Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VASCO, Joinvile, Avaí e Goiás pegam Bahia em 2016

Estão definidos e divididos em duas chaves os 12 clubes que disputarão o Campeonato Baiano de 2016, que começa no dia 31 de janeiro e acaba no dia 8 de maio.
06/12/2015 às 20:09
A imagem mais forte no final da Primeirona, ao entardecer do domingo, foi o choro sentido do torcedor do Vasco da Gama (RJ) , que não conseguiu vencer o Coritiba (0 x 0) e caiu para a Segundona, a Série B/2016. E não é pra menos, pois se trata do terceiro rebaixamento da equipe cruzmaltina nos últimos oito anos – em 2008, 2013 e agora, em 2015.  

Enfim, o retrato da decadência do futebol carioca, com os grandes (Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense) nas rabadas. 

** 

  Após a rodada final da série A, todos os jogos realizados no mesmo horário na tarde de domingo,  eis os quatro primeiros/classificados: 

- Corínthians, campeão por antecipação, Atlético(MG) em segundo, Grêmio o terceiro e  o São Paulo em quarto, após vencer (1 x 0) o Goiás.   

   Esses quatro e mais o Palmeiras, Campeão da Copa do Brasil, estarão disputando a Taça Libertadores da América, paroano. 

**

  E vejam  os que caíram  para a Série B/2016, e farão companhia ao Bahia na Segundona:

-  Avaí, Vasco, Goiás e Joinville. 

*

  Os melhores

   Minha Seleção da Série A/2015:  

  - Cássio (Cor), Marcos Rocha  ( Atlético, o Galo mineiro), Gil (Cor), Jémerson (Galo) e Renê (Sport). R Carioca (Galo), Elias (Cor), Lucas Lima (Santos) e Renato Augusto (Cor);  Ricardo Oliveira (Santos) e Luan (Grêmio).     

Técnico: Tite, do Corínthians Campeão, com a defesa menos vasada e o ataque mais positivo da competição. 


**

    Festa do Recôncavo

   Santo Amaro sagrou-se pela 5ª vez Campeã do Intermunicipal de futebol, vencendo na final a seleção de Uruçuca por  3 x 1, comemorações varando a noite de domingo na cidade. 

   A seleção santamarense recebeu o troféu  Tom Zé, nome artístico do cidadão Antônio José Santana Martins, 78 anos, músico, tropicalista, baiano de Irará, homenageado.

*

   O time da casa fez 2 x 0 no primeiro tempo. Isso obrigou a equipe  de Uruçuca a arriscar tudo na segunda etapa.  Foi pra cima. Diminuiu aos 10’, na jogada de abafa.  Mas, de pênalti, o avante Marcelo marcou aos 44 minutos, fez 3 x 1 e definiu o título para os santamarenses. A galera invadiu e festejou com os jogadores.  

 *

   A partida final no estádio municipal em Santo Amaro foi uma mostra da ‘competência’ da FBF  do eterno ‘presidente’  Ednaldo Rodrigues, responsável direta pela competição. O estádio é  pequeno, as arquibancadas estavam  mais que superlotadas, houve invasão de campo, faltou policiamento, insegurança total...  um risco !  Ora, Santo Amaro perdeu o primeiro jogo em Uruçuca, 1 x 0, então era para se prever  que a final, a decisão do título, no Recôncavo, seria  um evento mais que concorrido, um evento de risco, não?  Sem desculpas. Graças aos céus não houve tragédias. 

**

  Ba Vi na maresia

   No Vitória,   até agora, a melhor notícia foi a renovação de contrato do treinador  Mancini. Meio caminho andado para a temporada 2016 que tem o Campeonato Baiano, a Copa do Brasil e o Brasileirão /Série A.  A diretoria está empenhada na renovação de contratos do goleiro Gatito, dos laterais Diego e Diogo,  dos meias Pedro Ken e Rhaynner, além do astro Escudero.  É preciso reforçar o elenco. 

*

  No Bahia, a única novidade até o domingo  era a contratação do diretor de futebol  Ney Pandolfo, que trabalhou no Santos e do Sport (PE). Esta semana que entra deve ser anunciado o novo treinador e, a partir daí, serão definidos os atletas que continuam e os que devem sair. Alguns, tipo Tchô, Thalles, Adriano, Marlon, Souza...  já caíram fora. O tricolor luta para renovar com Kieza, o artilheiro 2015.

O Bahêa tem pressa. Precisa renovar de verdade o plantel e armar uma nova equipe, competitiva,  para o Campeonato Baiano, o Nordestão, a Copa do Brasil e ... a famigerada Segundona, agora fortalecida e mais difícil ainda com a presença de Vasco e Goiás.  

*

Com o fim do Brasileirão, muita coisa deve acontecer e virão novidades para a dupla Ba Vi, de olho na temporada que começa em janeiro.

**

   O Baianão 2016

  Estão definidos e divididos  em duas chaves os 12 clubes que disputarão o Campeonato Baiano de 2016, que começa no dia 31 de janeiro e acaba no dia 8 de maio. 

O Grupo A  tem Vitória, Juazeirense, Colo-Colo de Ilhéus,  Galícia, Bahia de Feira e Flamengo de Guanambi.

O Grupo B tem Bahia, Vitória da Conquista, Jacuipense, Jacobina, Feirense e Fluminense de Feira.

**


No mais , Feliz Aniversário Bahia Já, blog/site do qual  temos a honra de participar como colaborador na área de Esportes. Longa vida !  Dá-lhe Tasso Franco.