Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL goleia Equador Argentina vence Uruguai e lidera

Uma classificatória bastante dificil. Paraguai derrota o Chile 2x1; e Argentina o Uruguai 1x0; Colombia vence a Venezuela 2x0; Bolivia 2xo Perú.
02/09/2016 às 09:22
O placar de 3 x 0 fora de casa diz tudo: enfim a seleção brasileira mostrou futebol coletivo e a qualidade técnica individual de alguns atletas fez a diferença. Com o resultado, que ninguém esperava, o Brasil chegou a 12 pontos e já encostou no grupo dos quatro primeiros classificados, está vivo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018/Rússia. 

Não foi melhor a rodada porque a Argentina venceu o Uruguai (1 x 0 ) com gol de Messi, mesmo com um jogador a menos durante toda a segunda etapa, e assumiu a liderança das Eliminatórias, com 14 pontos ganhos. O Uruguai é o segundo, com 13, ao lado de Colômbia e Equador. O Brasil é o quinto, com 12 pontos. 

*
Donos do jogo

Quito, capital do Equador, altitude, estádio Atahualpa, o time da casa em alta na competição, invicto em casa, e o Brasil precisando de pontuar para subir na tabela de classificação. Há 33 anos não conseguíamos ganhar na casa deles. O time equatoriano de camisas amarelas e o Brasil de azul. 

Foi um primeiro tempo morno, muito marcado de lado a lado, o Brasil melhor técnica e individualmente, tocando mais a bola , cadenciando o jogo em função do desgaste na altitude, e o Equador explorando a velocidade pelas laterais e forçando o erro de passe brasileiro para contra-atacar, sem muito êxito. O bom goleiro equatoriano Dominguez trabalhou bem mais que o brasileiro Álisson.

As melhores chances foram dos visitantes, nos pés do avante Gabriel Jesus. A primeira aos 14 minutos em jogada individual, obrigando boa defesa do goleiro. A segunda aos 29, recebendo de Neymar, após boa trama coletiva e errando o alvo. 
*

Show de bola

Nos primeiros 20 minutos da segunda etapa só deu Brasil, dono da bola e do campo, com Neymar mais centralizado, na meiúca, dando as cartas, ao lado de Renato Augusto. Gabriel Jesus desperdiçou outra chance logo no começo e Renato Augusto, após receber de Neymar e ficar de cara, errou o chute. Aos 18’, Marcelo bateu da entrada da área e riscou a trave. A equipe de Tite bem superior em campo e melhor ainda na segunda etapa. Phillipe Coutinho entrou no lugar do já exausto William. 

O primeiro gol saiu de pênalti, cometido pelo goleiro no veloz e esperto Gabriel Jesus, aos 25’; Neymar bateu firme e fez 1 x 0. Aos 30’, após uma falta desleal em Renato Augusto, o meia Paredes foi expulso, com o segundo cartão amarelo. Aos 32’, após chute de fora de Bolaños, Alisson fez sua primeira e ótima defesa, evitando o empate. Aos 37’, Phillpe Coutinho recebeu de Neymar, livrou-se da marcação e finalizou para grande defesa de Dominguez. 

Mandávamos no gramado. Por volta dos 35’, após talentosa jogada de fundo de Marcelo, Gabriel Jesus antecipou-se ao goleiro e desviou de leve, definindo: 2 x 0. Aos 45’, após receber de Neymar na entrada da área, o mesmo Gabriel Jesus girou em cima da zaga e bateu colocado, pelo alto, fechando caixão com um golaço: 3 x 0. Justo e convincente. 
*
Destaques

O zagueiro Marquinhos, seguro; o apoiador Cassemiro eficiente; o diferenciado lateral Marcelo, sobrando em técnica; Renato Augusto e Neymar no comando e a surpreendente, muito boa atuação de Gabriel Jesus, enfiado; o melhor do jogo, fazendo dois gols e sofrendo o pênalti que resultou no gol de Neymar. 

Mesmo com pouco tempo de treinamento, Tite conseguiu dar ao time uma outra postura, uma nova cara, qualidade coletiva. Grande estreia do treinador, que no final da partida cumprimentou carinhosamente um por dos atletas, inclusive os reservas. Outro papo. 

*
Na sequência, a equipe brasileira enfrenta a Colômbia, na terça feira, às 20hs, em Manaus. Jogo duro, guerra, rivalidades e disputa direta na tabela de classificação. O jogo em Amazonas favorece muito os colombianos, vizinhos do Norte. 
*
Os argentinos na frente 

- Em território argentino, o clássico Argentina x Uruguai, com a dupla Messi/Mascherano (ARG) se confrontando com o amigo e colega do Barcelona Luizito Suarez URU), adversários em campo. Estreia do treinador Bauza (ex-SP) no comando da seleção argentina. 

Deu Argentina, 1 x 0 com gol do melhor do mundo, ainda na primeira etapa, num chuta da entrada da área que desviou na zaga e matou o goleiro. Os ‘hermanos’ atuaram os 45 minutos finais com um atleta a menos em campo – o garoto Dybala foi expulso, dois cartões amarelos, e caiu em lágrimas. Mas os ‘hermanos’ souberam resistir, garantindo a vitória merecida. 
*
Outros resultados:

- No derradeiro confronto da rodada, o Paraguai recebeu o Chile, em Assunção e venceu por dois a um. Os paraguaios ficam com o mesmo número de pontos do Brasil, 12, e está no páreo, brigando também por classificação. O Chile tem 10. 

- Colômbia 2 x 0 Venezuela em Bogotá. Em La Paz, a Bolívia venceu o Peru, 2 x 0.
**
Clássico na Série B 

Espera-se casa cheia na Fonte Nova, neste sábado, para o duelo Vasco x Bahia. O time carioca é o líder da competição e o Bahia, se vencer o jogo, encostará de verdade no grupo dos quatro primeiros, o G-4, capacitando-se para uma classificação e a volta para Série A em 2017. O jogão de bola começa às 16h30. 

**
Série A

Depois de levar 1 x 0 do Coritiba, no Paraná, no meio da semana, e cair fora da Copa Sul-americana, o Vitória só volta a campo na quarta-feira, o feriado de 7 de setembro, visitando o Atlético (o Galo Mineiro) em Belo Horizonte, precisando ganhar para se afastar mais da chamada Zona de Rebaixamento. Joguinho difícil, no Estádio Independência. 
**