Turismo

JORNAL NYT APONTA NUUK COMO 6º MELHOR DESTINO MUNDIAL PARA VIAGEM

Recentemente, Donald Trump disse que gostaria de anexar a Groelândia aos Estados Unidos
Tasso Franco ,  Salvador | 18/01/2025 às 10:26
Nuuk, capital da Groelândia
Foto: REP
  Segundo análise do jornal NYT o 6º melhor destino do mundo para uma viagem é Nuuk, capital da Groelândia, ilha que pertence ao Reino da Dinamarca e que Donald Trump quer anexar aos Estados Unidos. Fazer uma viagem a um local tão remoto e inóspsito só mesmo para aquelas pessoas que já conhecem outras partes do planeta e querem ir a um local, realmente, bem diferente, gelado, super-gelado.

  A Groenlândia é um território autônomo da Dinamarca, localizado na América do Norte e banhado por dois oceanos: Glacial Ártico e Atlântico. Mais de dois terços do território groenlandês ficam acima do Círculo Polar Ártico, o que condiciona climas extremamente frios. O interior da ilha é formado por uma camada permanente de gelo, e a maioria dos seus mais de 57 mil habitantes vive na costa sudoeste. Sua economia é altamente dependente da atividade pesqueira e do comércio.

   Segundo o portal Brasil Escola, o nome Groenlândia vem do nórdico antigo Grœnland e significa “terra verde” (grœnn = verde, land = terra). A denominação foi atribuída pelo famoso viking Erik Thorvaldsson, mais conhecido como Erik, o Vermelho, ao ser enviado para um exílio de três anos acusado de cometer uma série de assassinatos na Islândia.

   Ele se instalou no oeste da Groenlândia e, passado o tempo de seu exílio, retornou para a Islândia com histórias positivas a respeito daquelas terras e principalmente um nome atrativo na tentativa de levar outras pessoas até lá para que formassem novos assentamentos, chamando a ilha então de Terra Verde. No idioma nativo, o território recebe o nome de Kalaallit Nunaat, que significa Terra dos Kalaallit.

   Os invernos são gélidos no Norte, com média de -34 °C, enquanto no Sul as temperaturas dos meses mais frios é de -7 °C. Durante o verão, o Sul marca cerca de 7 °C, enquanto no Norte os termômetros registram 4 °C no mesmo período do ano.

   WIKIPÉDIA

   Nuuk é a capital e maior cidade da Groenlândia, nação constituinte do Reino da Dinamarca, e o principal centro comercial, industrial, administrativo e de transportes do Ártico. Tem apenas 19 915 habitantes (estimativas de 2024). Foi fundada em 1728 pelo pastor dinamarquês-norueguês Hans Egede, que foi enviado à Gronelândia pelo rei dinamarquês para encontrar os escandinavos das antigas expedições viquingues à região, nos idos do século XI. Nuuk desenvolveu-se pouco ao longo dos séculos, apesar de ter registrado um considerável avanço populacional nos últimos anos.

A cidade localiza-se na costa oeste da ilha, cerca de 240 quilômetros ao sul do Círculo Ártico. É, ainda, capital do município de Sermersooq - o segundo maior dos quatro grandes municípios da Groenlândia, que foi criado após a reforma municipal em 1º de janeiro de 2009. O município de Sermersooq tem sua área semelhante a da França e sua população aproximada é de 21 000 habitantes. A cidade possui diversas estradas de relevante importância, como a Frederick, Herning, Hillerød, Østermarie e Vanløse.

Nuuk é uma das maiores cidades da região do Ártico. Durante os últimos trinta anos, Nuuk tem sido caracterizada por um crescimento diverso e constante. De uma forma única, a cidade e seus habitantes têm sido capazes de se adaptar à dinâmica de desenvolvimento de uma sociedade tradicional da Groenlândia a uma cidade industrial moderna.

 O governo local tornou-se uma realidade na Groenlândia apenas em 1979, quando Nuuk teve seu nome alterado de Godthåb (que significava Boa Esperança), para seu nome atual. Foi a partir de então que a cidade começou a expandir-se. Hoje, é o lar de muitos ramos da administração pública, tais como o Parlamento da Gronelândia, o Tribunal Gronelandês, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional e o Hospital Especializado Nacional. Possui instituições educacionais relevantes, como uma escola de nível secundário, um colégio de educação primária e a Universidade da Gronelândia, a única pública na nação. É sede ainda do Aeroporto de Nuuk.

História

A cidade tem uma longa história de diferentes habitações: primeiro pelos antigos povos do Ártico e paleo-esquimós, mais tarde, pelos viquingues exploradores do século X, e logo em seguida, pelos povos inuítes. Os inuítes e os viquingues viviam com pouca interação nesta área por volta de 1000 até aproximadamente 1500, quando a habitação nórdica parou, provavelmente devido à mudança do clima e da vegetação.