Turismo

CRIANÇA QUE CAIU NO CANION EM CAMBARÁ DO SUL É ENCONTRADA MORTA

Com Correio do Povo RS
Da Redação , da redação em Salvador | 11/07/2025 às 09:28
Uso de rapel para tentar salvar a menina
Foto: CBM-RS
Foi constatada, no fim da noite desta quinta-feira, a morte da criança de 11 anos que caiu em um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, Serra gaúcha. O corpo foi encontrado pelos bombeiros dez horas após a queda, a cerca de 70 metros do local da queda.

O local de resgate foi identificado, inicialmente, com auxílio de um drone com câmera térmica, no fim da tarde. Como o ponto era de difícil acesso, a operação foi feita por meio de rapel. Foram várias ancoragens em camionetes até um tripé para então iniciar a descida.

A criança caiu no cânion no começo da tarde, por volta das 13h. Conforme o secretário de turismo do município, Andrew Mohr, a vítima estava acompanhada dos pais e de dois irmãos mais novos. “O pai disse que eles passeavam quando decidiram sentar em bancos para descansar e lanchar. Então a menina saiu correndo e ele foi atrás, mas ela acabou caindo no cânion”, detalha.

A família natural de Curitiba, no Paraná, está hospedada na cidade serrana e segundo Mohr, na quarta-feira, 9, já havia visitado o Cânion Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, também em Cambará do Sul.

O governador, Eduardo Leite, se pronunciou logo após a confirmação. Ele lamentou a tragédia e mandou suas condolências à família, além de destacar o trabalho das autoridades de resgate.

O Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro da cidade, é um dos principais pontos turísticos da região, conhecido por suas trilhas e paisagens impressionantes. A administração do parque informou que colabora com as investigações e decidiu fechar o local nesta sexta-feira (11) em respeito ao ocorrido.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte. A concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela visitação no local, emitiu uma nota de pesar, afirmando que mobilizou todos os esforços para auxiliar no resgate e que continuará prestando apoio às autoridades.

O mirante onde ocorreu o acidente faz parte da Trilha do Mirante, que oferece vista panorâmica do cânion, com paredes que chegam a 900 metros de altura. A área não possui cercas de proteção no local da queda.