Dunga tá certo: tem que mexer na seleção sempre e a volta de Ganso é uma boa pedida
Domingo tem Vi x Ba, no Barradão, primeiro confronto valendo pelo título de Campeão Estadual 2016. Briga boa, na bola.
O Bahia fez melhor campanha na competição, o Vitória parece mais bem arrumado em campo. Jogo sem favoritismo, imprevisível. Mesmo na Toca do Leão.
Às vezes o imprevisto decide. Esse é o grande barato do futebol, o mais fascinante de todos os jogos de bola. Se tem torcedor, de um lado e de outro, tremelicando... imaginem a ansiedade dos jogadores. Haja maracujina.
*
Cajá
Na semana do BaVi, o tricolor anunciou a contratação do meia canhoto Renato Cajá, que já foi do rival, autor do primeiro gol na Arena Fonte Nova... em cima de quem? Adivinha!
Cajá só estreia pela Segundona /Brasileirão Série B. Vem com a missão de comandar o meio campo tricolor. Sabe jogar. Tem 31 anos, se estiver em forma é uma boa contratação.
*
Libertadores
A maior competição entre clubes da América está se afunilando. O Brasil tem quatro representantes ainda na disputa.
O Corínthians, que empatou no meio da semana com o Nacional do Uruguai, decide a vaga em casa, no Itaquerão e tem tudo pra continuar na competição.
O Atlético (MG) também empatou a primeira com o Racing, na Argentina. A torcida do Galo aposta num triunfo em BH, assegurando o time mineiro na disputa.
Situação bem difícil é a do Grêmio, que levou 1 x 0 e tomou um passeio em casa, na sua Arena de Porto Alegre, do bom time do Rosário Central (ARG). Vai ser difícil reverter na Argentina.
O São Paulo surpreendeu sua própria torcida, jogando bonito e goleando o Toluca(MEX), 4 x 0, no Morumbi, com uma atuação soberba do meia Ganso. Na volta, o tricolor paulista vai pegar os 2.800 m de altitude, mas tem folga no placar.
*
Copa América
A competição entre seleções acontece em junho, nos EUA. O Brasil estreia no dia 4, contra o forte Equador. No dia 8 encara o frágil Haiti e fecha a fase de classificação contra o freguês Peru.
Neymar não jogará, marcará presença apenas nos Jogos Olímpicos/Rio, em agosto.
A convocação oficial dos 23 atletas que vão disputar a Copa América, o treinador Dunga divulga no próximo dia 5. Mas já saiu o listão dos 40 pré-convocados. Confira:
Goleiros: Alisson (Inter), Diego Alves (Valência-ESP), Marcelo Grohe (Grêmio) e Ederson (Benfica)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Fagner (Corinthians), Fabinho (Mônaco-FRA), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Douglas Santos (Atlético-MG)
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHI), Marquinhos(PSG-FRA), Jemerson (Mônaco-FRA) e Gabriel Paulista (Arsenal-ING)
Volantes: Rodrigo Caio (São Paulo), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Casemiro (Real Madrid-ESP), Walace (Grêmio), Rafinha (Barcelona), Elias (Corinthians) e Fernandinho (Machester City-ING)
Meias: Ganso (São Paulo), Renato Augusto (Beijing Guoan), Kaká (Orlando City-EUA), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Oscar (Chelsea-ING, Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Atacantes: Lucas (PSG-FRA), Douglas Costa (Bayern-ALE), Luan (Grêmio, Hulk (Zenit-RUS), Firmino (Liverpool-ING), Jonas (Benfica-POR), Alex Teixeira (Jiangsu Suning-CHI), Gabigol (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Ricardo Oliveira (Santos)
As novidades são as ausências de Marcelo (Dunga não gosta do melhor lateral canhoto do planeta, titular do Real Madrid), de David Luiz, do goleiro Jefferson... E as presenças de Ganso, Gabi Gol, Gabriel Jesus, Walace ...
**
Liga dos campeões
A maior competição entre clubes da Europa, onde se joga hoje o fino da bola, está definindo os dois finalistas candidatos ao título ansiado.
O Real Madrid conseguiu um bom empate na Inglaterra contra o Manchester City, sem gols; a equipe merengue espera contar com o ídolo artilheiro Cristiano Ronaldo no jogo em Madrid para chegar à final. O City também luta para por em campo o ótimo meia Yayá Touré, que fez falta na partida em casa.
O outro confronto é entre o competitivo e bem arrumado Atlético de Madri e o Bayern Munique. No primeiro pega deu o time madrilenho treinado pelo argentino Simeone, 1 x 0, no estádio Vicente Calderón, capital espanhola. Mas, a poderosa equipe alemã do treinador Guardiola, espanhol, pode muito bem reverter o placar no Allianz Arena de Munique. Tem equipe/elenco e história para isso.
No entanto, não seria surpresa uma final espanhola, madrilena: o clássico Real x Atlético. Afinal, foi esse mesmo Atlético que eliminou o estrelado Barcelona.
*
Neymar
Por falar em Barcelona, Neymar está no foco, é uma preocupação por aqui e também na Catalunha. Os catalães não querem que Neymar seja um outro Ronaldinho Gaúcho, fantasioso e em campo e um problemaço fora dele, com noitadas, mulheres, marra e esbanjamento. O garoto está, aos poucos, perdendo o foco na bola. Isso é ruim para a equipe de Messi, Suarez, Iniesta... e péssimo para a seleção e o futebol brasileiro. Juízo, rapaz! Assim, jamais chegarás a melhor do mundo.
*
Marrentinho
Em recente entrevista, o baixinho ex-artilheiro Romário, hoje senador da República, disse que os melhores jogadores do mundo foram: Pelé, Maradona, Zidane, ele e Ronaldo. Nada modesto, pois.
*
Nordestão
Sai nessa semana que entra o campeão da Copa do Nordeste 2016, em Campina Grande. O título está entre o Santa Cruz (PE) x Campinense (PB). No primeiro jogo, em Recife, deu a ‘Cobra Coral’, 2 x 1. Mas em casa o Campinense costuma aprontar, é osso duro de roer. Torço pelos paraibanos, não sei por quê.
*
Estaduais
O Paulistão/2016 está entre o surpreendente Audax, que rifou os grandes São Paulo e Corínthians, contra o Santos, o time da Vila, que sempre está nas finais paulistanas, anos seguidos. A briga é boa, vai sair chispas.
O Cariocão/2016 será disputado por Botafogo e Vasco. Detalhe: o Bota vem da Segundona e o Vasco voltou para a Segundona, vai ser adversário direto do Bahia, na renhida Série B que começa já.
O Mineirão/2016 não terá o Cruzeiro, a Raposa, na final. O título será disputado pelo Atlético, o Galo, e América, o Coelho, treinado por Givanildo.
O Coelho
E atenção, esse mesmo e bom América (MG) será o próximo adversário do Bahia pela Copa do Brasil, logo acabado o Baianão; o jogo primeiro está marcado para o dia 11, em BH, antes da estreia do tricolor baiano pela Série B - dia 14, 21 h, na Fonte Nova, contra o Avaí.
Haja bola !