Turismo

NYT: MELHORES LUGARES PARA SE CONHECER NO MUNDO; SALVADOR FICA DE FORA

Em Salvador, como se pode ver na foto, parte dos equipamentos turísticos estão fechados
Tasso Franco ,  Salvador | 10/01/2025 às 15:58
NYT foi injusto com Salvador? Palácio fechado há mais de 1 ano
Foto: BJÁ
   Quais lugares devem estar na sua lista de viagens em 2025? O sudoeste da Inglaterra, a ilha de Galápagos e os museus de Nova York são destaques do ranking divulgado pelo jornal norte-americano The New York Times, que apresenta os 52 melhores destinos para visitar em 2025.

A Groenlândia, que foi destaque no noticiário da semana depois de Trump dizer que os Estados Unidos deveriam anexar ao seu território a ilha que pertence à Dinamarca, também aparece no ranking por causa da aurora boreal e das geleiras.

Embora o Brasil tenha sido incluído em edições anteriores — como em 2024, com Brasília —, nenhum destino nacional aparece na lista deste ano.

Confira os 10 primeiros locais (veja a lista completa ao final da reportagem).

1. A Inglaterra de Jane Austen

Em 2025, a icônica escritora britânica Jane Austen faria 250 anos, e regiões no sudoeste da Inglaterra, como o condado de Hampshire, onde ela nasceu e se inspirou para e escrever seus romances, vão estar com um clima e uma programação especial de celebração.

2. Ilha de Galápagos, Equador

Pensando em conciliar turismo e preservação da natureza, o jornal inclui o Parque Nacional de Galápagos na lista.
Recentemente, a taxa de visitação para estrangeiros com 13 anos ou mais quase dobrou no local, chegando a 200 dólares (cerca de R$ 1.200, na cotação de 9 de janeiro).

Segundo o New York Times, o aumento busca aumentar os esforços de conservação deste ecossistema frágil e melhorar a infraestrutura do local.

3. Museus de Nova York, EUA

Este ano, Nova York, nos EUA, é um destino especial para os amantes de arte.

Quatro dos grandes museus da cidade vão reabrir: a Frick Collection, após uma reforma de cinco anos; a Michael C. Rockefeller Wing, área do Museu Metropolitano de Arte dedicada a obras da África, Américas e Oceania; o Studio Museum no Harlem, fechado desde 2018; e o New Museum, focado em arte contemporânea, será expandido.


4. Assam, Índia

Ainda pouco conhecida, a cidade de Assam, no Nordeste da Índia, está ganhando mais reconhecimento internacional e mais acessibilidade.

Em 2024, a Charaideo Moidams, uma antiga necrópole localizada em montanhas da região, foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. Os turistas podem passear também pelos jardins de chá de Assam e pelo Parque Nacional de Kaziranga, refúgio de rinocerontes.

5. A Tailândia de 'White Lotus’

A paradisíaca ilha de Koh Samui, localizada no Golfo da Tailândia, promete chamar atenção em 2025 e não é por acaso. A terceira temporada da série "The White Lotus", que deve ser lançada em fevereiro, foi filmada no local.

6. Nuuk, Groenlândia

Segundo o New York Times, espera-se que um novo aeroporto seja inaugurado em Nuuk, a capital da Groenlândia. Com isso, a região deve atrair mais turistas que irão aproveitar a aurora boreal e as geleiras.

Embora seja um território autônomo da Dinamarca, a Groenlândia está geograficamente localizada na América do Norte. Sua capital fica mais próxima de Nova York do que da capital dinamarquesa, Copenhague.

7. Aix-en-Provence, França

Em 2025, a cidade francesa de Aix-en-Provence celebrará o artista Paul Cézanne e convidará os visitantes a conhecer suas obras expostas na cidade. O Musée Granet apresentará a maior coleção de Cézanne, com mais de 100 pinturas a óleo, aquarelas e desenhos, segundo o jornal.

"É Uma homenagem ao homem, ao artista e à sua obra, que anuncia uma grande exposição internacional, além da reabilitação e reabertura gradual da casa de sua família e de seu último ateliê", afirma o site oficial dedicado às celebrações em homenagem a Cézanne.

8. Sun Valley, Idaho, EUA

No centro-sul de Idaho, nos EUA, acontecerá a final da Copa do Mundo de Esqui Audi FIS, entre os dias 22 e 27 de março. O New York Times destaca que esta será a primeira vez que as finais são realizadas em solo norte-americano desde 2017.

No mesmo mês, entre os dias 20 e 27, visitantes e moradores se reunirãp para o festival 5850 Fest, que contará com muita música ao vivo, além de opções de comidas e bebidas.

9. Lumbini, Nepal

O NYT destaca que Lumbini se tornou um importante local de peregrinação, com diversos centros budistas e ruínas antigas. Dez anos após um terremoto que afetou fortemente o país, Lumbini tem recebido novos templos, agora disponíveis para visitação.

10. Sidney, Austrália

Em Sydney, na Austrália, o tradicional mercado Sydney Fish Market será reaberto com quatro andares, podendo acomodar o dobro de visitantes. Este mercado, ideal para os amantes de frutos do mar, é considerado o maior do tipo no Hemisfério Sul.

Confira a lista completa

Inglaterra de Jane Austen
Ilha de Galápagos, Equador
Museus de Nova York, EUA
Assam, Índia
A Tailândia de 'White Lotus’
Groenlândia
Aix-en-Provence, França
Sun Valley, Idaho, EUA
Lumbini, Nepal
Sidney, Austrália
Coimbra, Portugal
Angola
Hamburgo, Alemanha
Nicarágua
Montanhas Dolomitas, Itália
Asheville, Carolina do Norte, EUA
Rio Magdalena, Colômbia
Los Cabos, México
Alishan, Taiwan
Flow Country, Escócia
Kristiansand, Noruega
Bukhara, Uzbequistão
Lexington e Concord, Massachusetts, EUA
Canfranc, Espanha
Benin City, Nigéria
Amsterdã
Nova Orleans, EUA
Raja Ampat, Indonésia
Delphi, Grécia
Toyama, Japão
País Basco Francês
Kilifi, Quênia
Ilhas Virgens Britânicas
Ilhas Lofoten, Noruega
Londres Oriental
Arquipélago de Estocolmo, Suécia
Kutaisi, Geórgia
Osaka, Japão
Detroit, EUA
Caminho de Trent-Severn, Ontário, Canadá
Montserrat, Espanha
Austrália Ocidental
Washington, D.C., EUA
Vale de Nangma, Paquistão
Rota Ciclística Sicília Divide
Ollantaytambo, Peru
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Huangshan, China
Milão, Itália
Bulgária
Roterdã, Holanda
Montserrat, Caribe