quando Fernando Miguel precisou fazer a primeira boa intervenção, depois de boa investida e arremate do lateral Wellington Silva. Aos 27’, milagre de F Miguel numa cabeçada a queima-roupa de Wellington. 

O tricolor carioca mais efetivo em campo. Mas, aos 30’, Marinho cobrou uma falta larga, da esquerda, a defesa carioca dormiu e Marcelo empurrou para dentro, na pequena área: 1 x 0, jogadinha treinada e forte do rubro-negro. Na primeira oportunidade real o time baiano marcou. 

Aos 35’, numa bola enfiada no meio da zaga rubro-negra, o jovem avante Richarlyson penetrou e foi puxado, fora da área, pelo zagueiro Vitor Ramos que já tinha cartão amarelo. O árbitro deu pênalti e não expulsou o beque do Vitória, errando duplamente. Richarlyson bateu forte e empatou, aos 37’, depois de muita reclamação dos baianos. Aos 38’, em outra cochilada da zaga tricolor, após cobrança de falta distante, Kanu perdeu o gol, de frente com o goleiro Julio Cesar. Igual. Aos 47’, numa jogada manjada do Flu, Wellington Silva estendeu bola longa, da direita e o meia baiano Cícero apareceu enfiado no meio da zaga distraída, testando forte no canto, virando o placar : 2 x 1 Fluminense. Justo.

*

Sem alternativa senão fazer gols o Vitória voltou dos vestiários mostrando disposição, buscando o ataque, explorando a direita com Marinho arisco, querendo o corpo a corpo, cavando faltas seguidas, fazendo cena. A chance na bola parada. O tricolor não se encolheu. Cícero e Scarpa trabalhando bem nos contragolpes. 

Aos 15 min, o treinador Argel tirou Amaral, volante, e colocou o avante de velocidade David. Tudo ou nada. Jogadas de área, os goleiros tendo trabalho, obrigados a mostrar serviço. Inquieto, Argel trocou o colombiano Cárdenas por outro meia, Serginho. No Flu, o veteraníssimo Magno Alves (40 anos) em lugar de Richalyson (19 anos), que brigou muito. 

Aos 29’, num lance de alta velocidade, David cruzou forte da esquerda, linha de fundo, a bola atravessou e por um tico Marinho não alcançou em cima da linha. O Flu respondeu em duas chegadas boas também de pequena área. Aos 33’ Argel faz sua última cartada: põe o meia Tiago Real, mais ofensivo do que Marcelo. 

E Marinho a buscar faltas, a oportunidade do gol. Aos 42’, em boa jogada de Euler pela esquerda, Marinho recebeu na área, mesmo num espaço curto livrou-se fácil de Gum e bateu rasteiro, inapelável, empatando e salvando a equipe da quinta derrota seguida: 2 x 2. Aos 46 , Cícero de voleio por um trisco não fez um golaço. Resultado justo pela pertinácia da equipe rubro-negra em busca do resultado, sobretudo no segundo tempo. 

*

Como destaques: o becão Kanu, soberbo, o seguro Fernando Miguel (quase defende o pênalti), o William Farias lutador de sempre, Euler e Marinho, Marinho e marinho ... 

No Flu, boa atuação do goleiro Julio Cesar, Gum fraco, muito bem Cícero, um pouco de Scarpa, a valentia de Richarlyson... 
*
Pela rodada 34, no Barradão, tem Vitória x Atlético PR , domingo, dia 6, 17 hs. Tem de ganhar. 

**
Série B 

Na tarde deste sábado, 16h30, o Bahia enfrenta o Ceará e não pode nem pensar em empate se sonha em classificação. O time não terá Guto Ferreira no banco e nem o bom apoiador Luis Antonio em campo, suspensos. Pra compensar, a volta do lateral Moisés e do atacante Hernane, que anda devendo muuuito. No lugar de Luis Antonio deve entrar Renê Junior (ou Feijão?) e no banco, fazendo as vezes de Guto, estará o auxiliar Alexandre Faganello. 
*
Antes de a bola rolar haverá uma mais que oportuna homenagem ao grande Mestre Evaristo de Macêdo, 84 anos, treinador Campeão Brasileiro pelo Bahia em 1988, a segunda estrela dourada no escudo do clube, um título do qual o ‘velho’ muito se orgulha. Evaristo ainda foi campeão estadual pelo Bahia em 1973, 88, 98 e 2001, ano que também conquistou o Nordestão. Ela vai receber uma réplica do troféu de 88. Um mito, para mim o maior de todos os treinadores da história do tricolor. 

Que sirva de estímulo à equipe nessa arrancada para a volta à Série A. A torcida ainda acredita que pode acontecer este ano. 
**
Copa do Brasil

Nos primeiros jogos do duelo das semifinais entre mineiros e gaúchos, deu Galo Mineiro em Porto Alegre (2 x 1 em cima do Internacional ) e Grêmio em Belo Horizonte detonando o Cruzeiro (2 x 0). Os visitantes se deram bem e vão decidir em casa com vantagens. 

Pode dar na final Grêmio e Atlético (MG), pois. O mais provável.
*
Seleção 

Os dois próximos jogos da renovada Seleção Brasileira de Tite pelas Eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia/2018 acontecem no dia 10 de novembro (quinta-feira), no Mineirão, contra a Argentina do Lionel Messi e no dia15, uma terça, em Lima, contra o Peru. O Brasil lidera a competição e Tiite defende a sua invencibilidade à frente da equipe.