Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA com pé na primeira; BAHIA arriado na segunda

Vitória só precisa de mais 1 pontos para se garantir na primeira divisão e matematicamente ainda pode ser campeão da Série B
15/11/2015 às 10:30

   O Vitória fez o dever de casa (1 x 0) em cima do Ceará, no Barradão e ficou com um pé já na Primeira Divisão 2015. Explico: A equipe tem dois jogos ainda a disputar - contra o Luverdense, na Fonte Nova, e o Santa Cruz em Recife, fechando a competição -, mas chegou a 63 pontos ganhos e precisa apenas de um pontinho, de um empate que seja para garantir-se na Série A. Convenhamos, dá para conseguir um ou três pontos em casa, contra a Luverdense. Não?  

  Já o Bahia deu um melancólico adeus, definitivamente. Continuará chafurdando na segundona em 2016. A equipe comandada ( ???) por Charles fez um jogo horrível, vergonhoso em Varginha e levou 3 x 0 do Boa Esporte. Ora, o time mineiro já estava desclassificado para a terceirona e vinha, há três meses, sem ganhar um só jogo.  Aí o tricolor entregou, de vera. Triste Bahêa, uma desonra do devotado torcedor. 

*

Quem entrou na disputa por uma vaga, de com força, foi o Santa Cruz (PE) que enfiou 3 x 0 no líder Botafogo, no Rio, e chegou a 61 pontos, a dois do rubro-negro baiano, no cangote.

**

  O fracasso tricolor

   Boa Sport 3 x 0 Bahia, acreditem, em Varginha, com o estádio vazio.  Campo de grama alta , piso irregular, o time da casa mais à vontade e um jogo fraco de técnica. 

  Na primeira etapa vimos um Bahia lento, burocrático, desmotivado, dorminhoco, displicente, atrás. E um  Boa bem mais aceso, correndo mais. Aos 19 min, após a cobrança de uma falta lateral, rasteira, num um bate-rebate na pequena área, a defesa ficou apreciando e Moacyr abriu o placar: 1 x 0. Aos 30’, Charles tirou o apoiador Yuri, amarelado, e pos em campo o miúdo e miado Alexandro, atacante, com Maxi e Souza no banco. 

Aos 35 minutos o Bahia não tinha chegado uma só vez na área adversária. Aos 49’, aconteceu um chutaço de Valongo, batendo falta, para uma ótima defesa de Douglas. Foi a melhor ou única chance do Bahia no primeiro tempo. Triste, vergonhosa exibição da equipe (?) baiana. Apagada.

  Pouco ou nada mudou após a merenda. O tricolor pareceu mais esperto em campo, postado mais à frente, mas... O Boa encarou e correu ainda mais.  Aos 13, num contragolpe veloz, após um escanteio, ninguém acompanhou, ficaram quatro atacantes mineiros contra dois defensores baianos, e Taciano fez 2 x 0. Justo. 

Maxi e João Paulo entraram no lugar de Roger e Tiago Real, mas... aos 22 minutos?  Aos 36, Kieza recebeu de frente, bom passe de J Paulo, bateu de bico e o goleiro Douglas salvou. Nada dava certo para um tricolor já emocionalmente em frangalhos. Aos 44’ Kieza encheu o pé e acertou a trave.  Então, pra fechar o caixão, aos 47, após uma blitze e duas defesas de Douglas Pires, Wendel fez 3 x 0 e liquidou. O time baiano parecia mortinho em campo, entregue. 

Que papelão ! Sim, acreditem, foi a primeira vitória do Boa Sport em toda a campanha no returno, logo em cima do Bahia, e por um placar justo, pelo pouco ou nada que mostrou o time baiano.  Um time sem alma, sem identidade com a história e a camisa tricolor. Um time de segunda. 

 *

Na penúltima  rodada, o Bahia enfrenta o Náutico, fora, em Recife. Temo uma goleada retumbante, pelo baixo astral da turma e a falta de ânimo, de união do grupo. 

**

  Bastou um gol 

 Um público de 11 mil pessoas no Barradão para Vitória 1 x 0 Ceará, o gude preso.  

 Deu um arrepio antes do jogo. Bruxa solta? No aquecimento, Ramon sentiu o tornozelo e Mancini escalou Mattis em seu  lugar. 

  Foi uma primeira etapa igual, o Ceará perigou, mas, pra variar, por volta dos 19 minutos, Escudero bateu escanteio alto, na segunda trave e o becão Kanu subiu alto e deu uma marrada, por cima do goleiro: 1 x 0.  

 Antes dos 40’, Euller sentiu e o veterano Jorge Wagner entrou em seu lugar, pela lateral esquerda.  No finalzinho, após uma entregada de Vander, Rafael Costa entrou livre mas perdeu a chance do empate. Equilíbrio, chances maiores para o Ceará, mas o rubro-negro foi mais eficiente, fez o dele. 

  Na segunda etapa, o Ceará, sem outra alternativa, foi pra cima e o Vitória fechou-se todo, na manha, saindo só na boa, no erro do adversário. O jogo ficou perigoso. O Ceará parecia melhor, apertando, buscando mais o gol. Aos 25’, Julio Cesar perdeu de cara, da marca do pênalti, a melhor chance do gol cearense.  Daí, minutos depois,  o becão Charles meteu a mão na bola, após uma  testada do avante rubro-negro  Elton. O árbitro marcou pênalti em favor do Vitória e expulsou o cearense.  Escudero bateu fraco e o goleirão Émerson defendeu, aos 33 minutos.  Na pressão, no final, o Vitória, com um a mais em campo, teve chances de ampliar... O 1 x o, porém , foi suficiente pro torcedor já comemorar a volta à Série A.    

*

Esse pontinho que falta, então, pode vir  no confronto contra a valente Luverdense, na próxima rodada, jogo que acontecerá na Fonte Nova,  casa cheia. É só não decepcionar. 



**

 Tem Brasil na Fonte

 Terça-feira, na Fonte Nova, Brasil x Perú, valendo pontos para a classificação / Eliminatórias da Copa 2018, na Rússia.  O time de Dunga tem quatro pontos, está em quinto lugar na tabela de classificação. O Peru tem três pontos ganhos, na cola. 

  O zagueiro  David Luiz, expulso infantilmente no final da partida contra a Argentina, deve ser substituído pelo corintiano Gil.  Esperamos que o treinador mantenha a equipe com William na direita, Neymar flutuando pelo  meio  e Douglas Costa pela esquerda.  O meio campo com Luis Gustavo e Elias de apoiadores tem se mostrado limitado, sobretudo na saída de bola, errando muitos passes e marcando frouxo. O garoto Lucas Lima, canhoto, deve ser mantido na armação. 

A equipe peruana não é nenhuma assombração, mas não é boba. 

*

   A rodada

   Ainda pela quarta rodada das eliminatórias, no mesmo dia, teremos: 

- Colômbia x Argentina, em Bogotá. Aposto na Colômbia.

- Venezuela x Equador. O jogo é em Caracas mas o Equador é o líder e tem melhor time.

- Paraguai x Bolívia, em Assumção.  Dá empate.

- Uruguai x Chile, em Montevidéu. Briga de cachorro grande. 

**

Fraseando:

Do ex meia canhoto Alex, hoje comentarista, bem falante: “É  o momento de tomar a CBF de assalto”.   Acrescento: E de tirar os assaltantes lá de dentro.