O navio-escola português Sagres está ancorado no porto de Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, como parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil. Na quinta-feira (25), o comandante do veleiro, capitão de fragata Mário António Fonte Domingues, e o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, receberam o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, e outras autoridades, para uma visita às instalações da embarcação.
A Setur-BA integra a comissão estadual composta também pelas secretarias de Cultura (Secult) e da Educação (SEC), Assembleia Legislativa e União dos Municípios da Bahia (UPB), para ações conjuntas nas celebrações pelos 200 anos de emancipação política do Brasil, na Bahia. O objetivo é aproveitar o momento histórico para atrair mais visitantes ao estado.
"Com participação decisiva nos movimentos que consolidaram a independência brasileira, a Bahia tem papel de destaque nessas comemorações. O Governo do Estado está envolvido em uma programação atraente tanto para os baianos, quanto para os turistas", declarou o secretário Bacelar.
Levando a cruz da Ordem de Cristo nas velas, o Sagres é o navio mais condecorado da Marinha portuguesa, que há 60 anos tem a missão de treinar e formar oficiais. A embarcação fica aberta à visitação pública, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), das 10h às 22h, com intervalos.