Na manhã desta quinta-feira (1), o vice-governador Geraldo Júnior participou da abertura do I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), que acontece até sábado (3), na Casa do Comércio, em Salvador. Com o tema 'A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras', o evento reúne jornalistas especializados em turismo do Brasil e de outros países, para debater a comunicação no setor com profissionais do trade, palestrantes, representantes da rede hoteleira, agências de viagem, operadores e guias de turismo.
O vice-governador destacou a relevância do evento e o papel cada vez mais importante que o turismo desempenha nos aspectos social e econômico da Bahia. “Estamos vivendo um momento crucial para o turismo, e a comunicação desempenha um papel fundamental nesse processo. Através da disseminação de informações claras e precisas, podemos atrair mais turistas, fortalecer a economia e promover um turismo inclusivo e sustentável", salientou Geraldo.
O Congresso conta com um investimento de R$ 70 mil da Secretária de Turismo (Setur). O titular da pasta, Maurício Bacelar, enfatizou a importância da comunicação para o setor. "A comunicação é uma ferramenta poderosa para promover os destinos turísticos brasileiros. Precisamos unir esforços para criar uma imagem positiva do nosso país no exterior e atrair cada vez mais visitantes."
Programação
A programação do congresso segue até sábado e inclui atividades técnicas, palestras, mesas-redondas, reuniões de trabalho e visitas sociais. Para o presidente da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento fortalece e impulsiona as novas formas de comunicação no setor turístico. "Estamos empenhados em oxigenar e fomentar a comunicação no turismo. A Febtur busca unir os profissionais da área, promover troca de experiências e incentivar a inovação para enfrentar os desafios do mercado."
Potencial
Com 13 zonas turísticas, a Bahia possui uma vasta extensão territorial e uma diversidade de atrativos e cenários que compõem um grande destino, com opções para todas as motivações de viagens, atraindo visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo. Na temporada do verão 2022/2023, o Estado recebeu 6,2 milhões de turistas, que significou um incremento de R$ 9 bilhões na economia baiana.