Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA X SANTA CRUZ na Arena decide vaga na final

Tem política e bola na tarde de domingo
16/04/2016 às 07:32
No domingo histórico da votação do impedimento ou não da presidente Dilma vai ter jogo de bola na Fonte Nova. Pelota rolando às 16 h, enquanto os deputados votam em Brasília e grupos prós e contra governo se manifestam nas ruas e praças do país. O jogo democrático.

  E será jogão de bola dos bons o segundo confronto pelas semifinais da Copa Nordeste entre os tricolores baianos (Bahia) e pernambucanos (Santa Cruz). Só um deles vai à final disputar o título de Campeão Regional. O pega é decisivo. 

*

  No primeiro embate ocorrido no meio da semana em Recife deu empate 2 x 2, placar que de certo modo favorece a equipe baiana, que pode se dar bem com um empate de 0 x 0 ou 1 x 1, porque fez dois gols na casa do adversário. Se rolar um 2 x 2, a definição acontecerá com execuções da marca penal. Emoções fortes, não vai ter retrancas.

  O time da ‘cobra coral’ já mostrou seu veneno em Recife, quando foi superior em campo a maior parte do tempo, teve todas as chances de vencer, mas seu sistema defensivo entregou o empate. A equipe é bem treinada, tem a experiência de Grafite no miolo de ataque, o bom meia João Paulo e o arisco baiano Keno pelo lado esquerdo, que arrebentou em cima de Hayner, Feijão e Robson. 

  O tricolor baiano tem desfalques. Hayner está suspenso e pode ser substituído por Tinga, já recuperado de uma lesão de joelho e querendo jogo. O zagueirão Lucas Fonseca que bateu cabeça com Grafite e ficou grogue por um bom tempo, assustando, é dúvida; pode entrar o promissor Robson na zaga. Paulo Roberto, que estava suspenso, pode voltar ao meio campo, fechando mais o setor ao lado de Feijão e Danilo Pires, liberando Juninho. Ernane, o brocador, está inteiro e é esperança de gols da galera.

**

   Sport ou Campinense

   O outro finalista do Nordestão sai do jogo entre Campinense e Sport Recife, em Campina Grande, interior da Paraíba. O Sport venceu apertado em Pernambuco, 1 x 0, com gol no finalzinho. A equipe paraibana costuma engrossar, correr muito e aprontar em seus domínios, mas o rubro-negro pernambucano é equipe de primeira divisão, tem mais plantel. O pega pra capar entre eles é também domingo à tarde.



**

  Refresco na Toca

  O Vitória descansa no fim de semana, só vai jogar no dia 24, pelo Campeonato Baiano, contra a Jacuipense, no Barradão.  Um bom refresco depois da longa e desgastante viagem no meio da semana a Roraima, norte do país, onde jogou pela Copa do Brasil e venceu ( 3 x 2 ) o Náutico de lá, com três gols do esperto atacante Marinho. O resultado teria sido melhor não fossem os já costumeiros vacilos do miolo de zaga rubro-negro e também as condições ruins do gramado em Roraima. 

  No primeiro embate com a Jacuipense o placar também foi 3 x 2, favorável ao rubro-negro que tem, no Barradão e diante de seu torcedor, todas as condições de vencer bem e se credenciar como um dos finalistas do Baianão 2016.  

   Tudo caminha para que o título de campeão baiano saia em mais um confronto entre os grandes rivais, um Ba x Vi em dois jogos daqueles, de arrepiar. 



**

  Liga dos Campeões   

  Definidos os confrontos semifinais da Liga dos Campeões da Europa, a mais competitiva e famosa competição do planeta. 

O Real Madrid enfrenta o Manchester City; o primeiro jogo é na Inglaterra.

O Bayern Munique pega o Atlético de Madri, e joga a segunda em casa. 

Vale a pena ver pela tevê, futebol em alto nível, puro espetáculo de profissionalismo e técnica. 

**

   Olimpíadas na Fonte Nova

   A seleção masculina olímpica do Brasil, treinada por Dunga, vai enfrentar na primeira fase do torneio, que começa no dia 4 de agosto, as equipes da África do Sul, do Iraque e da Dinamarca – Grupo A.

  O jogo contra a Dinamarca, dia 10 de agosto às 22 horas, acontece na Fonte Nova. Será uma rodada dupla que começa às 19 hs com a partida entre Japão e Suécia, pelo Grupo B. 

*

  Outros jogos na Fonte Nova, em rodadas duplas:

  - 4 de agosto: Ilhas Fiji X Coréia (17hs)  e México x Alemanha (20 hs), pelo Grupo C.

  - 7 de agosto, às 17 hs : Fiji x México; Coréia x Alemanha às 20 hs. 

*

  A seleção feminina do Brasil enfrenta na primeira fase classificatória as equipes da China, Suécia e África do Sul. 

  Teremos jogos femininos também na Fonte Nova, nessa primeira fase: 

  - Dia 9 de agosto, rodada dupla. Austrália x Zimbabwe, às 16hs; Nova Zelândia x França, 19hs.

 E mais. Dias 12 e 13 os baianos poderão ver jogos das quartas de finais das Olimpíadas, coisa nunca vista antes.  Jogos femininos e masculinos, às 16 horas. 

  Anotem e programem-se. Nunca tivemos jogos olímpicos no Brasil, fazemos história, pois.

**